Ivanildo Vilanova


Retirado de Música de Pernambuco

O repentista pernambucano Ivanildo Vilanova, co-autor da célebre canção-manifesto “Nordeste Independente (Imagine o Brasil)”, sucesso perene na voz de Elba Ramalho desde 1984 – comemorou 60 anos de idade.

Ele é hoje o maior repentista brasileiro. Seu trabalho se destaca pela sutileza de seus versos, pela síntese de seus improvisos e pela variedade temática. Após 40 anos de carreira, mantém-se no topo da pirâmide, admirado por todos aqueles que reconhecem a sua responsabilidade pelo crescimento da Cantoria e sua luta para profissionalizar a Arte do Repente.

No ano 2000, foi eleito o Cantador do Século XX, concorrendo com nomes como Cego Aderaldo, Dimas Batista e Pinto do Monteiro, em rigoroso processo de votação conduzido pelos líderes das Associações de Cantadores do Nordeste, os apologistas (incentivadores) da Cantoria e os próprios cantadores.

Para comemorar seu aniversário, Ivanildo Vila Nova lançou um DVD, que traz entrevista aberta ao público, concedida ao jornalista e ator cearense Ricardo Guilherme, no programa Nomes do Nordeste onde conta sua história de vida e trajetória artística. O Nomes do Nordeste colhe e grava entrevistas, abertas e gratuitas ao público, das principais personalidades artísticas nordestinas, reconhecidas nacional e internacionalmente.

Nascido em Caruaru (PE), em 13 de outubro de 1945, Ivanildo Vila Nova cresceu acompanhando seu pai, o famoso cantador José Faustino Vila Nova, pelas noitadas de cantorias. Se a vida do repentista naquela época era extremamente espinhosa, para um menino, então, o sacrifício era extremo.

Ao abraçar a Arte do Improviso, Ivanildo não queria apenas ser mais um no cenário da poesia. Era imperioso que o quadro existente fosse modificado para a sobrevivência da Cantoria.

Antes de Ivanildo Vila Nova, a Cantoria era amadora, onde o compromisso era apenas com o divertimento, o lúdico, a boemia. Com ele, aconteceu a profissionalização, a elevação do cantador à categoria de artista.

Os mais céticos apostavam que a cantoria, ao sair do sertão para ganhar espaço nos grandes centros, estaria fadada à extinção. Porém, com a ascensão de Ivanildo e dos cantadores de sua geração (Geraldo Amâncio, Moacir Laurentino, Sebastião Dias, Severino Ferreira e Sebastião da Silva, entre outros) abriu fronteiras. O trabalho dessa geração saiu do sertão para a cidade, saiu do Nordeste para outras regiões, chegando até a outros países.

Ivanildo Vila Nova, 60 anos de idade e 40 de repente, permanece se dedicando exclusivamente à Arte do Improviso, edificando tijolo por tijolo as paredes desse templo da poesia, conhecido simplesmente por Cantoria de Viola.

Fonte: http://www.idademaior.com.br/areas/anteriores/Nr10/areas/vida.htm

Nascido em 13/10/1945, Caruaru-Pe
Filho de Repentista (José Faustino Vila Nova)
Canta desde os 12 anos e tornou-se profissional em 1963
Começou meio que obrigado pelo pai, que fazia com que ele decorasse folhetos inteiros e cantasse durante as cantorias.
Depois viu que não tinha jeito, entrou com gosto resolvendo moralizar a profissão, muito discriminada à época.

Fundou e presidiu a Associação de Repentistas e Poetas Nordestinos em Campina Grande em 1974, instituiu cachê e horário para as cantorias pé de parede.

Foi eleito pela crítica e pelos próprios cantadores, o cantador do Século em 2000.

Representou Pernambuco na França em 2005 e no anterior percorreu toda a Europa.

Tem Cds com: Raimundo Caetano, Severino Feitosa, Geraldo Amâncio, Sebastião Dias, João Paraibano, Oliveira de Panelas, Valdir Teles e outros.

Vencedor em mais de 300 Festivais de violeiros, ex:Recife, João Pessoa, C.Grande, Mossoró, Patos, Caruaru, Petrolina, Gravatá, Fortaleza, Teresina…

Trabalhos Gravados por: Elba, Xangai, Ton Oliveira, Alcimar, Amazan, Flávio José, Gereba.

Idealizador do Desafio Nordestino de Cantadores em PE.

Cidadão do Rio Grande do Norte

Mantém programa na Rádio Liberdade de Caruaru.

Trabalhos Marcantes;
IMAGINE O BRASIL SER DIVIDIDO E O NORDESTE FICAR INDEPENDENTE//
A HISTÓRIA FARÁ SUA HOMENAGEM A FIGURA DE ANTÔNIO CONSELHEIRO//ORGULHO DE SER
NORDESTINO// NÃO CONHEÇO ESQUERDISTA QUE NÃO MUDE QUANDO PEGA NAS RÉDEAS DO PODER.

About these ads

15 comentários sobre “Ivanildo Vilanova

  1. IVANILDO VILA NOVA:

    QUANDO OIVÍ FALAR NÊSSE NOME JÁ FOI SABENDO QUE ERA A MAIOR ESTRELA DA CANTORIA NORDESTINA, NA ÉPOCA EU MORAVA EM IGUATU/CE E IVANILDO ERA DUPLADO COM O REPENTISTA GERALDO AMÂNCIO. AGENTE PERCORRIA CHÃO PARA OUVIR IVANILDO. CERTA VÊZ FUI DE IGUATU/CE PARA SOUZA NA PARAÍBA COM OUTROS COMPANHEIROS PARA ASSISTI-LO CANTANDO COM DAUDETH BANDEIRA QUE TAMBÉM DISPONTAVA COMO UM BOM CANTADOR.
    IVANILDO É, POR MIM E MUITOS COMPANHEIROS, CONSIDERADO ” O MESTRE “.
    COM TODO RESPEITO E ADMIRAÇÃO PELO NOSSO MESTRE.
    ANTONIO ALVES – CEARENCE RESIDENTE EM SÃO PAULO.

  2. Caburé disse:

    Distinto: coisa boa foi receber seu comentário, pois fiquei imaginando esse gosto forte pela cantoria, que o levou a viajar tantas léguas de um canto ao outro! Ivanildo é coisa boa, vale muito a pena ouví-lo. Pena pra mim que só o conheça de leitura e de uns videos um pouco mal-feitos. Agradeço muitíssimo a visita e vou procurar algo sobre esses cantadores, Daudeth Bandeira e Geraldo Amâncio. Fique com Deus e um grande abraço.

  3. Profissional Probo!!!
    É a melhor definição que posso dá ao grande poeta Ivanildo Vilanova! è um inlelectual na arte; através da sua liderança, a grande maioria dos repentistas passaram a acreditar na profissão, não mais precisar aclamar nas feiras -livres de bandeja na mão!!
    Na condição de líder é perssuassivo, consegue mostrar aos colegas que é preciso acreditar!
    A vc meu grande Ivanildo,protestos de respeito e reverência!!

    Abraço do professor Aguinaldo

  4. FRANCISCO PEDRO DA SILVA disse:

    Está de parabens,mas eu gostaria de ganhar do senhor 3 cds,valdir teles e zé viola,moacir lanrentino e sebastião da silva,ivanildo vilanova e valdir teles.esses são na minha opinião os melhores repentistas. um abraço do amigo-PEDRO.

    Endereço removido por segurança

    estou esperando esses 3 cds espero que você mande mesmo.

    Ficarei muinto agradecido pelo presente. PEDRO….

  5. francisco de sales cordeiro disse:

    falar de ivanildo vila nova, resume-se em uma frase só: UM DOS MAIORES REPENTISTA QUE O BRASIL CONHECE.
    mesmo distante, morando em jundiai-sp, quando encontro um cd desse poeta, tenho que compra-lo.
    e lá em campina grande conheci o iponax vila nova(seu filho) que com certeza já herdou todo patrimonio poético do pai..

  6. JOSUE DE SOUZA disse:

    JA OUVI CANTORIA COM ELE A MUITOS ANOS ATRAZ ,HOJE ESTO NO SUL DO BRASIL ,A MAIS DE 20 ANOS ,CONTINU MUITO A PAIXONADO

  7. Adriana Silva disse:

    Não tenho palavras para descrever essas pessoas: valdir teles e zé viola,moacir lanrentino e sebastião da silva,ivanildo vilanova e valdir teles. Os melhores que já ouvi em toda minha vida. Ouvia meu pai escutando eles, e hoje eu recordo ele ouvindo só em minha memória. É dificil consegui cd´s deles pois aqui em Recife já procurei em todos os ligares e não obtive sucesso. Amo de paixão, corpo alma e espirito esses repentistas, seria tão maravilhoso se voltasse essa época de cantorias. voltaria a lembrança dos meus pais. Fico a me perguntar: Como é difícil esquecer pessoas INESQUECÍVEI?

  8. Conheço Ivanildo e acompanho sua trajetória poética, é um nome de expressão tanto pela arte como pela cidadania que exerce. Sem dúvida, a cantoria nordestina muito deve ao comportamento de Vilanova.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s