Danças Folclóricas Brasileiras – Centro-Oeste


RETIRADO de http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf

IMPORTANTE: NÃO SOU O AUTOR destas linhas abaixo e gostaria muitíssimo que o nome do distinto figurasse aqui no início. Segue a bibliografia abaixo.

-x-x-x-x-

DANÇAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS

Entende-se por Danças Folclóricas as expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem sazonalidade obrigatória. Tudo indica que é na coreografia que reside seu elemento definidor. Existe grande número delas no Brasil. Para a organização do inventário que se segue, foi necessária uma seleção, aqui definida pelos critérios de abrangência nacional e por algumas particularidades, regionais e/ou locais.

Região Centro-Oeste

· Caninha-verde (toda a região) – consta de uma roda de homens e mulheres que cantam e dançam permutando de lugares e formando pares. Os textos cantados são tradicionais e circunstanciais, acompanhados por viola, violão e pandeiro.

· Catira (GO) – semelhante à existente no sudeste, esta dança é executada por homens que sapateiam, rodopiam e palmeam um ritmo sincopado, intercalando com moda de viola, executada por dois violeiros.

· Siriri (MT) - dança de pares soltos que se organizam em duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres. No meio delas ficam os músicos. O início é dado com os homens cantando o “baixão”, acompanhados das palmas dos demais participantes. A seguir um cantador “joga” uma quadra que é repetida por todos. Neste momento um cavalheiro sai de sua fileira e se dirige à dama que lhe fica à frente, fazendo-lhe reverência e voltando ao lugar inicial. A dama o acompanha até o meio do caminho, quando então se dirige a outro cavalheiro retorna também ao seu lugar inicial. Este cavalheiro repetirá a movimentação do primeiro, e a dança assim prossegue até que todos os participantes tenham feito este solo. Os passos não têm marcação rígida, isto é são individualizados. O acompanhamento musical pode ser apenas rítmico, executado em tambor e reco-reco; às vezes também apresenta instrumentos melódicos, como a sanfona e a viola de cocho.

· Tambor (GO) – executada com um solista no centro de um círculo formado pelos dançadores. O ritmo é marcado por tambores e o canto é coletivo. A coreografia, desenvolvida pelo solista, distingue partes que recebem denominações específicas: “Jiquitaia”, “Serrador”, “Negro-velho”. A troca de solistas no centro da roda se processa através da umbigada.

· Vilão (GO) – dança de conjunto cujos participantes se subdividem pela função: Batedores, Balizadores, Músicos, Regente e Chefe do grupo. Organizados em semicírculo, os Batedores, trazendo longos bastões de madeira, dão batidas nos bastões do parceiro, ao ritmo da marcação do apito do Regente e da execução musical da banda. Há uma série de movimentos que compreendem giros de corpo, volteios dos bastões, troca de lugares, encerrando com uma sequência de sete outros gestos rapidíssimos, chamados “Cerradinhos”, que constam de batidas realizadas com os batedores agachados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Melhoramentos, 1976, 4ª
ed.
DANTAS, Beatriz Góes. A Dança de São Gonçalo – Cadernos de Folclore nº 9. Rio de Janeiro: Funarte/MEC,
1976.
FERRETTI, Sérgio F. (Coord.). A Dança de Lelê. São Luis: Fund. Cultural do Maranhão, 1977.
FRADE, Cáscia. Folclore Brasileiro – Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
____________. (Coord.). Cantos do Folclore Fluminense. Rio de Janeiro: Presença Ed., 1986.
LACERDA, Regina. Folclore Brasileiro – Goiás. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MARTINS, Saul. Folclore Brasileiro – Minas Gerais. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1982.
MELLO, Veríssimo de. Folclore Brasileiro – Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MENDES, Noé. Folclore Brasileiro – Piauí. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MONTEIRO, Mário Ypiranga. Livronal. Manaus: Jorge Tufic Ed., sem data.
NEVES, Guilherme Santos. Folflore Brasileiro – Espírito Santo. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1978.
ROCHA, José Maria Tenório. Folclore Brasileiro – Alagoas.Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
RODERJAN, Rosely V. R. Folclore Brasileiro – Paraná. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1981.
SERRAINE, Florival. Folclore Brasileiro – Ceará. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1978.
SOARES, Doralécio. Folclore Brasileiro – Santa Catarina. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
VALENTE, Valdemar. Folclore Brasileiro – Pernambuco. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
VIANNA, Hildegardes. Folclore Brasileiro – Bahia. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1981.
VIEIRA FILHO, Domingos. Folclore Brasileiro – Maranhão. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.

Categorias: CO, cultura, cultura popular, dança, dança folclórica, danças folclóricas, folclore, GO, MS, MT, região centro-oeste | Tags: , , , , , , , , , , | 231 Comentários

Navegação de Posts

231 comentários sobre “Danças Folclóricas Brasileiras – Centro-Oeste

  1. dirceu lopes

    Excelente trabalho sobre danças folclóricas brasileiras.

  2. Caburé

    Distinto: muito nos agrada sua visita. O autor certamente foi um gênio ao escrever esses artigos, originalmente encontrado em http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf . Visite-o e encontre coisas ainda melhores por lá. Um grande abraço e valeu!

  3. fabio willian

    trabalho de geografia

  4. fabia miquele

    a dança que preciso pesquisar e a danca do marimbondo, palminha, recortado, serra moreninha, carvalhada e cururu, não estou conseguindo encontrar, se puder me auxiliar, desde que isto não me traga insegurança no caso de receber email desconhecido, estarei grata.

    • Caburé


      Prezada:

      Mandei um email para o endereço que surgiu aqui pra mim. Espero que o tenha recebido. Caso não, sugiro que leia outra vez as danças da região Sudeste e Nordeste. A cavalhada ocorre também em Goiás. Recortado é um ‘passo’ dentro da Catira ou Cateretê. Serra moreninha, eu desconfio que seja apenas uma música cantada, assim como a dança do marimbondo pode ser alguma coreografia para a musica Marimbondo Amarelo.

      No mais, um grande abraço Romançal e fique na Paz.

      • minhja tarefa tah perguntandoo qual é a dança kie só está presente nma regiao centro – oeste *-* óóóóóóó

    • gabriel

      eu gostei
      :)

  5. Maria Celina Bernardino de Oliveira

    Boa noite ! Sou professora de Ed.Artística – Artes Plásticas, trabalho em escola estadual e particular, com tumas de ensino fundamental(2º ano á 9ºano)e ensino médio. Encontro muita dificuldade de conseguir material audio-visual,para tornar minhas
    mais interessantes e dinâmicas. Tambem desenvolvo com as turmas trabalhos de expressão oral e corporal,ou seja , os alunos represantam as regiões através de dramtizações e das danças foclóricas regionais.
    Como as escolas podem adquirir esse material?
    Desde de já fico grata, aguardando resposta.

    • Caburé

      Prezada:

      Enviei uma mensagem para o endereço de email que me apareceu aqui. Basta respondê-lo.

      Um grande abraço Romançal e fique na paz de Deus.

      O autor.

  6. Lucynda

    Adorei esses comentários sobre danças pena que é tão pouco, poderia ter mais ok.

  7. vi

    me ajudem no trabalho! Mandem EMAIL para mim. Obrigado, beijos!

  8. laila

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  9. adoreiiiiii, esse trabalho

  10. BEATRIZ

    valeu pela ajuda!!!!!!

  11. joão paulo

    eu amo a maria eduarda irmazinha do colação

  12. styledgirl21

    Ah,
    Brigada Muito. Eu Precisava disso pra minha projeto na escola.

  13. Bruna

    Oii,Obriigada pella ajudaa’ me ajudoou mtoo em um trabalhoo’Bejoo

  14. ola eu gostei me ajudou muito

  15. Foi um gênio quem fez isso parece até um sabe tudo das coisas do nosso Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Maravilha! Me ajudou muito em meus trabalhos!

    beijossssssss

  17. Náa

    Maaaraaviilhaaas. Me ajudouu d++++++++++

  18. gigi

    já vi q minha nota vai ser show!!!

    • kaweslane

      Muito obrigada! Fiquei muito felizzzzzz lendo isso tudo aqui. Só tentem por mais fotos e videos, tipo, do youtube!

      bjuuuussssss

  19. gostei muito ajudou na minha pesquisa

  20. isadora

    amei!

  21. É muito bom saber sobre isto e é muito bom parabéns

  22. · Siriri (MT) – dança de pares soltos que se organizam em duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres. No meio delas ficam os músicos. O início é dado com os homens cantando o “baixão”, acompanhados das palmas dos demais participantes. A seguir um cantador “joga” uma quadra que é repetida por todos. Neste momento um cavalheiro sai de sua fileira e se dirige à dama que lhe fica à frente, fazendo-lhe reverência e voltando ao lugar inicial. A dama o acompanha até o meio do caminho, quando então se dirige a outro cavalheiro retorna também ao seu lugar inicial. Este cavalheiro repetirá a movimentação do primeiro, e a dança assim prossegue até que todos os participantes tenham feito este solo. Os passos não têm marcação rígida, isto é são individualizados. O acompanhamento musical pode ser apenas rítmico, executado em tambor e reco-reco; às vezes também apresenta instrumentos melódicos, como a sanfona e a viola de cocho.

  23. Jékinha

    J´vi q minha nota vai ser = 1000.000.000.000.000.000……..

  24. Bom, Obrigadoo Muito por essas coisas que vc postou!!!

    Meu Trabalho Ta ficando 10, Obrigado Mesmo, gostei muitoo!!!

  25. patricia

    gostei este site e útil para muitos

  26. gostei obrigada

  27. nana

    obrigado..muito interassante me ajudou demais.tchau

  28. valeria

    valeu ache tudo obrigado.

  29. maria luiza

    Puxa! Que bom que pude encontrar tudo aqui! Obrigadão pelas dicas!!!

    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

  30. laise

    obrigada me ajudou muito

  31. Dhulya

    Legaaaaaaaaaaaaaaaal

  32. muito legal interessante acho q vou tirar um notao na escola com esse trabalho

  33. Alfredo

    Graças a esse trabalho,eu tirei 10,0 no trabalho de música,o cara é GENIAL!

    Brigadão!!!

  34. EU APRENDIR MUITO COM ISSO ME AJUDOU NO MEU TRABALHO

  35. weslei

    vlw trabalho atrasado de geografia sobre cultura popula centro-oeste =p agora é so apssa pro pessoal imprimir =p vlw ai

  36. Esse site é dimais adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  37. ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII…………***………………………

  38. essa historia foi muito e áte minha mãe gostou essa historia!
    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii…!
    obrigado pela historia tá ctao áte mais!

  39. essa historia foi muito legal até a minha professora amol

  40. Chilly Willy

    Amei!!!!!! Gosto de uma dança.

  41. Nossa, isto sim que é um bom trabalho, se eu fosse professora e me trouxessem uma pesquisa dessas eu daria 1000, se existisse!!!!
    VLW!!

  42. marcos

    Muito ÓTIMO! Adorei o que li aqui!

    Grande abraço!

  43. sim! \o/

  44. guilherme

    sera q minha nota vai ser BOA
    se for tao boa quanto o site ta bom
    xau xau
    fuiiiz

  45. joyce

    BRIGADAO!!! Vou tirar DEZ!

  46. HUHUUUUUUUUUUUUUU!!!

  47. Nossa, achei muito bom, isso me ajudou muito, isso é muito interessante, se não fosse por isso eu iria tirar um 7,0, mas com isso ficará mais completo e então tirarei no Mínimo um 9,0!!

  48. maraisa

    eu acho que deveria falar mais sobre as danças do brasil pois e as crianças que pesisam fazer trabalho?

  49. hiago.Augusto do Nascimento

    é deu para o gasto

  50. milene

    podia ser menos grande

  51. gabriela

    eu tambem

  52. gabriela

    vou tirar um deez deez deez ♠

  53. esta pesquisa me ajudou na ala de portuges……….eu axo que vou tirar ddezzzzz………………….

  54. guilherme

    minha nota foi show
    ta um macimo esse cit
    ah muleque

  55. bruna

    nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaa isso serviu para TUDOOOOOOOOOOOOOOO!

  56. nossa que massa es site

  57. gostei

  58. adorei muito loco ajudo no meu trabalho

  59. talia

    odeioo ….amooo

  60. valeuuuuuuuuuuuuuuuu
    d+ gostei

  61. adorei! aqui achei tudo que precisava! vale a pena ler também nos links originais. ali acha-se de tudo!!!

    :**

  62. Q horror

  63. Luciana

    Muito bom!
    Mas explica bem o tipos de danças, mas bem que vocês podiam melhorar não é não??beijos e boa sorte com os estudos pessoal!

  64. Luryan Agnes

    Adorei o site……

  65. amei este site achei tudo que eu presisava

  66. anajulia

    ameiiiiii!!!!!!!!!!:-)

  67. este site e muito interessante

  68. bom pra fazer pesquisa

  69. isadora regina hoffmann

    eu agradeço por ter este site para trabalhos de escolas .

  70. me ajudou muito esse site vlw

  71. Vlw, esse site me salvou de uma nota zero!!!!!!
    :D

  72. é esses textos me ajudaram a fazer uma bela apresentação na escola ;$ tiireeei a melhor noote : D

  73. adorei achei o eu queria

  74. Ádnna Evelyn Almeida

    amo muito tudo isso.

  75. Ádnna

    Esse site é show.

  76. esse site e legal

  77. daniela

    obrigado vcs me ajudarao muito com meu trabalho =)

  78. Nágylla

    pow tá otimo!
    obrigadu pela ajuda!
    vlw!

  79. Valeu! Por causa desse saite eu tirei 10,0 em Geografia. Obrigado!

  80. Aryane Gomes Araújo

    EU AMEI O TEXTO ESTAVA OTIMO!!!

  81. Aryane Gomes Araújo

    “O TEXTO E BOM!”!!

  82. Luiiz Marceloo

    Achei oo Quee Qeria Vlw

  83. valeuuuuuuuu……….conseguir fazer o trab escolar valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuxauuuuuuuuu pra todos

    obrigada ….

  84. gostei muito desse saite ta muito bom !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • AMANDA

      EU TAMBEM MAS NEM TANTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!*

  85. eu gostei mais ou menos

  86. achei finalmente para minha tarefa

  87. milena

    Muito obrigado! Minha professora adorou o meu trabalho.

    Beijos!

  88. sirlene

    gostei muito

  89. caracaaaaaaaaaaa esseeee site e muito legal eu tirei 10 na pesquisa sobre a regiao centro – oeste guando eu tiver um trabalho de pesquisa so vou estudar nesse site …………. caracaaaaaaaaaaaaa muito legalllllllllll kkkkkkkkkkkkk tchauuuuuuuuuuuuuuuuuuu…………..

  90. Vlw :D
    Me ajudou muito..
    Bjokass!

  91. eu adorei

  92. Raissa

    To no provão em Artes,vamos ver se eu tiro uma nota boa no meu trabalho.

  93. esse site me ajudou muito com o meu trabalho e agradeço pro dono dessa pagina.

  94. cecilia maria vieira

    Aii achei td pro meu trabalho

  95. bianca

    esse site é ótimo,fiz toda a minha pesquisa nele!!!
    parabens para quem o fez…

  96. everson

    eu tireio 10 no trabalho por esse site

  97. Igor

    Noss e muit bom esse site tirei 9,75 e muit legal e tbm nao so tbm tirei nota e tbm como o melhor trabalho da classe vlw

  98. emili nicoly

    bom encontra por aqui

  99. amei achei tudo q precisava para o meu tradalho de ed:fisica

  100. amei em comtrei o que eu precisava para o meu trabalh de escola.sempre que precisar pesquisarei aqui.

  101. gesika

    eu adorei este site foi muito bem criado fala sobre coizas imprecionantes que nem sabia que existia na minha regiao e emprecionante!!!

  102. gostei desse rabalho me ajudo muito como o meu trabalho de escola vai te ajuda tambe

  103. nanda play

    doleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei isso que é um trabalhão !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  104. anna grasielly

    eu adorei muit faleu apena,para mim muito!!!!!!!!!!!!!!!

  105. ameiii a professora vai me dar nota maxima

  106. ameiii o meu trabalho vai ser o melho graças ao sity

  107. Danúbia

    esse site me ajudou muito parabens para que fez o site

  108. vc pondem colocar as danças da região oeste do brasil
    obg.

  109. gui

    very good

  110. gostei muito!!!

  111. calla

    muito legal

  112. bruna

    mais ou menos

  113. isa (:

    trabalho de ed.f ¬¬ pra dpois de amanhã, esqueci totalmente O_O

  114. eryka

    muito bom minha prof maldita vai amarr

  115. mto bom!

  116. NOSSA GENTE EU ADOREI ESSE SITE ELE É DE MAISSSSSSSSSSSSSSS……………………..

  117. esse sitew e legal muito bom e bom de fazer trabalhos (*:

  118. esse sate e otimo adorei muito quando tive trabalho vo peskisa nele valeu!!!!!!!!!!!!!

  119. amei amei a professora vai amar muito!!!

  120. ameiiiiiiiii muito este trabalho é bom pro meu teste eu estou na 4 serie e estava precisando muito disso vale nota pra eu passar de serie!!!!td mundo ficou em cima de mim so por causa que eu tirei um 10 minha mãe adorou esse site é ótimo para quem estava precisando de algo assim muito obrigada pela chance!!!! =D

  121. me ajudou d + NO MEU TRABALHO DE GEOGRAFIA

  122. Adorei!me ajudou demaius da conta!!!!!

  123. luana camargo

    nossa
    esse site
    e muito legal
    aki eu consegui peskisa meu trabalho
    hehehe
    valeu…….

  124. muito bom

  125. jhony

    muito bom este site é otimo

  126. TATYANE

    nao consigo achar o q qero :( PUTZZ velho”!!!

  127. Moises Batista

    cara me ajudou muito concerteza vou tirar um 10!!!

  128. Dedessýnha Gonsalves;

    Ouh gente é bom acrescentar nomes de musicas.

  129. Emily Alves Leite

    muitoooo legal!!!!!!!!!

  130. mylena

    amei esse site
    é muito legal;;;;;;;;;;;;;;;;;;
    bjsssssssss………

  131. Mariana Malheiros

    Seu site é ótimo, mais infelizmente não é oq eu procurava, algumas informações daki me ajudaram muito mais oq eu procuro mesmo não axo de jeito nenhum ;(

    BJS S2′

    • Caburé

      Prezada:

      Diga-nos então o que exatamente está procurando.

      Aquele abraço Romançal! \o/

  132. CATARINA

    UFA………………..AGORA EU ESCAPEI DE FICAR SEM NOTA!

  133. Muito obrigado.Adorei o site,maravilha.Agora falta uma curiosidade da região

  134. BRIAN

    site e ta hora e parA O TRABALHO DE Ed.f

  135. que paia
    aqui encontrei aminha pesqisa

  136. andressa

    kkkkkk tbm encontrei

  137. roberta

    muito interessante isso

  138. tainá

    gostei’ *-*

  139. yasmin

    Achei! Achei o q eu quero!!! iupiiiiiiii

  140. gostei dos recados e eu vou tirar um 10000000 no meu trabalho de geografia!
    tchau tchau, obrigada!

  141. gabriel

    gostei mim ajudou a fazer um traaho escolar….

  142. Vai ajudar no meu CIAC FOLK, mas podia ter mais tipos de danças ….
    BJSSS

  143. VINICIUS

    graças a esse site fiz o trabalho de EDUCAÇÃO FISICA

  144. e muito legal e dezzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

  145. muit bommmmmmmmmmmmm

  146. Adorei muito bom da próxima vez vou vir aqui fazer o trabalho vou tirar 100 graças a vocês só posso falar uma coisa obrigada a todos!

    beijos isa castro :)

  147. jao

    valeu gente! ficou mt bom!!!

  148. nao achei ne tudo que eu queira mais deu pro gasta

  149. zica memo eu goste!!!!!
    e nois querois

  150. isabelle

    eu gostei

  151. igor

    ra voces nao sabem a precia arte

  152. louise

    amei,agora sim vou ganhar mais um ponto na prova de Geografia. ;)

  153. lainy rodrigues

    nuss.. adorei este site.. tem tdo qi eu precisoo..
    bjus

  154. tirei DEZ! é o bastante ‘
    bjuss xoxox

  155. Polyanna Farias

    ele não me deu o que eu queria !!!!

  156. erik

    valeu

  157. brenda

    parabens pela sua inteligençia eu to admirada seu texto top de linha feshou bjs bren

  158. gabriela muniz

    até que em fim estou fazendo um trabalho de arte minha professora é uma bruxa e pra piorar estou entregando o trabalho atrazada huuuuuuuuuuummmmmmmmmmmm to ferrada a bruxa vai voar no meu pescosso

  159. bricadããããaããããããããaãããa voçes fazen um belo trabalho

  160. muito daora

  161. uuuuuuuuuuuuuuuuuuuu bom demais!!!

  162. muito grande esse site! adorei! tem tudo!

  163. Petparty

    gostei d++++++++++++++++++++++++++

  164. PAULO

    ESSE SITE ME AJUDOU MUITO!

  165. Junior

    Adorei me ajudou em um trabalho de Geogra mt bom adorei!!vlw ^^

  166. laura

    Gostei de tudo aqui! me ajudol muito no meu trabalho !!!! beijo!

  167. jhon juan alves silva

    D+ o site , me ajudou no meu trabalho !!!!!!!!!!!!!!!!

  168. pedro

    obrigado fis meu trabalho acho que vou tira um 10 meu ajudo muito o site tomara que ajude muito mais pessoas

  169. gostei vo tira 10

  170. eu agradeço muito pois me ajudou com meu trabalho q vou conserteza tira 3.00

  171. ameiiiiiiiiiiiiii esse saite

  172. gabryela

    adorei! !!!! :-*

  173. eliel

    kkk!legal! !!!!:-*…

  174. Dailson

    eu queria só a letra!!!!!!

  175. Muito bom. a fessora vai ficar bem contente

  176. maria suelen

    agora vou tirar nota ”10” na escola aqui esta tudo que eu preciso huhuhuhuhu nota 10

  177. Rafaela Cavalcante Magalhães

    vcs podiam colocar tbm a historia da região

  178. Amei isso me ajudou muito no trabalho que valia 3 pontos e.e

  179. cristina

    eu to precisando de 10 tipo da dança folclorica, para montar um cartaz no colegio do meu filho. é pra amanha por facor me ajudem.
    e tem que ser também de pessoas dançando a dança folclorica.
    agradeço a sua atenção.
    ,
    att.cristina

  180. geison

    bom

  181. wityne

    otimo pra minha tarefa

Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com. O tema Adventure Journal.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 80 outros seguidores

