Gustavo Dourado


Retirado do Sítio do Autor

Membro Efetivo AVBL

Professor, porta, cordelista, ensaísta, articulista, escritor, jornalista, pesquisador. Autor de 11 livros. Premiado na Áustria e recomendado pelo World Poetry Day e World Portal Libraries, ambos da Unesco. Dourado foi objeto de tese de mestrado na Universidade Federal de Ouro Preto e de doutorado na Sorbonne e na Universidade Federal da Paraíba. Sua obra(principalmente o Cordel) foi discutida em várias universidades do Brasil e do exterior: Sorbonne(Silvie Raynal), Manz(Wolf Lustig), UnB(Michelle Sampaio), entre outras. Faz parte do Grupo da Memória da Educação do DF(UnB/SEEDF).

Organizou o livro 40 anos de Educação no Distrito Federal, com ênfase na experiência do educador Anísio Teixeira. O seu site www.gustavodourado.com.br , o blogue http://cordel.zip.net a antologia poética www.ebooks.avbl.com.br/biblioteca1/gustavodourado.htm além de serem recomendados pela Unesco, aparecem com destaque no PageRank de páginas literárias do Google, Yahoo, MSN, Dmoz, Alexa e dos principais diretórios de busca do mundo.

Foi entrevistado e/ou recitou poema/cordel na TV Globo (Jornal da Globo, DF TV), Globo News(J.10), SBT, Record, Band, CBN, Radiobrás/Nacional FM/TV, TV/Rádio Senado, TV Câmara , TV Brasília, TV UnB, Gazeta(SP). Foi entrevistado e/ou publicou texto/poema/cordel no Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Jornal da Comunidade, Revista Excelência, Bric-a-Brac, JBN, Se7e, Cronópios, Yage, Xicoatl, entre outros. Faz parte de várias antologias poéticas. Participa de centenas de portais e sites na Internet. É verbete na Enciclopédia da Literatura Brasileira. Criou o portal Usina de Letras(1999), onde publicou gratuitamente milhares de autores do Brasil e de outros países. Foi presidente e é presidente emérito e conselheiro do Sindicato dos Escritores do DF. Presidente da Academia de Letras e Música do Brasil – Almub(2000/02).

Presidente-Fundador da UBE-DF e representante da UBE-São Paulo. Membro efetivo da Academia de Letras do Distrito Federal, Academia Brasileira de Literatura, ATL, ALIPOL, AVSPE, ALI, ATDF e do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal. É pós-graduado em Educação, arte-educação, teatro, literatura e cultura popular, linguagens artísticas e gestão pública(ONU). Membro da Academia Internacional de Lutèce-Paris e da Academia Internacional de Cultura.

Foi assessor de literatura do GDF(1995/1998), período em que coordenou o Fórum Permanente dos Escritores, Festival de Cinema, Poesia nos ônibus, Encontro com a Palavra, Classe Arte e organizou centenas de eventos culturais, recitais poéticos e lançamentos de livros em teatros, escolas, bibliotecas, cafés, bienais e feiras de livro. Criador da Estante do Escritor Brasiliense.

Foi produtor cultural de bares, cafés e restaurantes, como o Café Belas Artes e a Livraria Presença, onde promoveu com Ivan da Silva, o célebre Almoço com o Escritor. Participou com autor, das Bienais do Rio e de São Paulo e de encontros na Bahia, Paraná, DF, Minas e Goiás, coordenando por 4 anos consecutivos(1995/1998) o Real Expresso da Cultura, com a participação de dezenas de autores. Participou de centenas de palestras, recitais, encontros, debates, seminários e fóruns de literatura em escolas, universidades e faculdades.

Seu trabalho literário foi elogiado por Antônio Houaiss, Drummond, Ferreira Gullar, Rachel de Queirós, Affonso Romano de Sant´Anna, Moacyr Scliar, João Antônio, Augusto de Campos, Haroldo de Campos, Darcy Ribeiro, Jorge Amado, João Carlos Teixeira Gomes, entre outros importantes nomes da literatura brasileira. Escreveu o Cordel do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, publicado no portal da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Cordel para Mário Quintana, de sua autoria foi publicado no portal do Governo do Rio Grande do Sul. É Cidadão Honorário de Brasília e de Taguatinga.

Foi convidado pela Presidência da República do Brasil para escever um cordel para Ariano Suassuna(80 anos), que foi destacado na Intranet da PR/Palácio do Planalto, em 2007.

BIOGRAFIA – A GARGANTA DA SERPENTE

É baiano mas vive em Brasília há 31 anos. Foi fundador e Diretor do Centro Acadêmico de Letras da UnB. É autor de onze livros, alguns premiados e com poemas traduzidos em cinco idiomas. É professor de Português, Literatura, Lingüística, Redação, Religião, Agrícultura e Folclore Brasileiro. Lecionou no Colégio Elefante Branco, na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, no Gama, Ceilândia, Taguatinga, LBA e no Hospital Sarah. Atuou como delegado e militante do Sindicato dos Professores, Senalba, Sindsep e Sindicato dos Escritores. Em Taguatinga dirigiu o CineClube Gritto, participou da Associação dos Moradores da QNG, Grupo de Jovens da QNG, do Grupo Caxadágua e da Associação de Arte e Cultura / FACULTA.

É produtor cultural e de eventos e membro do Fórum Brasília. Faz parte de academias e entidades socioculturais. Presidente da Academia de Letras e Música do Brasil e membro do Instituto Histórico e Geográfico(DF) e da Academia Internacional de Lutèce, Paris, França. Pesquisador cinematográfico, fez a pesquisa biográfica e literária do filme “Castro Alves”, de Silvio Tendler, prêmio Margarida de Prata da CNBB, em 1999. Assessor de Literatura e Gerente de Projetos da Fundação Cultural do Distrito Federal e Presidente do Sindicato dos Escritores do DF(1996/2004). Representante da União Brasileira de Escritores.

Filiado à Associação de Imprensa de Brasília. Pós-graduado em Gestão (ONU), Literatura, Educação, Folclore, Cultura Popular, Linguagem Teatral e Linguagens Artísticas.Foi Conselheiro da Revista DF Letras, do Concurso de Redação da S/A Correio Braziliense / Fundação Assis Chateaubriand, prêmio Estadão de Cultura/jornal O Estado de São Paulo, Imprensa Nacional, entre outros. Autor de centenas de folhetos de Cordel, contos, crônicas, ensaios, romances e roteiros cinematográficos.

No GDF criou /coordenou diversos projetos lítero-culturais. Participou ativamente da Feira do Livro de Brasília, Festivais de Cinema, Classe Arte,Temporadas Populares, Hora do Trabalhador, Almoço com o Escritor, Bienais Internacionais do Livro do Rio e de São Paulo. Improvisador, repentista, declamador. Participou de mais de 500 recitais poéticos e de diversas antologias, jornais e revistas no Brasil e no exterior. O seu livro Phalábora foi selecionado pela Comissão Editorial Letras da Bahia para ser divulgado no Projeto Brasil 500 Anos e foi objeto de estudo do Professor Ilton Cerqueira no Mestrado de História da Universidade Federal de Ouro Preto, em 1999.

Em 2000 inaugurou com o reitor da Universidade de Brasília, Prof. Lauro Morhy, a Estante do Escritor Brasiliense, na Biblioteca Central da UnB, com a participação de mais de 200 autores.Estudioso da História e da Literatura da Bahia e de Brasília-DF. Descendente de família de escritores, dos quais se destacam Autran Dourado, Ângelo Dourado, Alzira Dourado e o cartógrafo português Fernão Vaz Dourado,entre outros. Concluiu pós-graduação em Gestão Pública na Escola de Governo do Distrito Federal em Convênio com a ONU.

Principais obras:

Phalábora – 1997
Transformação – UnB – 1980
Linguátomo – 1991
Espejos de La Palabra / Espelhos da Palavra – 1999
Carmo Bernardes Imortal (versos de Amargedom) – 1996
Tupynambarbarie – 1984
Cordel – Torquato Neto – 1991. Secretaria de Cultura/Festival de Brasília do Cinema Brasileiro/Jornal de Brasília.
Coletivo de Poetas (Participação) Org. Menezes Y Moraes – 1997/98
Brasília: Vida em Poesia (Participação) Org. Ronaldo Mousinho – 1997
Autores em Braille (Participação) Org. Dinorá Couto – 1995/2002
Dicionário de Escritores de Brasília (Verbete), de Napoleão Valadares – 1994
Encíclopedia da Literatura Brasileira – Equipe Afrânio Coutinho/Rita Moutinho (Verbete) – 2001/02

Coral da UnB – Cordel – 1981. Editado por David Junker e Fred Brasiliense.DAC/UnB.
6 posteres e 6 postais de Poesia – Edição do Autor – 1980/2001
2 Adesivos Poéticos – 1983 – Lançamento no Restaurante Beirute – Brasília
Catálogo de Escritores Brasilienses (Verbete) – Governo do Distrito Federal – 2001
Poesia de Brasília, de Joanyr de Oliveira (Participação) – 1999
Cordel da Criatividade. Equipos/Sarah – 1986
Pesquisa do Filme Castro Alves – Retrato de um Poeta, de Sílvio Tendler, Prêmio Margarida de Prata, da CNBB. – 1999.

Participação Poética/Entrevistas em Filmes e Vídeos de Maria Coeli, Márcia Macedo, Reginaldo Gontijo, Maria Maia, Vladimir Carvalho, José Accioli, Argemiro Neto, Anand Rao, George Jesus Duarte, Neto Borges, UnB, Universidade Católica de Brasília, Grupo HUNDREDONE.-1980/2002.

Seu trabalho literário foi selecionado pela Unesco em vários níveis.

Conquistou alguns prêmios literários no Brasil e no Exterior. Tem textos traduzidos e publicados em centenas de sites, blogs e portais.

Está incluído em dezenas de diretórios dos principais sites de busca: Google,Yahoo, Dmoz etc.Em 2005 foi destaque de página inteira no Correio Braziliense, pelo trabalho desenvolvido como poeta e pesquisador na Internet. Em abril de 2005 apresentou com sucesso em Itaúna-Minas, o Grande Cordel da Ufologia Brasileira, uma verdadeira epopéia espacial.

Recebeu o título de membro honorário e a mais alta comenda da Federação das Academias de Letras e Artes de Minas Gerais, no dia 22 de abril de 2005.

É Presidente Emérito do Sindicato dos Escritores e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico. É Cidadão Honorário de Brasília.

No Festival de Brasília do Cinema Brasileiro-2005 foi entrevistado pela jornalista e professora francesa Sylvie Debs e pela jornalista Nádia Timm.

Participação especial no filme: “A Poesia do Barro.”

P.S.: Este blog fica muito agradecido pela visita e comentário do acima referido e mui distinto autor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s