Jornadas de adoração ao Menino Jesus viram CD


NÃO SOU o autor do texto abaixo

RETIRADO de JC Online

Jornadas de adoração ao Menino Jesus viram CD
(Jornal do Commercio – Recife – 22/11/1999 – Segunda-feira)

Uma das mais importantes representações culturais pernambucanas, o pastoril, ganha um incentivo com o lançamento do CD Pastoril, no Museu da Cidade do Recife. A obra da etnomusicóloga Dinara Pessoa é resultado de 10 anos de pesquisas e reúne 20 jornadas do gênero. “Existem poucos discos com músicas de pastoril. Este é o primeiro CD deste tipo, além disso, as jornadas são cantadas por crianças, um acontecimento inédito, já que todos os registros são de vozes adultas.

Nada melhor do que o Dia da Música para o seu lançamento”. Na ocasião será exibido o vídeo Pastoril – Uma Estrela Renasce no Céu produzido pela jornalista Regina Lima, com apoio da Auçuba. O trabalho reúne clipes das faixas do CD e tem a participação do Pastoril Menino Jesus da Vovó Bibia, do bairro do Cordeiro.

Brincadeira de mocinhas e tradição natalina das mais antigas, o pastoril renasce a cada final de ano nas ruas e praças da capital e do interior. Os cordões de pastoras vestidas de azul e encarnado cantam suas jornadas para saudar o Deus Menino. Elas nem se dão conta de que trazem no seu cantar a herança recebida das avós, bisavós e todas as matriarcas da atua sociedade pernambucana. Como loas de maracatu, as jornadas dos pastoris são repassadas
de mãe para filha, de avó para neta, palavra por palavra. Cada pedacinho retrata a poesia popular, nesse caso, voltada especificamente para uma festa religiosa.

“Trata-se, na verdade, de uma recriação brasileira dos autos originários na Península Ibérica. Esses autos dramáticos descrevem a viagem das pastoras a Belém, e, por isso mesmo, as canções são chamadas jornadas”, explica a pesquisadora, que preferiu formar o repertório do trabalho com canções pouco conhecidas do público. “Não tinha sentido gravar Boa noite, meus senhores todos, já que é uma música bastante conhecida. Optei por gravar jornadas antigas, ou menos conhecidas, justamente para tirá-las do esquecimento”.

Todas as canções gravadas no disco – que traz, inclusive, as partituras-, são de domínio público e receberam um tratamento especial para serem cantadas por vozes infantis. “Utilizamos tonalidades próprias para um coral infanto-juvenil”, conta Dinara, que convidou integrantes do Coral do Conservatório Pernambucano de Música, para recontarem as jornadas das pastoras à Belém.

Participam Isabela Muniz Pinto, Isana Maria da Silva, Pedro Augusto, Priscila Santana, Pollyana de Lima, Rayssa Marques e Suenne Correia Pinto. A regência do trabalho é de Rosália Albuquerque e os arranjos são de Edson Rodrigues.

REPERTÓRIO – A seqüência das músicas no disco seguem o desenvolvimento de uma apresentação de pastoril. As três primeiras faixas Chegada das Pastorinhas, Apresentação dos cordões e Senhores, boa noite representam uma das principais características dos grupos do gênero: saudar o público e pedir autorização para a brincadeira. Algumas vezes, essa solicitação vem seguida de um pedido de desculpas (“[…] Por minhas danças, minhas cantorias, os meus senhores queiram desculpar…”, como na jornada Boa noite meus senhores todos, não
incluída no CD). Este primeiro momento também inicia as saudações ao Deus Menino, que permanecem durante toda a dança dramática. Uma estrela renasce no céu, Alvíssaras, Noite de Natal, Oh! vinde, vinde são algumas das faixas dedicadas ao nascimento de Jesus.

Na seqüência são entoadas as disputas entre os cordões e os temas dos demais personagens: Linda borboleta, Cigana, Disputa das cores, Apresentação da camponesa, entre outras composições. A apresentação é encerrada com a despedida das pastorinhas. “A escolha do repertório não foi fácil. Tenho dezenas de fitas gravadas de diversos pastoris do Recife e do interior. A partir das gravações, comecei a identificar certas diferenças nos versos, a mesma melodia com letras diversas, jornadas específicas de determinados pastoris. As letras que aparecem no CD estão exatamente como são cantadas pelos grupos”, destaca. A importância de um disco como este – além das já citadas pela própria autora da obra -, inclui, ainda, a formação de novas platéias e de novos grupos do gênero que originou o frevo-de-bloco e a marcha-rancho.

O lançamento do CD Pastoril se deu às 19h30, no Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas.

24 comentários em “Jornadas de adoração ao Menino Jesus viram CD

  1. Senhores boa noite.
    Super interessante para cultura desse nosso país com tantos contrastes e de manifestações diversas. Só temos que parabenizar Dinara Pessoa por possibilitar as novas gerações conhecer um pouco desse alimento para o espirito que são as nossas ricas manifestações culturais.
    Aproveito o ensejo para saber onde posso adquirir o CD, pois estou pretendendo fazer um pastoril religioso com um grupo da melhor idade aqui em Vitória/ES para apresentar nos festejos natalinos. Agradeço todo tipo de colaboração.
    Abraços
    Rômulo

  2. Gostaria muito de encontrar as letras das músicas do pastoril.As mais conhecidas, como por exemplos; borboleta pequenina…meu São José daime licença para o pastoril passar…Boa noite meus senhores todos….Em fim , essas são as que me lembro quando dancei o pastoril na minha infância no colégio.Gostaria muito de montar um pastoril esse ano na minha comunidade, mas, não me lembro de todas as músicas.Tem como me ajudar?Obrigada.

  3. NOTA: Sou do Rio de Janeiro e faço apenas uma ‘colagem’ cultural, sem a MENOR INTENÇÃO DE LUCRO ou BENEFÍCIO PRÓPRIO! Abraços!

  4. Parabéns aos mantenedores do site pelo incentivo à cultura e às raízes nordestinas.

    Preciso com urgência das letras do pastoril, porque pertenço a uma grande família nordestina e gostaria de fazer(juntamente com minhas irmãs, sobrinhas e primas) uma apresentação do pastoril, na festa de Natal, que faremos aqui em Brasília. Como posso adquirir o CD da Dinara Pessoa? Existe na internet algum site com as letras? Ajude-me por favor. Tenho pressa. O Natal já é quarta-feira…
    Muito Obrigada
    Amélia

  5. Parabéns pela matéria sensacional sobre o pastoril! Aproveito a oportunidade para solicitar as letras das músicas conhecidas e desconhecidas desse folguedo maravilhoso! Meu mail é jorecife@hotmail.com
    Ontem mesmo estava no Recife Antigo e vi as meninas arrasando nas suas jornadas.
    Um abraço,
    Josué

  6. Todas as letras das músicas encontram-se transcritas e já ‘postadas’ no blog, bastando procurar por elas nas mensagens atuais. Abraços a todos

  7. na minh adolescencia dancei pastoril sendo a contra mestra. devo ter dançado durante uns 10 a 12anos.
    qdo parei ainda trabalhei como voluntaria para fazer um pastoril com crianças carentes no bairro de ipioca, e enqto dançava fomos nós crianças na epoca que ensinamo o primeiro pastoril universitario, hoje gostaria de ensaiar de novo com crianças carentes,gostaria de conhecer o cd com musicas de pastoril. Aguardo resposta urgente.

  8. meu sonho é realizar um pastiril na minha cidade,porem me falta as musicas como fazer para adquirir este cd? . a materia está sensacional .

    teodora de ibirajuba

  9. Oh! Querida amiga tenho 65 anos e amo cultura e o pastoril é uma delas. Gostaria muito d ter o CD e as letras! como faço para conseguir? prometo que assim que montar o meu pastoril mando uma cópia do video e o meu trabalho para voce, me ajude por favor! já procurei na internet e não consegui, é muito difício montar sem audio um pastoril o CD iria nos ajudar muito! Obrigada e parabéns pela matéria!

  10. Bom dia,que bom que encontrei vcs,estou ensaiando para festa do final do ano e procurei bastante para comprar um cd de pastoril,infelizmente sem sucesso,queria saber como faço para comprar.Agradeço

    1. Prezada:

      Em 2011 a professora Dinara Pessoa respondeu a dúvida de outra visitante do blogue. Repito o comentário dela abaixo:

      prezada gilma campos

      curiosamente entrei no site para ver sobre o que se diz sobre musica de pastoril e encontrei letras da pesquisa que fiz sobre pastoris.
      desculpe so agora ter visto e por isso responder a sua solicitação.
      não fui em quem colocou nada sobre pastoril. tudo que existe é, felizmente, realizado por pessoas que nem conheço. não tenho a preocupação de divulgar, infelizmente.tbém não tenho a preocupação de cobrar pelo meu trabalho em que pese algumas vezes ter sido remunerada, por direito e dever.
      tenho possibilitado a varias pessoas e entidades minha pesquisa, até porque ela é realmente para o publico, seja ele qual for. as pessoas que me solicitam diretamente, possibilito.
      escreva para mim ou telefone para 81-3271 0221.
      conversaremos e mais uma vez, DESCULPE A DISPLICêNCIA internáutica,com algo que me é tão especial e querido. O PASTORIL, o qual venho pesquisando ha mais de 25 anos, inclusive fora de Pernambuco..
      abraços
      dinara pessoa

      -x-

      Enviei-lhe também um email.

      Aquele abraço Romançal! \o/

Deixe um comentário

