Benzedeiras – O mal vem dos olhos do homem


Retirado de Pernambuco.com

O mal vem dos olhos do homem

Pela força da fé ou da sugestão, o antídoto contra mau-olhado, na tradição popular, é a reza

Mãe GenaEugênia Chang (E), mãe Gena, acredita que sentimentos como inveja e raiva podem afetar a energia de uma pessoa; Fotos: Gil Vicente

O poder de um olhar é algo em que se acredita de fato. Nas famílias antigas, os pais repreendiam os filhos com um simples olhar, severo. Há também a crença nos amores à primeira vista, cuja energia trocada num olhar é capaz de arrepiar o corpo e fazer disparar o coração. Na esfera mitológica, Medusa petrificava a quem a olhasse. O basilisco matava com o olhar. Se o olhar é, como se diz, a janela da alma, ele pode transmitir sentimentos que nela imperam: ciúmes, amor, repressão ou inveja. É sobretudo essa última que transfere para o outro olho que mira a energia que lhe suga a vitalidade. Pelo menos essa é a crença popular, que confia no poder dos olhos e no fluido negativo que ele é capaz de transmitir, o mau-olhado.

“Tudo que é vivo pode ser submetido a poluição mental de algumas pessoas e pode morrer, pode ser uma planta, um animal ou uma pessoa”, diz a babalorixá Eugênia Chang, a mãe Gena, que acredita que o ciúme, raiva e inveja são capazes de afetar a energia de uma pessoa. Os sintomas do quebranto sãosonolência, olhos lacrimejantes, olhar de peixe morto, desânimo, falta de apetite, dores de cabeça sem causa aparente. No caso de doença, o mau-olhado, segundo a mãe-de-santo, pode atingir ainda mais a pessoa, que está com suas defesas enfraquecidas, baixa imunidade. A ação da mão e da palavra reagem para combater o mal.

A crença tradicional nas rezas e nas folhas não tem nenhuma credibilidade do ponto de vista científico, médico, psicanalítico ou psiquiátrico. O psicanalista Antônio Carlos Escobar diz que esse tipo de crença está baseado na antiga função da magia e da fantasia. “Se dermos um remédio para um grupo de pessoas e outro, sem princípio ativo, a outro grupo, estes irão sentir o mesmo efeito”, compara. A rezadeira, para a ciência, portanto, está sugestionando o paciente que acredita sofrer de um mal cujas causas muitas vezes são de fundo emocional. “A própria psicoterapia utiliza a sugestão em vários de seus métodos”, diz o especialista.  Misturando as rezas católicas com dizeres em iorubá (herança dos negros) e ainda o hábito da cura através das plantas, muito praticada pelos índios (e europeus), mãe Gena acredita que a tradição dos benzimentos é sincrética. “Eu rezo Pai-Nosso, Credo e outras específicas para quebrar o olhado. Quem professa o candomblé tem ritos específicos, com orações em iorubá”, diz ela. Sobre as plantas, segundo Eugênia, é preciso ter conhecimento sobre os seus poderes e o tipo de olhado que está sobre uma pessoa.

O início do ritual é o despertar do poder mágico das ervas através de cânticos específicos, que trazem à tona os poderes latentes dos vegetais. O pinhão roxo, por exemplo, considerada uma planta de forte poder de atração de energia, não pode ser usada em crianças ou mulheres gestantes, pois além da energia ruim, pode arrastar-lhes também a energia vital.

A planta, segundo mãe Gena, é escolhida a partir da necessidade da pessoa que está com o olhado. Ela, e a maioria das rezadeiras, complementam o ritual recomendando banhos de folhas. O mais eficaz deles, diz, é oque mistura colônia com manjericão. Nada que deva ser visto, segundo ela, como superstição. “Colocam a cura do mau-olhado como algo folclórico ou fruto de ignorância, mas a ciência continua devendo muito ao nosso trabalho”, defende a religiosa. Psicanálise e crença popular, no entanto, parecem se cruzar em algum ponto. O indivíduo estará livre do mau, seja o que lhe colocaram ou o que fez a si mesmo, a partir da sugestão do médico ou da reza da benzedeira. Questão de fé?

Mães-de-santo misturam ritual católico com frases em iorubá, preservando um culto sincrético. Poder mágico das ervas é evocado através de cânticos

Anúncios

Um comentário em “Benzedeiras – O mal vem dos olhos do homem

  1. por favor me ajuda arrumar um emprego e preciso pagar o aluguel no valor 1800,00 ate dia 19 de julho urgente preciso clientes e tenho um centro de umbanda e a freguezia sumiu reze por mim e minha familhia ou resposta e meu celular e 96062960 e deus te abençoa obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s