Sobre Marcus Accioly


Retirado de http://bluwiki.com/go/Marcus_Accioly

Marcus Moraes Accioly nasceu no Engenho Laureano, município de Aliança, Pernambuco, a 21 de janeiro de 1943.

Fez seu curso primário no Grupo Escolar Joaquina Lyra (Aliança) e o curso secundário no Colégio Americano Batista (Recife).

Formou-se em Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, concluído em 1969. Tem o curso de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Pernambuco, defendendo a tese “Dissertação de Mestrado em Teoria da Literatura” (1980).

Foi, em condição de poeta, lançado pelo poeta César Leal no Suplemento Literário do Diario de Pernambuco e reuniu-se no grupo recifense que o professor Tadeu Rocha denominou de “Geração 65”.

Foi vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), seção Pernambuco e professor de Teoria Literária e Literatura Brasileira da Universidade Federal de Pernambuco.

Prêmios

* Recife de Humanidades (1972)
* Fernando Chinaglia, pela União Brasileira de Escritores – Rio de Janeiro
* Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – Rio de Janeiro (1980)
* Luíza Cláudio de Souza – Rio de Janeiro (1980)
* Mário deAndrade (conjunto das obras), pela Academia Brasileira de Letras
* Jorge de Lima, pela Universidade Federal de Alagoas e Academia Alagoana de Letras (1983)
* Carlos Pena Filho, pela Galeria O Poeta e Commercio Cultural-PE (1983)
* Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) – São Paulo (1985)
* Olavo Bilac, pela Academia Brasileira de Letras (1985)

Obras publicadas

* Cancioneiro (1968)
* Nordestinados – poemas-canção (1971)
* Xilografia (1974)
* Sísifo (1976)
* Poética (1977)
* Ó (de)Itabira (1980)
* Narciso(1984)
* Íxion (1986)
* Guriatã (1986)
* Para(ti)nação (1986)
* Poética-Popular
* Érato
* Latinoamérica
* Louvação & Incelença
* O Exílio da Canção

5 comentários em “Sobre Marcus Accioly

  1. Olá, parabéns por este espaço que é realmente muito rico e bastante interessante. Obrigada por nos propiciar todas essas informaçoões tão preciosas. Gostaria muito de entrar em contato com Marcus Accioly, sou sua conterrânea e minha sogra juntamente com o pai dela, Seu Tiba (já falecido) fazem parte das histórias narradas por Marcus Accioly nos seus tempos de infância, no Engenho Laureano. Se possível envie-me o e-mail dele pra que eu possa contactá-lo.
    Grata, Joana

  2. Bacana saber que ainda tem pessoas que dão pedestal para tudo e todos… vejam só! Nada para espantar, mas gostaria de saber – se é que tem resposta – o que fez ou deixou para a CULTURA, o Senhor MARCUS ACCIOLY quando foi Secretário Executivo no Ministério da Cultura nos anos 90, para ser mais exato, no governo do Presidente ITAMAR Cautiero FRANCO, sendo o Ministro da Cultura, o acadêmico Antônio Houaiss?

    Resposta… Pode ser colocado neste BLOG! (Se Houver!)….

  3. Distinto: confesso abertamente que fiquei curioso com sua observação e gostaria muitíssimo que o senhor aqui as registrasse. Só figura o nome do sr. Marcus Accioly pelo motivo único de ser Armorial (o que estudo com muito gosto, esse movimento artístico).

    Certo é que tenho pra mim o seguinte: gosto das obras do artista e não necessariamente de quem as cria. Como exemplo, cito Elomar Figueira Melo. Amigo contou-me que ele era totalmente favorável a bancada ruralista, nitidamente contra a reforma agrária e de viés político reacionário! Sim… um contra-senso, se analisarmos suas músicas. Mas como nem tudo são flores… fico com a Arte sempre. E sempre, se preciso for, em detrimento do artista.

    Já pressuponho que o comentário do distinto será o adjetivo ‘nada’ para o período em que o citado poeta foi Secretário. Ainda assim, gostaria muitíssimo que ficasse aqui registrado algo mais palpável.

    Um abraço e os votos de Felicidades!

  4. Caros senhores
    O meu nome é João Melo e sou escritor e jornalista angolano. Vivo em Luanda. Morei no B rasil entre 1984 e 1992, como correspondente de imprensa, quando coheci Marcus Accioly e com ele troquei alguns livros. Gostaria de voltar a contactá-lo. Podem enviar-me uma mensagem privada com o email dele?
    Grato.
    João Melo

  5. eu adorei esse texto que mim ajudou muito em uma pesquisa da escola eu tava aperriado sem saber oque fazer e derrepente me deu a idéia e fui pesquisar na internet e aí eu achei que esse texto que mim ajudou muito.

Deixe um comentário

