Auta de Souza – Pequena biografia


Retirado de A Mulher na Literatura

Auta de Souza

Vida:
Nasceu em Macaíba (RN), em 12 de setembro de 1876, filha de Eloy Castriciano de Souza e Henriqueta Leopoldina de Souza e irmã de dois políticos e intelectuais, Henrique Castriciano e Eloy de Souza. Aos 14 anos apareceram os primeiros sinais da tuberculose, obrigando-a a abandonar os estudos e a iniciar uma longa viagem pelo interior em busca de cura.

Auta de Souza deve ser considerada a poetisa norte-rio-grandense que mais ficou conhecida fora do Estado. Sua poesia, de um romantismo ultrapassado e com leves traços simbolistas, circulou nas rodas literárias do país despertando sempre muita emoção e interesse, e foi fartamente incluída nas antologias e manuais de poesia das primeiras décadas. Como a maioria dos escritos femininos, sua obra poética deixou-se contaminar pelas experiências vividas, o que, aliás, não compromete o lirismo e o valor estético de seus versos.

Aos 24 anos, no dia 7 de fevereiro de 1901, Auta de Souza morria tuberculosa. No ano anterior havia publicado seu único livro de poemas sob o título de Horto, com prefácio de Olavo Bilac, que obteve significativa repercussão na crítica nacional. Em 1910 saía a segunda edição, em Paris, e, em 1936, a terceira, no Rio de janeiro, com prefácio de Alceu de Amoroso Lima.

Antes de serem reunidos em O Horto, parte de seus poemas foram publicados em jornais como A Gazetinha, de Recife, O Paiz, do Rio de Janeiro, e A República, A Tribuna, o Oito de Setembro, de Natal, e nas revistas Oásis e Revista do Rio Grande do Norte. Os poucos poemas inéditos que deixou foram recolhidos e publicados nas edições seguintes de o Horto.

Anúncios

7 comentários em “Auta de Souza – Pequena biografia

    1. Distinta:

      Por mim, eu leria tudo de Auta de Souza. Não apenas dela como de outras mulheres e, mais ainda, de todos os grandes poetas de outrora do Brasil todo. Mas infelizmente sou do Rio de Janeiro e – incrível! – Só fui ouvir esse nome, Auta de Souza, ano passado, pois eu procurava por poetas de vários estados nordestinos. Palmira de Wanderley é alguém que fui descobrir também.

      No mais, agradeço a visita, frisando que não sou autor de nada aqui, apenas um entusiasta por nossa Cultura, fazendo um recorte/colagem de temas que me agradam e que tenha relações entre si.

      Fique na Paz e aquele abraço Romançal! \o/

      O autor

  1. nossaaa………….
    adorei tudu isso tem tudo sobre apoetiza auta de souza!!!!!
    e maravilhoso,adorei de verdade!!!!

  2. Adooreii!!
    Nossa sua historia me me ajudou muiito no trabalho de língua portuguesa…
    Obrigado!!
    é bom ter uma obra literaria desta grande poetisa!!

  3. ameeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiii e um baita resumão da vida de auta de souza ok! e também me ajudou no trabalho de português que a professora nietinha passou melhor professora do auta de souza te amo nietinha bjus de uma aluna que vc adora muito e diz que e mas bonita do 6 ano {a} sandy ok obg pra vcs que escreveram isto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s