Show do Grande Antônio Nóbrega


PAREM TUDO: Nos dias 16 e 17 de agosto desse ano que nos corre, Antônio Nóbrega fará dois shows no Rio de Janeiro (nota: infelizmente, nos últimos cinco, sete anos, percebe-se a incrível dificuldade de compra dos cds

Retirado de Canecão

Antônio Nobrega
Sinopse

ANTONIO NÓBREGA LANÇA DVD NOVE DE FREVEREIRO

O músico e dançarino Antonio Nóbrega completa o seu projeto artístico ligado ao frevo, com o lançamento nacional do DVD Nove de Frevereiro, apresentando espetáculos, no Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 de agosto, em São Paulo de 22 a 24 de agosto, em Recife, nos dias 20 e 21 de novembro, e ainda em outras capitais da região norte do país.

Gravado em Recife, no Teatro Santa Isabel,o DVD tem a direção do cineasta Walter Carvalho, diretor de “Janela da Alma” e diretor de fotografia dos filmes “Central do Brasil”, “Lavoura Arcaica” e “Carandiru”, entre outros . A parceria entre Nóbrega e Carvalho se repete, já que o cineasta dirigiu o primeiro DVD de Antonio Nóbrega, o “Lunário Perpétuo”.

No repertório músicas que integram os dois CDs gravados por Nóbrega ( Nove de Frevereiro I, 2006 e Nove de Frevereiro II, 2007 ), tais como : “Último Dia / Mexe com Tudo” (Levino Ferreira), “Clovinho do Frevo” (Clóvis Pereira), “Segura no Meu Braço” e “A pisada é essa” (Capiba), “Fervo” e “ Garrincha” e “Avenida Brasil” ( Antonio Nóbrega e Wilson Freire ).

Além das músicas dos CDs, o DVD conta com a inclusão de composições que marcam a trajetória do frevo como “Formigão” (Felinho), “Cabelo de Fogo/Fogão” (Nunes/Sérgio Lisboa), “Lágrimas de um Folião” (Levino Ferreira” e “Frevo Sanfonado” (Sivuca) .

O PROJETO NOVE DE FREVEREIRO

Se o frevo surgiu no final do século XIX, ao longo do século XX ele se consolidou e se transformou, continuando em permanente evolução musical e coreográfica até nossos dias. Mergulhar nas suas origens, percorrer suas variações e transformações ao longo do tempo, e procurar ao mesmo tempo recriá-lo, dilatando-lhe os significados e fronteiras é o que, entre outras coisas, pretendeu Antonio Nóbrega, quando idealizou o 9 de Frevereiro.

Um dos principais objetivos do projeto Nove de Frevereiro é o de, curiosamente descarnavalizar o frevo. Ou seja: o de dar ao frevo o status de música e dança que transcendam os limites da época carnavalesca. Assim como o samba e o baião – gêneros ligados originariamente ao Carnaval carioca e à festa junina nordestina – que são tocados em qualquer época do ano, o frevo se encontra no limiar desse reconhecimento.

O projeto Nove de Frevereiro de Antonio Nóbrega (dois CDs, espetáculo e agora DVD) se coloca como ponta de lança dessa espécie de cruzada em prol da afirmação do frevo como uma verdadeira instituição cultural brasileira. Não é comum, e isso vale para qualquer lugar do mundo, uma mesma manifestação cultural abrigar um gênero de música instrumental (o frevo-de-rua), duas modalidades de frevo cantado (o frevo-de-bloco e o frevo-canção) e uma dança de incomesurável riqueza (como muito bem avaliou Mário de Andrade). Para realizar um espetáculo fiel à grandeza do Frevo, Antonio Nóbrega reuniu uma orquestra de 20 músicos (sopros,cordas e percussão) dentre os quais está o saxofonista Spok e quase toda a sua Spok Frevo Orquestra, o bandolinista Marco César e o sete cordas Edmilson Capelupi, entre outros. Convocou os quatro dançarinos que habitualmente vem trabalhando com ele, dentre os quais Rosane, sua mulher e parceira insubstituível e mais um conjunto de 4 cantoras. É com essa trupe ou tropa de 30 pessoas ao palco que Nóbrega, conduzido pelo universo-frevo, cria, na verdade, o grande musical brasileiro.

Para os CDs e DVD, além dos músicos e cantoras do espetáculo, Nóbrega contou ainda com a participação da Banda Mantiqueira, do Quinteto de Cordas da Paraíba, do Quinteto Villa Lobos (Rio de Janeiro), do Sujeito a Guincho (quinteto de clarinetes de São Paulo) e dos seguintes cantores: Geraldo Azevedo, Chico César, Elba Ramalho, Ná Ozetti, Suzana Salles e Dominguinhos. O lançamento do DVD representa a etapa final de realização de um projeto para cuja elaboração Nóbrega dedicou vários anos pesquisando, estudando, recriando, coreografando e compondo. Dessa jornada resultou uma espécie de ode à música e à dança do Brasil.

Guiado por essa manifestação multidisciplinar de mais de 100 anos (a data de 9 de fevereiro de 1907 para o nascimento do frevo é mais simbólica que factual) através de um repertório de cantos, toques e danças onde o lírico, o farsesco e o épico se permeiam continuamente, Nóbrega traz à tona novamente o retrato de um país tão cheio de asperezas quanto de sutilezas, tão desmesurado quanto discreto, tão infinito quanto particular, tão regional quanto universal.

Anúncios

2 comentários em “Show do Grande Antônio Nóbrega

  1. Gostaria de saber como adquirir o DVD
    do show Nove de Fevereiro sem independente de assistí-lo.
    Obrigada, aaguardo resposta.
    Como comentário, passo às pessoas amigas os esplêndidos show aos quais participei na platéia.

  2. Amigos,

    Moro em Juiz de Fora (MG) e gostaria muitissimo de comprar o DVD do Antonio Nóbrega. Onde posso fazê-lo. Agradeço sua resposta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s