Danças Folclóricas Brasileiras – Sul


Retirado de http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf

IMPORTANTE: NÃO SOU O AUTOR destas linhas abaixo e gostaria muitíssimo que o nome do distinto figurasse aqui no início. Segue a bibliografia abaixo.

DANÇAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS

Entende-se por Danças Folclóricas as expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem sazonalidade obrigatória. Tudo indica que é na coreografia que reside seu elemento definidor. Existe grande número delas no Brasil. Para a organização do inventário que se segue, foi necessária uma seleção, aqui definida pelos critérios de abrangência nacional e por algumas particularidades, regionais e/ou locais.

Região Sul

· Balainha (PR, SC) - conhecida também com o nome de Arcos Floridos ou Jardineira, a balainha é desenvolvida com os pares de dançantes, cada um deles, sustentando um arco florido. No início, os pares em fileiras fazem movimento ondulante passando, ora por cima, ora por baixo dos arcos dos demais pares; formam depois grupos de quatro pares que, em círculo, intercruzam seus arcos no alto, armando assim as “Balainhas”. Ao final desmancham as “balainhas” e retornam à posição inicial, com movimentos sincronizados e sequenciais.

· Fandango (PR, RS) – o termo Fandango designa uma série de danças populares -chamadas “marcas”. No Paraná, os dançadores, executam as variadas coreografias: Anu, Andorinha, Chimarrita, Tonta, Cana-verde, Caranguejo, Vilão de Lenço, Xarazinho, Xará Grande, Sabiá, Marinheiro, etc. O acompanhamento musical é feito com duas violas, uma rabeca e um pandeiro rústico, chamado adufo. As coreografias das “marcas” paranaenses constam de rodas abertas ou fechadas, uma grande roda ou pequenas rodas fileiras opostas, pares soltos e unidos. Os passos podem ser valsados, arrastados, volteados, etc., entremeados de palmas e castanholar de dedos. O sapateado vigoroso é feito somente pelos homens, enquanto as mulheres arrastam os pés e dão volteios soltos. No Rio Grande do Sul, o Fandango apresenta um conjunto de vinte e uma danças, com nomes próprios: Rancheiro, Pericom, Maçarico, Pezinho, Balaio, Tirana-do-lenço, Quero-mana, Tatu, etc. O acompanhamento musical é feito pelo acordeão, chamado “gaita”, e pelo violão. A coreografia recebe nomes também distintos – “Passo de juntar”, “Passo de marcha”, “Passo de recurso”, “Passo de valsa”, “Passo de rancheira”, “Sapateio”, etc.

· Pau-de-Fitas (toda a região) – para seu desenvolvimento prepara-se um mastro com cerca de três metros de comprimento, encimado por um conjunto de largas fitas multicores, de maior tamanho. Os dançadores, em número par, seguram na extremidade de cada fita e, ao som das músicas, giram em torno do mastro, revezando os pares de modo a compor trançados no próprio mastro, com variados desenhos. No Rio Grande do Sul os trançamentos recebem os nomes: “Trama”, “Trança”, “Rede de Pescador”. Em Santa Catarina há o “Tramadinho”, “Trenzinho”, “Zigue-Zague”, “Zigue-Zague a dois”, “Feiticeira” e “Rede de Pescador”.

· Vilão (SC) – desenvolvida por um grupo com 31 componentes, denominados batedores, balizadores, músicos e Mestre, a dança consta de batidas de longos bastões, com variados movimentos e ritmos. O encerramento é feito com o “serradinho”: são 7 movimentos rapidíssimos, executados com os balizadores agachados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Melhoramentos, 1976, 4ª
ed.
DANTAS, Beatriz Góes. A Dança de São Gonçalo – Cadernos de Folclore nº 9. Rio de Janeiro: Funarte/MEC,
1976.
FERRETTI, Sérgio F. (Coord.). A Dança de Lelê. São Luis: Fund. Cultural do Maranhão, 1977.
FRADE, Cáscia. Folclore Brasileiro – Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
____________. (Coord.). Cantos do Folclore Fluminense. Rio de Janeiro: Presença Ed., 1986.
LACERDA, Regina. Folclore Brasileiro – Goiás. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MARTINS, Saul. Folclore Brasileiro – Minas Gerais. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1982.
MELLO, Veríssimo de. Folclore Brasileiro – Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MENDES, Noé. Folclore Brasileiro – Piauí. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MONTEIRO, Mário Ypiranga. Livronal. Manaus: Jorge Tufic Ed., sem data.
NEVES, Guilherme Santos. Folflore Brasileiro – Espírito Santo. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1978.
ROCHA, José Maria Tenório. Folclore Brasileiro – Alagoas.Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
RODERJAN, Rosely V. R. Folclore Brasileiro – Paraná. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1981.
SERRAINE, Florival. Folclore Brasileiro – Ceará. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1978.
SOARES, Doralécio. Folclore Brasileiro – Santa Catarina. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
VALENTE, Valdemar. Folclore Brasileiro – Pernambuco. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
VIANNA, Hildegardes. Folclore Brasileiro – Bahia. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1981.
VIEIRA FILHO, Domingos. Folclore Brasileiro – Maranhão. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.

Categorias: balainha, cultura, cultura popular, dança, dança folclórica, danças folclóricas, fandango, folclore, pau-de-fitas, PR, região sul, RS, S, SC, vilão | Tags: , , , , , , , , , , , , , , | 201 Comentários

Navegação de Posts

201 comentários sobre “Danças Folclóricas Brasileiras – Sul

  1. wellington sena

    coloca imagem

    • alini

      e massa de mais

    • GABRIELLE

      conseguimos fazer o nosso trabalho direitinho!!!!!!!!! obrigada bejosssssssss gabi e jhenni!!!!!!!

    • liniker paqranhos bombacini

      parabens muito obrigado por isso me ajudou muito

      • NIKOLLE

        tam bem me ajudou muito!!!!!!!!

    • claro que tem que ter fotos fica
      sem graça sem nenhuma sem
      fotoooooooooooooooooooo!!!!!

      • Larissa

        mais mesmo sem fotos ficou muito legal pelo menos da para fazer o trabalho , e se vc imprimiu dava para ir em outro site e adicionar fotos no trabalho.

      • Isabel

        Tem qe ter!
        eu tenho qe fazer uma roupa para o trabalho
        e não sei oqe eles vestem!
        –’
        TEM Q TE FOTO!

    • e verdade so faltou imagens

    • naiany

      precisa de imagens mas amei ♥♥

  2. Muito obrigado, ajudou bastante em meus trabalhos!

    • Gabriela

      eu acho que devia ter mais imformações sbre as danças e que deviam ser mais resumidas e explicadas

      • marcelly

        eu tmb axo q as danças deviam ser bein resumidas e + explicadas pq ninguem entende nd ! rsrrs

  3. meu comentario é que deveria ter mais danças porque no folclore tem muitas danças

  4. Prezados: basta navegar pelas ‘tags’ ou mesmo procurar pelo blog afora. Este trabalho que COPIEI e COLEI aqui está EXCELENTE! Tem das outras regiões também. No mais, fiquem com Deus. Um abraço!

  5. Obrigado muitíssimo por encontrar e disponibilizar esse material pra gente. Gostei demais, achando apenas que deveria ter fotos!

    Beijos!

  6. Agatha

    Amei demais!

    Beijos!

  7. Eu venho de São Paulo.

  8. viviane

    goatei mais omenos por que cade as imagem ?

  9. mara

    legallllllllllllllllllll!!!!!!!!!!

  10. prinscesshelleyn

    Puxa… que ótimo encontrar tudo aqui!

    Valeu!!!

  11. Otimo blogue! Parabéns!

  12. Douglas

    Esse trabalho me ajudou muito numa pesquisa. É a única pesquisa completa sobre balainha q encontrei n NET. Brigado ao dono do site e ao autor desse belo texto!!!

  13. Ô, muito obrigado viu? Me ajudou bastante, só achei meio complicado ler uma coisa ou outra, mas meus pais me ajudaram.

    Valeu!!!

  14. oi muito obrigado me ajudou bastante tá

  15. wesley

    eu amei parabens

  16. adoooreiiiiiiiiiiiiiiiiiiii pois ajudou muito nos meus trabalhos

  17. muito bom!

  18. Gabiih *-*

    Ameeeeei *-*
    Mtuh obrigaduuh !!! Espero q vc continue fazendo esses blogs para ajudar gente BURRA como euu…kkkk
    Bjks!! Ameei ,**

    Gabiih

  19. Muito bom!!!

  20. yan

    é muito interesante

  21. adorei!! achei super legal pois tem varias informaso~es

  22. bianka

    vcs deveriam colocar como surgiu a dança na regiao sul , seria legal ate pq eu to fazendo um trabalho , mais ajudoo muitoo .

  23. lukas

    muito obrigado me ajudou muito ..vlws

  24. muito obrigado me ajudou muito

  25. alefvenancio

    eu achei muito bom esse blog quem mandou foi um
    cara muito inteligente vc e muito esperto

  26. JABAL garotos suicidas

    ai de rocha foi massa

  27. carol

    muinto legal ess site me ajudou na minha pesquisa

    VALEU!!!!!!!!!!!!

  28. Bruno

    Bem pelo oq eu saiba cada estado so tem 1 dança folclorica sendo que o rio grande do sul tem a dança xula

  29. ficou muito massa bjs fuiiiiiii

  30. Marcela

    Adorei, me ajudou muito.bjs.. B)

  31. isso e muito legal! maneiro mesmo!

  32. GILZIANE

    MUITO LEGAL

  33. GILZIANE

    E FIRME ESSA LEITURA

    GOSTEI MUITO

  34. bruna

    massa, e em ajudou na pesquisa

  35. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  36. Meu bem

    Olha, eu quero saber mais sobre a região sul!

    Brigadão!

  37. carol

    esse sait é muito bom mesmo mas não tem muita coisa do sul tem varios tipos de dança

  38. lidia

    gostariadeverpassosdadançacaninhaverde

  39. nao ensinar nada

  40. laissa

    bom

  41. luana

    ADOREI! Achei TUDO que precisava aqui!!!

    VALEUUUUUUUUUUU!

  42. Tetty

    Me ajudou muito no meu trabalho, está ótimo, tudo que eu precisava sobre o assunto, estava aqui.
    Obrigada.

  43. karla

    genteeeee e8 tenho um trabalho pra fazerrrrrrrr sobre o folclore no sul me ajudemmmmmmm

    • jhullyer esbaltar

      gente e muita coisas para eu fazer nao do conta de tudo isso

  44. bruna

    a minha professora gostou do trabalho me ajudou muito

  45. Joisy

    Poow gostei muito , só to fazendo esse trabalho agora , que é pra amanhã . Esse blog salvou minha vida .
    thank you. =)

  46. emely cassaro

    Nossa vei d+.Ajudou muito no meu trabalho…
    Melhor que esse?cof!cof! so lady gaga. bjssss d++++++++++++++++++++++++++++:) kkkkkkkkkkkkk!!!!!♥♥

  47. emely cassaro

    se colocasse imagem ficaria melhor!! pow vei dessa vez vacilou em!! brinc. eu queria imprimir !!kkkkk

  48. obrigado..!!

    voce me ajudou muito com o trabalho de historia da minha escola … e esse site é muito bom ,os outros site,que entrei não tinha isso que presciso…

    por isso que o folclore e a cultura brasileira me ajuda muito com trabalhos e ativedades e até espot cultural

    obrigado..!!!! poemia…………S2

  49. Risienne

    Olá eu gostei bastante deste site me ajudou pouco mais me ajudou(Natal-RN)

  50. com essas informações consegui fazer meu trabalho tirei 10

    tenho 11 anos

  51. julia

    nao

  52. maria clara

    9696969696996+.+*6.

    -+-.++-.++-+-+-+-+-+-+-+-+—————————+++++++++++++++++++++++

  53. everton

    e muito legal

  54. valeu eu tirei 10
    bjks jenny

  55. MUITO OBRIGADO POR TER AJUDADO POR TER NA IRTENET

  56. acho que poderia colocar mais danças assim iria ficar mais legal do q antes
    bjssssssssssssssssssssssssssssssss

  57. ótimo site ; ajuda aquem presiza continuando bj pra todos

  58. aline

    nossa legal!!!

  59. me ajudou muito no trabalho de educação fisica.

  60. Byby

    esse site é maravilhoso! Tem todas as danças,acho que a professora gostaria que eu escrevesse mais de 4 danças

  61. Giovana Jordão Falchetti

    esse site é maravilhoso! Tem todas as danças, acho que a professora gostaria que eu escrevesse mais de 4 danças.

  62. é otimo esse site

  63. thais

    isso me ajudou muito com as minhas tarefas

  64. daiana

    isso e mto legal

  65. stefani

    meu trabalho vai sair direitinho com essas informaçoes..obrigada….

  66. kika

    obrigadinhooo!

  67. alex

    poemia me ajudou munto com o meu trabalho de educação fisica com todas as danças tipcas dos pontos cardeais

  68. que legal e muito interesante

  69. legal!gostei parabens!

  70. lauriete pepety

    encontrei tudoooooo isso e otimo vol tirar nota 10

  71. jeniffer silva

    gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  72. matheus de paula oliveira

    achei muitooooo legallllll e interesante

  73. Elisa

    achei muito bom, vamos dançar esses tipos de música na minha escola, beijos

  74. Breno

    Esse Site me Judou Muito Pra Trabalho de escola , Tenho Uma Apresentaçao subre a Regiao sul

  75. Nick

    ownt, seu nome é Caburé? pq eu preciso de um autor e ano para referencia.. é Caburé mesmo?

  76. gostei bastante me ajudou..

  77. cristiane urban

    me ajudou muitooo msm brigadão

  78. edfor

    MARAVilha de trabalho! Obrigado poemia!!!! valeu mesmo!!! aJUDOU muito!!!

  79. juliana peris de assis

    valeu pela ajuda

  80. patricia

    agradeço pelas dicas sem você não conseguiria fazer o trabalho da minha filha obrigado!

  81. Débora

    gostei muito mais pô meu devia ter imagem minha prof. deu a maior bronca :(

  82. aline

    não tem mais??

  83. marianjela

    obrigado pela ajuda isto me ajudor muito

  84. oba vou copiar tudo no meu trabaho

  85. tirei um 10 nesse trabalho

  86. NABILA

    TIREI UM 10 NESSE TRABALHO

  87. Laura '-'

    Adodei !!

    me ajudou bastante no trabalho de escola

    beijos

    tanks!!

  88. obrigado pelo belo trabalho fernanda de belem do pá

  89. Uffa… Achei! Nossa me ajudou muito na pesquisa!.

  90. Débora Gabrielly

    ñ gostei, arghhhh………

  91. amei bbbjjj

  92. Nuss brigadúúú, me ajudou mto msm!!!

  93. cristiane

    adorei gente comtinui assim

  94. adoguei kkkkkk

  95. Chapa Teoria e Ação - CAGP

    hooooooooooooo

  96. leonardo

    otimo esse site minha profesora deu p pra mim obg!

  97. legal ajudou muito pra mim fazer o trabalho
    kkkkkkk
    bota mais ae
    kkkkkkk

  98. aaaaaaaa q raiva…

  99. OLHA GRADEÇO MUITO PELO MATERIAL QUE VOCÊS DISPONIBILIZARAM,CONSEGUI FAZE UM TRABALHO OTIMO VLW AE,DEUS TE DE A RECONPENSA QUE VOCÊS MERECEM .

  100. oque é balainha

  101. fabiola tamires

    legal ate de mais para o meu gosto fabiola e tamires!!!!!!!!.

  102. nos achamos que esse site caiu do seu pq nos ganhamos 11 na prova por causa dese site muito obrigado bjsss

  103. adorei me ajudou muito nos trabalhos da escola muito obg quem fez o site

  104. é muito show me ajudou muito nos meus trabalhos quem fez eu amei o site

  105. BIianca

    tenho ki fazer um trabalho sobre isso :/

  106. mikaela

    to fazendo um trabalho sobre isso é
    muito chato

  107. Adoreiiiiiiiiii muito bom taa

  108. carlos

    Só acho que vcs deveriam falar mais sobre a historia das danças

  109. Cicero

    obrigado ajudou e muito no meu trbalho nota 1000 para introdunçao e o desenvolvimento.

  110. isso e legal velel tenho 8 anos e fiz pesquisa aqui.

  111. bia

    ta bom mais cade as imagems???

  112. eu gostei

  113. Eloisa Fernandes

    Adorei todas as imformaçoes adoreii td…
    minha professora vai adorar!

  114. Jessika

    Afff ne minha prof. Disse q isso não e nem o comeso.

    A tem q ter mas assunto vlw

  115. rodrigo josé

    e nao tem evolução

  116. ketlen

    legalllll espero q me de uma boa nota!!!!

  117. espero que tiro 10

  118. jessycka

    preciso aprensentar uma dessas dancas na escola e esse site me ajudou muito

  119. GOSTEI SABIA

  120. Brendaa

    lol só espero que a veia loka goste neh

  121. Muito obrigado isso me ajodou muito mesmo!!!
    Lembre-se os estudos é a coisa em que você nunca irar se arrepender!
    BJS BJS BJS BJS BJS BJS BJS BJS BJS

  122. tambem espero k o gordão chato goste!!!!!!!!

    YAN È SHOW DE BOLA!!!!!!!!!!!

  123. Vcs desse SITE coloque imagens para ficar mais egal mais mesmo assim é show!!

    Best Friend Forever
    Esse é o nosso futuro grupo nos aguardem!!!!!

  124. muito legal o blog vai me ajudar muito na escola fiquem com deus:

  125. eu amei o blog amanhã eu vol voltar para acabar de copiar o trabalho

  126. que sera a minha professora vai dizer *–*

  127. oi eu nao li mais aposto q e bom??????bjos????

  128. higor

    vou tira 10 no meu trabalho

  129. adorei meu trabalho de artes ficou o maximo viu nossa eu acho que vou tirar o maximo da nota uauuuuuuuuuuuuuuuuu…………………………….!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  130. atreborsednanrefedsusej......$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    as danças de hoje sao super legais porque ainda nao canta elas

  131. me ajudou no meu teatro de geografia!!!! ufa !!!!

  132. eu gostei muito este saite

  133. W biel W (wonderfull)

    Droga vou ter que dança uma dessas musicas

  134. vitoria

    legal amei sou nerde

  135. é demais eu adorei

  136. gabrielle borges

    amei,foi o melhor que eu vi, ainda bem pq esse foi o primeiro que achei e logo cliquei nele!!

  137. gabrielle borges

    masssa
    me ajudou muito!

  138. ju

    coloca as imagens que vai vica mai show
    mes sem imagen eu gostei
    e se vcs do site colocar emtão eu vou amar
    bjs

  139. ana julia da silva de oilveira

    eu gostei muito dessas danças a prof vera e chata

  140. Luana Oliveira

    amigos ai de cima pelo amor de Deus corrijam a ortografia e o site é muito bom parabens

  141. nathalia martins

    gostei muito ! parabens so que tinha que ter coisas menore

  142. É UM SITE OTIMO FIZ TD SOBRE MEU TRABALHO ADOKKEI D+++

  143. jennifer

    e tambem esto muito feliz me ajudou muito

  144. vlw galera

  145. otimo! muita coisa vi aqui! maravilhoso o blog de vocês!!! :D

  146. carlos leandro

    gostei muito…Me ajudou muito nos trabalhos

  147. gabi

    Ajudou bastante no meu trabalho,para pesquisar as danças folcloricas de cada região do Brasil. Trabalho de Educação física acreditam?

  148. gabriela e alessandro

    eu ameiiii…..
    concequi fazer meu trabalho bjssss…..gaby

  149. partiu*trabalho de educaçao fisica

  150. lili costa

    eu amei fazer esse trabalho de educaçao fissica conhecir mas muito legal

  151. rsrs o meu tb é de educaçao fisica
    Profº Adriano!!

  152. carolina

    Muito obrigado! Ajudou bastante!

  153. ketellyn

    gostei me ajudou no trabalho de histora sobre floclore
    amei d+ valeu

  154. ketellyn mikaelly santos do nascmento

    legal

  155. adna oliveira santos

    valeu brou

  156. Kethelen Cavecchia

    Muiito bom gostei

  157. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!

    me ajudou muito para um trabalho de educaçao fisica da escola municipal jose cardoso de lima

Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com. O tema Adventure Journal.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 80 outros seguidores

