Estúdio Pandarus Cria Divisão de Folclore


Retirado de Overmundo

O Estúdio Pandarus lança nesse primeiro semestre de 2007 sua divisão de folclore e cultura popular, com o objetivo de registrar manifestações que ocorram na região do cerrado goiano. Essa iniciativa parte da necessidade de preservação e manutenção do patrimônio cultural goiano, visto que Goiás não tem uma tradição neste tipo de ação, comumente experimentada em outros Estados do nosso país.

Tendo à frente os pesquisadores Fernando Santos e Juliana Alves, e contando também com pesquisadores convidados, esse núcleo pretende registrar em áudio, vídeo e fotografia o maior número possível de manifestações oriundas do cerrado goiano, priorizando as mais antigas e originais.

Pessoas interessadas em nossas linhas de pesquisa, em breve poderão ter acesso à informações sobre nossas viagens pelo interior do Estado de Goiás através do nosso site: www.pandarus.com.br, e também aqui no Overmundo.

Trabalhos já realizados, como o CDCANTIGAS, DANÇAS E TOADAS DO CANCIONEIRO INFANTIL GOIANO (um resgate de cantigas da memória de pessoas idosas), também podem ser conferidos no Banco de Cultura do Overmundo: Vide Link

Se você conhece manifestações que ocorram no cerrado goiano, faz parte, ou acha que pode contribuir com algum tipo de informação, entre em contato conosco:
Estúdio Pandarus
Telefone: (62) 3210-3634
E-mail: folclore@pandarus.com.br

Sobre as músicas postadas, que fazem parte do CD “Cantigas, Danças e Toadas Do Cancioneiro Infantil Goiano” de Fernando Santos e Juliana Alves:

Fui no Mar Apanhar Laranja – Cantiga de Ninar recolhida com Alberto da Paz (89 anos), em Santa Cruz de Goiás. Ele nos apresenta o universo do camponês goiano, através das suas brincadeiras “inocentes”, dos seus versos românticos e apaixonados, dos momentos de confraternização.

Seu Vilão está em Casa – Brinquedo registrado com Maria Ludovico de Almeida, com memórias de cantigas da cidade de Goiás. Na coreografia, crianças de frente uma para outra, formam um túnel dando as mãos e as levantando para o alto. Cada par, começando pelo primeiro da fila, vai passando por dentro desse túnel e ao chegar ao fim voltam à posição inicial, na formação do túnel.

Piranha foi à Missa – recolhida com Lourdes Alves do Carmo, com memórias de infância na cidade de Goiás. É um brinquedo bastante conhecido em Goiás, e sua melodia e letra diferem sutilmente de versões de outros Estados.

Chico, Mané, Nicolau – Cantiga infantil recolhida com Maria Ludovico de Almeida, de temática religiosa. Teve uma pequena alteração em sua letra para se enquadrar no aspecto educacional desse disco. Sua letra original traz o verso “ a mulher matou o marido com a tampa do urinó”, que foi alterado para “ a mulher bateu o nariz na tampa do urinó”.

Texto retirado do CD: Cantigas, Danças e Toadas Do Cancioneiro Infantil Goiano

* Todas as cantigas foram recolhidas do folclore goiano e adaptadas por Fernando Santos e Juliana Alves

Anúncios

3 comentários em “Estúdio Pandarus Cria Divisão de Folclore

  1. Prezado amigo,
    Sou cantor evangélico/gospel, tenho já um CD gravado aqui em Campo Grande-MS e gostaria de ver com vocês um orçamento do meu próximo trabalho. São onze faixas e a maior parte de minha autoria.
    Aqui em Campo Grande uma moça gravou um CD produzido aí em Goiânia, não sei se foi pela gravadora de vocês, mas, mesmo assim, aguardo um orçamento ou contato para podermos conversar sobre os detalhes da gravação, mixagem, masterização e prensagem do aludido CD.
    Meus contatos são:
    Fones(67) 3028-1142 e 9953-1141
    Meus e-mails: jbpj10@pop.com.br e jose.mono10@pop.com.br
    Grato pela oportunidade
    José Bernardes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s