Sons do Cerrado – Um pouco sobre


Retirado de Overmundo

A música que brota do Cerrado

A Contribuição da Universidade Católica de Goiás para a preservação da memória musical do Cerrado

O Instituto do Trópico Subúmido da Universidade Católica de Goiás, baseado em um grande acervo sonoro contendo diversas manifestações culturais do Brasil Central, área dominada pelo Sistema Biogeográfico do Cerrado e, de acordo com seus objetivos que visam o estudo do cerrado nos seus aspectos físicos e humanos, implantou no ano de 2.000 o Centro de Folclore e História Cultural.

Da implantação deste Centro, uma série de projetos começou a ser estruturada, dentre estes, o PROJETO SONS DO CERRADO, que tem como objetivo maior colocar à disposição da comunidade, na forma de CDs, as mais diversas manifestações culturais/ musicais produzidas e resgatadas na região do cerrado.

Salvaguardar os diversos valores culturais é a principal tarefa desse projeto, que visa a recuperação e registro das manifestações folclóricas do cerrado através de relações mais solidárias entre o Homem e a Natureza, relações estas atualmente interrompidas pelo avanço para áreas isoladas do capital financeiro e da tecnologia avançada.

O material que inspirou a implantação do Centro de Folclore e História Cultural do Instituto do Trópico Subúmido, vem sendo coletado desde 1971 pelo Prof. Altair Sales Barbosa, e espelha uma grande diversidade cultural de áreas importantes da região do cerrado. Acrescenta-se a este acervo sonoro, material coletado desde início da década de 50 em comunidades indígenas habitantes do cerrado, pelo pesquisador Jesco von Puttkamer.

A partir de agora, o Sons do Cerrado irá disponibilizar alguns arquivos de sons, imagens e partituras deste projeto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s