Sobre Antônio Vieira


RETIREI estas informações abaixo do Portal de Literatura de Cordel

Antônio Vieira

Antônio Vieira, baiano de Santo Amaro da Purificação, é compositor, poeta e cordelista. Seu trabalho denominado “O Cordel Remoçado”, une música e literatura popular numa linguagem simples e contemporânea. Suas histórias e seus personagens retratam a forma de viver criativa e peculiar do povo brasileiro, tendo o seu foco na cultura nordestina. Nas suas andanças pelo Brasil o artista foi catalogando diversas histórias, contos e causos cujos ele presenciou e vários que lhes foram relatados. Da sua juventude na terra dos canaviais e do bonde, o cordelista traz preciosas vivências que transformou em versos trágicos, engraçados e surpreendentes.

O trabalho do cordelista Antônio Vieira é conhecido em diversos países, principalmente nos de língua portuguesa e dentre estes, em especial, Portugal – onde foi convidado pela companhia de teatro Cena Lusófona, no ano de 2004, para fazer apresentações e publicar um de seus livretos, o cordel “Popó do Maculelê de Santo Amaro”.

Em Salvador, na Bahia, onde reside, o autor já lançou dois livros – O Cordel Remoçado: histórias que o povo conta/volumes 1 e 2 –, dezenas de livretos de cordel, gravou o Cd “O Cordel remoçado”, gravou um especial para a TVE-Bahia com entrevista e performance do show “O Cordel Remoçado”; além de participar de programas televisivos voltados para a cultura popular e entrevistas para diversos meios de comunicação impressos e virtuais.

Em 2004, o cordelista consolidou a importância do seu trabalho ao ser convidado e diplomado como membro efetivo da Academia de Cultura da Bahia, assumindo assim uma cátedra nesta importante instituição que reúne personalidades de notório significado para a discussão acerca da cultura no Estado da Bahia.

Outro ponto que marca o trabalho deste cordelista, são suas constantes intervenções nas universidades, escolas e instituições ligadas a cultura do Estado da Bahia e do Brasil, participando de discussões, palestras e ministrando cursos; todos circundando o enfoque histórico-social do cordel e sua importância para a formação dos indivíduos.

Contatos de Antônio Vieira:
+55 71 3321.2867

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s