Comemorações do Centenário de Patativa do Assaré começam no Ceará


Retirado de Minc (Ministério da Cultura)

Texto: Juliana Lopes/Assessoria do evento

Grupos populares representam Patativa em diversos segmentos artísticos

Troféu Iracema - Zenon Barreto será entregue à familia de Patativa do Assaré  

Um cortejo pelos espaços abertos do Centro Dragão do Mar  no cair da tarde de quinta-feira,18 de dezembro, marcará a abertura do projeto Patativa em todos os Pontos-Centenário de Patativa do Assaré, iniciando as homenagens ao centenário de Nascimento do poeta Patativa do Assaré – celebrado em 5 de março de 2009.

Com o propósito de possibilitar o encontro de diversos grupos artísticos, dentre exposições, teatro, música, literatura e oficinas, o projeto também fará o lançamento do Amigos do Patativa, que visa arrecadar fundos para a restauração da casa do poeta cearense.

O evento que acontece nos dias 18 e 19 de dezembro, no Dragão do Mar, contará com a presença do secretário de Cultura do Ceará, Auto Filho, do professor BC Neto, e representantes da família da família do poeta e do município de Assaré. A ação é promovida pelo Instituto da Cidade, em parceria com os Correios.

A idéia surgiu não só para comemorar o Centenário de nascimento do poeta popular, mas para um conhecimento maior da obra do poeta, através das diversas artes promovidas pelos Pontos de Cultura do Estado do Ceará e demais grupos artísticos.

A programação do evento está comprometida com a integração de grupos populares, convidados a representarem Patativa dentro de seus seguimentos artísticos, debates que visam reafirmar a cultura cearense e a literatura que ultrapassa gerações. Serão realizadas mostras de artes integradas com a apresentação dos trabalhos preparados por Pontos de Cultura do Estado do Ceará e outros estados convidados.

Acontecerá uma integração entre inúmeros seguimentos artísticos: a música, com o coral instrumental Ponto de Cultura Aprendendo com Arte (CE) e o cantador Jair Moraes, passando pela arte cênica, com o teatro de Mamulengos (DF), uma exposição de fotografia e oficina de cordel, do  Ponto de Cultura Aqui tem Coisa (CE), darão ao público uma dimensão do artista Patativa do Assaré .

Estarão presentes ainda no Cortejo  do dia 18, o Maracatu Az de Ouro, a Quadrilha Folia na Roça, os Pontos de Cultura de Fortaleza Roteiro de Luz e Amanda , que apresentará uma vinheta de animação.

Será entregue o Troféu Iracema – Zenon Barreto à família de Patativa para marcar a data. O Troféu Iracema é uma comenda dado pelo Instituto da Cidade àqueles que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento, engrandecimento e valorização da cidade.

Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré
Segundo filho de uma família pobre de agricultores de subsistência, freqüentou a escola por apenas quatro meses, em 1921, mas desde então vem “lidando com as letras”, como ele mesmo afirmou. Atuava como versejador em festas, e quando comprou uma viola, deu-se início à atividade de compositor, cantor e improvisador. Seu primeiro poema publicado no Correio do Ceará se seu em 1926 e seu primeiro livro, Inspiração Nordestina, trinta anos depois, em 1956, seria lançado. Em 1978 publicou o livro Cante Lá que Eu Canto Cá, e em 1979 iniciou, com Poemas e Canções, a gravação de uma série de discos, entre os quais se destacam Canto Nordestino (1989) e 88 Anos de Poesia (1997).

Serviço

Projeto Patativa em todos os Pontos -Centenário de Patativa do Assaré
Datas: 18 de dezembro (a partir das 18h, com a abertura oficial às 19 horas) e 19 de Dezembro, a partir das 8h (com credenciamento).
Local: Centro Cultural Dragão do Mar
Acesso e Programação: gratuito
Informações: (85) 3253.3441/ 88509531

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s