Romance em vozes e gestos


Retirei a seguinte notícia em TRIBUNA DO NORTE

23/01/2009 – Tribuna do Norte

Dênia Cruz Sckaff – Repórter

Doze romances de Dona Militana dão corpo ao espetáculo “O Romanceiro” que é totalmente baseado nas narrações da artista popular, considerada a guardiã do romanceiro medieval nordestino e conhecedora de algumas dezenas de peças raras dos romanceiros ibéricos e brasileiros. O espetáculo, com única apresentação em Natal, acontece dia 29 de janeiro, às 20 horas, no Teatro de Cultura Popular – TCP, anexo a Fundação José Augusto. A entrada é gratuita.

A peça é fruto do trabalho de Véscio Lisboa, veterano dramaturgo potiguar que dirigiu o Auto do Natal de 2007. Véscio conta que levou um ano pesquisando a obra de Dona Militana para compor o espetáculo, que segundo ele faz um resgate da cultura popular com nuances da arte contemporânea. Foram selecionados os romances Prólogo, Romance de Clara Arlinda (versão do romance Clara Arlinda e Dom Carlos de Alencar – autoria de Ariano Suassuna), Guilhermina, Romance de Antônio, Coco da lagartixa, Romance do Valente Vilela, Os piratas, Romance de Maria, Romance da Moça que queria casar, Ô ingrato, Boi Mandigueiro e Jornada de despedida.

Segundo o diretor, será uma grande homenagem a maior recitadeira do RN, que este ano faz 84 anos com uma memória invejável e muitas histórias contadas para quem quiser ouvir. No dia do seu aniversário, 19 de março, o elenco irá ao sítio da artista, em São Gonçalo do Amarante, para fazer uma apresentação toda especial, será uma festa à moda de Dona Militana: “ao ar livre, embaixo das árvores, ao som dos pássaros”, conta Véscio. Nesse cenário “O romanceiro” será encenado como forma de demonstrar a admiração pela artista.

Buscando ampliar seus conhecimentos na arte popular, o dramaturgo bebe em várias fontes de pesquisa como livros, registros históricos e arqueológicos do Nordeste. Há dois anos ele recebe orientação de Deifílo Gurgel, folclorista e escritor potiguar, que está fornecendo dados sobre o folclore norte-rio-grandense. Além dos encontros com o folclorista, Véscio faz visitas aos sítios arqueológicos do RN, e conversa com pesquisadores e populares da região.

Os trabalhos de Véscio Lisboa em sua maioria têm um viés social. O artista há anos desenvolve trabalhos com foco na responsabilidade social como o projeto Rancho Cultural, Ong que inicialmente recebeu patrocínio da Petrobras e hoje é alto sustentável. Lá os jovens aprendem música, dança, teatro e artesanato, e a valorizar a cultura popular do nosso Estado.

Para esse espetáculo Véscio revela como foi pensada a composição da equipe: “Com exceção da coreografia, assinada por Ronaldo Damas de Natal, e o figurino e adereços confeccionados por dez artesãs do comunidade, fizemos questão de compor todo elenco com os jovens que participam das atividades do Rancho Cultural. São 35 artistas entre 18 a 24 anos, moradores do município de Diogo Lopes, esses jovens até seus 16 anos integravam o Programa de Criança da Petrobras, onde tiveram acesso a arte e foram conquistados por ela”, conta.

O diretor disse ainda que o cenário da peça é bem simples, porque o espetáculo tem a proposta de ser itinerante, por isso é no figurino que está a identificação cênica. Véscio destaca ainda que a parceria com a Petrobras foi fundamental em todos os sentidos, tanto para o espetáculo “O romanceiro” como para todo apoio recebido até hoje em seus projetos culturais. Para a apresentação em Natal a peça conta com patrocínio exclusivo da Petrobras.

E “O romanceiro” promete ser visto por muitos potiguares, pois a agenda do grupo está criando forma e a expectativa para este ano é levar a peça às Casas de Cultura do Estado, e visitar o maior número de municípios que puder. Depois de Natal as apresentações acontecem em Macau, Assu, Alto do Rodrigues, Mossoró e Caicó, tudo no mês de fevereiro.

Serviço:
Romanceiro. Dia 29, às 20h, no TCP rua Jundiaí, 641 – Tirol . Entrada Franca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s