Cacuriá Filha Herdeira


TEXTO RETIRADO do seguinte saite: Site Curupira

O Cacuriá é uma dança folclórica típica e cultural do Maranhão, foi criada há aproximadamente 32 anos no interior da capital e levada para a cidade de São Luís, por Dona Florinda e o Senhor Lauriano, mais conhecidos como: Filoca e Lauro.

O Cacuriá foi criado a partir do carimbó de caixa (instrumento de batuque), que era tocado com a caixa da Festa do Divino Espírito Santo.

A sua dança é coreografada, cheia de simbolismo, e cada passo da dupla transmite a manifestação da cultura, crenças e costumes do povo. É uma dança alegre, criativa, sensual e envolvente. As letras das músicas transmitem elementos da natureza, isto é; as brincadeiras de crianças e nossas cantigas de roda onde se falam dos anseios do povo. É uma forma de preservar e cultuar nossas tradições e conhecimentos populares.
O grupo “Cacuriá Filha Herdeira”, foi fundado na cidade de Sobradinho, em maio de 1993, por Dona Elisene de Fátima, filha de Dona Florinda e Seu Laurindo, criadores do cacuriá em São Luís do Maranhão (conforme conta em registro realizado pela pesquisadora de cultura popular em São Paulo, Paula de Fátima, responsável pelo Fórum Nacional de Cultura Popular), já tendo completado 10 anos na cidade.

Vale repetir que o grupo “Cacuriá Filha Herdeira”, é o único representante em Brasília, e quem sabe do Brasil a manter a verdadeira tradição do cacuriá com suas danças, indumentárias, músicas e instrumentos de caixa. A matriarca do grupo, Elisene de Fátima, é filha e legítima herdeira dos criadores desse folguedo popular.
O cacuriá em Brasília teve como sede o Centro de Tradições Populares de Sobradinho por 12 anos hoje busca o seu próprio espaço e conta com a participação de 10 pares de dançarinos e 05 instrumentistas, 04 coordenadores completando um número de 29 integrantes ao todo.

Existe hoje em Brasília, um grupo de pessoas que estão trabalhando no recolhimento de papéis e documentos que comprovem quem de fato criou esse folguedo e também quem são seus legítimos herdeiros e representantes. A intenção desse trabalho de pesquisa é finalmente realizar e recuperar material suficiente para se fazer à solicitação de tombamento de mais essa manifestação cultural.

Anúncios

5 comentários em “Cacuriá Filha Herdeira

  1. eu tive a oportunidade de ver de perto um grupo de cacuriá, eles estiveram aqui em belém durante a SEMANA DE CULTURA E REFORMA AGRARIA no mês de novembro.
    eu fiquei muito encantado com essa dança, ainda mais agora sabendo a origem dela.

    1. Prezado:

      Muito obrigado pela visita. Espero eu mesmo ver essa dança algum dia por cá no Rio de Janeiro. Como eu gosto de tudo que diga respeito à nossa Cultura, pesquiso e coloco aqui no blog o que me atrai mais, compartilhando assim (e ajudando na divulgação).

      No mais, fique na Paz e Bem.

  2. Apesar dessa dança ser uma boa parte de inspiração da dança do carimbó,mais vale apena ela é muito tipíca aqui em São Luis,vale a pena asistir essa dança ela é muito legal fiquei encantada desde o primeiro dia em que eu asistir ela…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s