Cantigas Infantis da Bahia


Concebi o projeto Cantigas de Infância, nos anos 90, a partir de pesquisa realizada no Sudoeste baiano, para garantir a preservação da memória de cantigas que foram parte do universo musical das décadas de 1960 a 1970 numa zona rural onde residi até os 10 anos de idade. Consta de 18 cantigas gravadas e prontas para download, com letras e partituras.

Ao reapresentar canções que fizeram parte da infância dos pais e avós de hoje, tentei contribuir para a manutenção de uma tradição e de sua transmissão, tomando a música como um instrumento de troca entre pais e filhos, tendo como objetivo incentivar momentos de carinho e vivência compartilhados. Por ter feito parte do repertório da infância de muitas pessoas, em diferentes períodos, tentei trazer este universo lúdico das crianças de hoje, garantindo a perenidade de canções que trazem aspectos educativos, registros da cultura popular e vivências infantis, em outras palavras, a preservação de um rico patrimônio imaterial que reafirma a importância desta coletânea.

As canções disponibilizadas tratam de amor, relação com os pais, trava-línguas, relações familiares intrincadas, tudo que diz respeito ao cotidiano de todas as crianças, de qualquer época. Por este motivo, tal como as histórias e brincadeiras infantis, seu conteúdo permanece

atual e interessante.

Além do ambiente familiar, as canções se configuram como rico material a ser aplicado em creches, escolas maternais, escolas de ensino fundamental, corais infantis e grupos musicais que se interessam pela história da música popular brasileira.

A gravação, possibilitada pelo Edital 03/08 Conteúdo Digital de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia, está à disposição de todos os interessados nos links:

http://www.soundcloud.com/cantigasdeinfancia

http://www.cacosmeusbotoes.blogspot.com

http://www.arabutan.com.br/cantigasdeinfancia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s