Quinteto Violado: Um Imaginário Nordestino


RETIRADO DO SAITE dos Correios, de seu Centro Cultural-RJ

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Quinteto Violado: Um Imaginário Nordestino

Quinteto Violado: Um Imaginário Nordestino

O grupo pernambucano celebra 40 anos de carreira numa viagem retrospectiva com exposição e concertos no Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, entre os meses de janeiro e abril.

Quinteto Violado faz sua primeira escala no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Correios, com a abertura da exposição “Um Imaginário Nordestino”, no próximo dia 26. Os concertos estão programados para o período de dois a cinco de fevereiro. O grupo realizará também concertos-aula com alunos das redes pública e privada, narrando episódios e demonstrando alguns gêneros tradicionais que inspiram sua proposta artística. Nas cidades que recebem o projeto também será lançado o livro Lá Vêm os Violados! (Editora Bagaço), no qual o crítico musical José Teles narra a história do grupo no contexto da produção musical brasileira.

Com patrocínio dos Correios e do Ministério da Cultura, o projeto celebra as quatro décadas de atividades ininterruptas do grupo, que estreou em outubro de 1971, em palco montado sobre as pedras do teatro ao ar livre de Nova Jerusalém, no agreste pernambucano. Desde então, o Quinteto tornou-se referência na música brasileira e nordestina, reconhecido por sua identidade sonora e pelo manejo refinado dos ritmos e gêneros populares.

Fotografias, imagens em audiovisual, entrevistas, testemunhos, um vasto material foi reunido para contar ou relembrar a trajetória do grupo por meio de projeções, estações multimídias e outras plataformas. Entre as imagens recuperadas em arquivos, destaque-se um dos encontros do Quinteto com Luiz Gonzaga. “A sustança, o tutano do corredor do boi. A vitamina, a proteína. Padim Cícero, Frei Damião. Ascenso Ferreira, Lampião, Cego Aderaldo, Nelson Ferreira, Zé Dantas. Tudo isso é o Quinteto Violado”, disse Gonzagão, antes de entoar Boiadeiro, acompanhado pelo grupo, em gravação do início da década de 1980 para a TV Cultura, de São Paulo.

Em um dos ambientes criados, uma linha do tempo convidará os visitantes a uma viagem por 40 anos de produção artística, com textos e imagens dos álbuns lançados e dos espetáculos montados. Na parede oposta, uma jukebox com os cerca de 50 títulos da discografia, entre álbuns, coletâneas e participações, dará aos visitantes/ouvintes a chance de criar sua trilha sonora. Nos depoimentos colhidos para a plataforma multimídia da exposição, o cantor e compositor, Lenine, ressalta a importância do grupo no contexto contemporâneo.

“O Quinteto Violado é pai de muitos criadores, que viram no trabalho deles uma poderosa afirmação da música nordestina, como uma expressão extremamente popular, mas extremamente refinada”, diz Lenine. “Durante muito tempo a música nordestina ficou associada apenas a um tipo de estética roots, sem muito refinamento. Eles surgiram para provar o contrário. O Quinteto faz parte do meu DNA, faz parte da minha genética e da minha formação”, completa.

Serviço:

Exposição “Quinteto Violado: Um Imaginário Nordestino”
Abertura: 26 de janeiro, às 19h
Visitação: de 27 de janeiro a cinco de fevereiro 2012 – de terça a domingo, de 12h as 19h
Concertos: de 2 a 5 de fevereiro, quinta-feira a domingo, às 19h – GRÁTIS (senhas retiradas uma hora antes de cada apresentação);
Local: Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro do Rio de Janeiro-RJ
Telefones: (21) 2253-1580
Visite: www.correios.com.br 
Patrocínio: Ministério da Cultura e Correios
Realização: Centro Cultural Correios

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s