Seminário – O que querem e fazem os cariocas?


RETIRADO DO SITE Prefeitura do Rio de Janeiro – Secretaria Municipal de Cultura

-x-x-x-

Pesquisa abordada no Seminário Cultura > O que querem e fazem os cariocas é divulgada ao público

26/11/2013 14:15:00

Na última segunda-feira, dia 25, a Secretaria Municipal de Cultura realizou o seminário Cultura > O que querem e fazem os cariocas. O seminário abordou os resultados da primeira pesquisa abrangente realizada sobre o perfil cultural da cidade e os hábitos de consumo de seus habitantes. O trabalho foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e pela JLeiva Cultura & Esporte, com suporte do Instituto Datafolha.

Trata-se de um fascinante (e ao mesmo tempo desafiador) retrato do modo como os cariocas se relacionam com a cultura, a produção cultural e as instituições culturais da e na cidade. Ela servirá de base para a política pública de cultura empreendida pela Secretaria Municipal de Cultura a partir de 2014 e pode ser muito útil para o conjunto do setor cultural carioca, além de constituir matéria-prima consistente para pesquisas/estudos acadêmicos.

A pesquisa será realizada anualmente, para que se possa ter uma série histórica. Pretende-se com isso mensurar tanto a eficácia da política pública de cultura, no que diz respeito à ampliação e diversificação da oferta cultural e ao estímulo ao incremento da demanda, quanto identificar as mudanças comportamentais dos cariocas relacionadas ao consumo de cultura. Espera-se que os resultados sejam objeto de amplo debate, a partir deste evento.

O seminário Cultura > O que querem e fazem os cariocas foi dividido em três mesas para debate:

Mesa 1 – Perfil Cultural dos Cariocas

A primeira mesa apresentou o perfil socioeconômico/demográfico dos cariocas e um panorama geral da prática de atividades culturais na cidade. Como elas se inserem no tempo livre da população, quais os hábitos mais frequentes, que fatores determinam a ida a cinemas, teatros e museus, quais os gêneros preferidos… Eis alguns dos temas que foram abordados.

Mesa 2 – O impacto das novas tecnologias

Na segunda mesa foi discutido o impacto das inovações tecnológicas no universo cultural na cidade. Como o uso cada vez mais frequente (e por períodos cada vez maiores) de celulares, tablets, computadores e serviços digitais influencia os hábitos culturais dos cariocas. Há redução do tempo dedicado a atividades culturais fora do mundo virtual?

Mesa 3 – Os territórios da cultura carioca e as barreiras de acesso

Na última parte do seminário foi aprofundada a discussão a respeito dos hábitos culturais dos cariocas, com destaque para as diferenças existentes entre as regiões da cidade e para os principais obstáculos que inibem a participação em atividades culturais. Neste cenário… Como fortalecer a cultura na vida social da cidade e expandir/diversificar a oferta e a demanda?

O evento, que aconteceu no Imperator, reuniu nomes como Paulo Betti, Cacá Diegues e Perfeito Fortuna, que comentaram sobre a importância do conteúdo levantado na pesquisa.

A apresentação feita durante o seminário e o relatório do DataFolha sobre a metodologia aplicada encontram-se, em anexo, logo abaixo. Os relatórios e as tabelas completas serão disponibilizadas em breve no site.

Arquivos relacionados:

» Habitos Culturais Carioca.pdf – –

» cultura_mesa_1.pdf – –

» cultura_mesa_2.pdf – –

» cultura_mesa_3.pdf – –

Anúncios

Um comentário em “Seminário – O que querem e fazem os cariocas?

  1. A cultura é uma das principais vocações cariocas. E um direito dos cidadãos. Tem um peso relevante na vida social do Rio e contribui decisivamente para a construção da imagem e da identidade da cidade, para a geração de renda e de empregos qualificados e para a inclusão social e a integração entre indivíduos, grupos e regiões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s