Antonio Nóbrega lança novo olhar ao popular em ‘Pai’


RETIRADO DO SITE Paraná Online

-x-x-x-x-x-

Antonio Nóbrega lança novo olhar ao popular em ‘Pai’

Publicação 06/05/2015 – 08h36 Atualizado 06/05/2015 – 08h36

Uma das características do trabalho de Antonio Nóbrega é a pesquisa por uma linguagem brasileira de dança que leve em conta as danças populares do País. E é essa a ideia presente em Pai, espetáculo da Companhia Antonio Nóbrega de Dança que estreia nesta sexta-feira, 8, como parte da programação do festival O Boticário na Dança.

“O que eu proponho é um tipo de coalizão, um casamento entre o mundo popular e aquele que se costuma denominar erudito”, explica o diretor e coreógrafo em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. Para ele, as danças populares brasileiras raramente consideram as técnicas tradicionais desta arte no Ocidente.

Para isso, Nóbrega associa as origens das danças a gêneros. “O universo popular brasileiro é das festas populares, da celebração, do entretenimento, que eu vejo como feminino”, diz, denominando como masculina a dança sistematizada, com técnicas. “Encontrei, então, na palavra ‘pai’ o melhor nome para o espetáculo”, afirma.

Brincante

Após lutar para conseguir manter sua sede na Vila Madalena, o Instituto Brincante, liderado por Nóbrega, deve deixar o local – que foi vendido para uma incorporadora – até dezembro, quando se muda para duas casas anexas ao prédio onde estava instalado. Apesar de ter tido alguns apoios, o instituto abriu um projeto na plataforma de crowdfunding Catarse para juntar verba de, pelo menos, R$ 100 mil. O valor é para custear a estrutura e o acabamento das novas instalações. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s