Não tenho NENHUMA PRETENSÃO COMERCIAL. Isso é apenas uma pequena contribuição para nossa Cultura, na qual atuo como simples concentrador/ replicador de informações. Organizo o que acho aqui e ali e indico, SEMPRE QUE POSSÍVEL, as respectivas fontes (NEM SEMPRE CONFIÁVEIS). QUALQUER PROBLEMA e havendo qualquer necessidade, entrem em contato comigo pelo email hecorjui@hotmail.com . Fiquem na paz e um grande abraço. Acessem o sítio da rapaziada do Jangada Brasil! Ele é ÓTIMO!
Caso precisem, entrem em contato pelo formulário abaixo
Adorei! Só achei que não fala muito sobre folclore matogrossense.
Beijo!
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Maravilha de site! Achei tudo que precisava!
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puxa vida.gostei muito de aprender.aaaaaaaaaaaadddddddoooooooooooooooorrrrrreeeeeeeeeiiiiiiiiiiii
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AMEI! demais demais de DEMAIS!
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por favor coloca mais coisa sobre foclore da regiao centro oeste
brigado!
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o q/È`floclore
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por favor coloquem um poema sobre a regiao centro-oeste.
Obrigada!
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coloca mais umas danças na região sul .. valew xaw
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ADOREI!!!
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essa postagem não me ajudou nada por favor coloque um texto e com figuras.
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ok alguns podem não goatar da minha resposta mas eu ñ tô nem aí pro que vcs pensam principalmente o que a altora pensa.
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oi tudo bem
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eu gostei meu povo!!!!
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eu gostei !!!
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vcs nao vao gostar mais vou falar
AQUI É ÓTIMO! pronto, falei!
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eu adorei muito
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eu amei pois me encinou muitoOoOoOo. gaAatO10
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ñ li mas me salvo de um trabalho q eu ñ consegui achar nada!!!!!!!!!!!!
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eu gostei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! pq eu tirei 10 dez no trabalho de educação fisica (Entende-se por Danças Folclóricas as expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem sazonalidade obrigatória. Tudo indica que é na coreografia que reside seu elemento definidor. Existe grande número delas no Brasil. Para a organização do inventário que se segue, foi necessária uma seleção, aqui definida pelos critérios de abrangência nacional e por algumas particularidades, regionais e/ou locais.
Região Centro-Oeste
· Caninha-verde (toda a região) – consta de uma roda de homens e mulheres que cantam e dançam permutando de lugares e formando pares. Os textos cantados são tradicionais e circunstanciais, acompanhados por viola, violão e pandeiro.
· Catira (GO) – semelhante à existente no sudeste, esta dança é executada por homens que sapateiam, rodopiam e palmeam um ritmo sincopado, intercalando com moda de viola, executada por dois violeiros.
· Siriri (MT) – dança de pares soltos que se organizam em duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres. No meio delas ficam os músicos. O início é dado com os homens cantando o “baixão”, acompanhados das palmas dos demais participantes. A seguir um cantador “joga” uma quadra que é repetida por todos. Neste momento um cavalheiro sai de sua fileira e se dirige à dama que lhe fica à frente, fazendo-lhe reverência e voltando ao lugar inicial. A dama o acompanha até o meio do caminho, quando então se dirige a outro cavalheiro retorna também ao seu lugar inicial. Este cavalheiro repetirá a movimentação do primeiro, e a dança assim prossegue até que todos os participantes tenham feito este solo. Os passos não têm marcação rígida, isto é são individualizados. O acompanhamento musical pode ser apenas rítmico, executado em tambor e reco-reco; às vezes também apresenta instrumentos melódicos, como a sanfona e a viola de cocho.
· Tambor (GO) – executada com um solista no centro de um círculo formado pelos dançadores. O ritmo é marcado por tambores e o canto é coletivo. A coreografia, desenvolvida pelo solista, distingue partes que recebem denominações específicas: “Jiquitaia”, “Serrador”, “Negro-velho”. A troca de solistas no centro da roda se processa através da umbigada.
· Vilão (GO) – dança de conjunto cujos participantes se subdividem pela função: Batedores, Balizadores, Músicos, Regente e Chefe do grupo. Organizados em semicírculo, os Batedores, trazendo longos bastões de madeira, dão batidas nos bastões do parceiro, ao ritmo da marcação do apito do Regente e da execução musical da banda. Há uma série de movimentos que compreendem giros de corpo, volteios dos bastões, troca de lugares, encerrando com uma sequência de sete outros gestos rapidíssimos, chamados “Cerradinhos”, que constam de batidas realizadas com os batedores agachados.)
UFA!!!!!!!!!!!ACABEI!!!!!!!!!!!!@@!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
eu odeio escrever!!!!!!!!!!!
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EU GOSTEI PQ EU TIRI 10 @DEZ NO TRABALHO DE ED.FISICA
MAS CANSA
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eu amei muito gostei até d+
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