Danças Folclóricas Brasileiras – Nordeste


Retirado de http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf

IMPORTANTE: NÃO SOU O AUTOR destas linhas abaixo e gostaria muitíssimo que o nome do distinto figurasse aqui no início. Segue a bibliografia abaixo.

DANÇAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS

Entende-se por Danças Folclóricas as expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem sazonalidade obrigatória. Tudo indica que é na coreografia que reside seu elemento definidor. Existe grande número delas no Brasil. Para a organização do inventário que se segue, foi necessária uma seleção, aqui definida pelos critérios de abrangência nacional e por algumas particularidades, regionais e/ou locais.

Região Nordeste

· Cavalo Piancó (PI) – originária do município de Amarante, cavalheiros e damas, formando pares, compõem um círculo e dançam imitando o trote de um cavalo manco. O andamento musical varia entre apressado e moderado e a coreografia às marcações determinadas pela letra: trote apressado, trote requebrado, batidas de pés, galope saltitante etc. A letra pode ainda ser improvisada, o que influi na coreografia dos dançadores.

· Ciranda (PB, PE) – dança desenvolvida por homens, mulheres e crianças. Os dançarinos formam uma grande roda e dão passos para dentro e para fora do círculo, provocando ainda um deslocamento do mesmo no sentido anti-horário. A música é executada por um grupo denominado “terno”, colocado no centro da roda, tocando instrumentos de percussão – bumbo, tarol, caixa, ganzá – e de sopro – pistons e trombone. As canções, tiradas pelo mestre-cirandeiro e respondidas pelo coro dos demais, têm temáticas que refletem a experiência de vida.

· Coco (toda a região) – difundido por todo o Nordeste, o Coco é dança de roda ou de fileiras mistas, de conjunto, de par ou de solo individual. Há uma linha melódica cantada em solo pelo “tirador” ou “conquista”, com refrão respondido pelos dançadores. Um vigoroso sapateado denominado “tropel” ou “tropé” produz um ritmo que se ajusta àquele executado nos instrumentos musicais. O Coco apresenta variadas modalidades, conforme o texto poético, a coreogra-fia, o local e o instrumento de música. Os “Coco solto”, “Quadras”, “Embola-da”, “Coco de entrega”, “Coco de dez pés” são referidos pela métrica literária; os “Coco de ganzá”, “Coco de zambê”, pela música; os “Coco de praias”, “Coco de usina”, “Coco de sertão”, pelos locais; os “Coco de roda”, “Coco de parelhas ligadas”, “Coco solto”, “Coco de fila”, “De parelhas trocadas”, “De tropel repartido”, “Cavalo manco”, “Travessão”, “Sete e meio”, “Coco de visitas”, pela coreografia. A umbigada é presente em muitas variantes. No Rio Grande do Norte o Coco é chamado “Zambelô”, “Coco de zambê” e “Bamdelô”. Possui um instrumental mais complexo, constituído por atabaques, pequenos tambores, ganzá e afoxé ou maracá.

· Dança de S. Gonçalo (Al, BA, MA, PI, SE) – dança religiosa, organizada em pagamento de promessa devida a São Gonçalo. O promesseiro é quem organi-za a função, administrando todo o processo necessário à realização deste rit-ual. Em Sergipe essa dança é executada somente por homens. A única mulher presente não tem papel ativo. Este grupo é constituído por: “Patrão”, “Mari-posa”, “Tocadores”, “Dançadores”. Patrão e dançadores usam trajes especiais. O primeiro veste-se de marinheiro, por influência do mito; os demais usam indumentária que revela influência árabe: anáguas e longas saias floridas, blusa de renda branca cavada, xale colorido em diagonal no peito, turbante envolvido em fitas multicores, colares e pulseiras. A coreografia consta de uma série fixa de evoluções que se repete a cada jornada.

· Dança do Lelê (MA) – também conhecido pelos nomes de Péla ou Péla-porco, o Lelê é dançado em pares dispostos em filas lideradas pelos “cabeceiras” ou “mandantes”, “de cima” e “de baixo”. Esta dança compreende quatro partes distintas: “Chorado”, “Dança Grande”, “Talavera” e “Cajueiro”. Os instrumentos musicais são a rabeca, o pifano, castanholas artesanais, violão, cavaquinho e pandeiro. Os cantos, improvisados, são inspirados em acontecimentos do cotidiano. O Lelê é dança de salão sem dia nem mês específicos, embora possa ser organizada como dança votiva ou fazer parte da Festa do Divino e de outros santos populares.

· Espontão (RN, PB) – o nome deriva da meia-lança usada pelos sargentos de infantaria no século XVIII. É realizada por grupo de homens negros, cada um deles trazendo uma pequena lança com a qual desenvolvem uma coreografia que simula guerra. O chefe, denominado “Capitão da lança”, é o que leva a lança grande. percorrem as ruas ao som de tambores marciais; nas casas que visitam dançam agitando a lança e os espontões, realizando saltos de ataque, recuos de defesa, acenos guerreiros, numa improvisação que revela grande destreza nos movimentos. Não há cânticos mas acompanhamento rítmico produzido nos tambores marciais.

· Frevo (PE) - embora esteja praticamente em todo Nordeste, é em Pernambuco que o Frevo adquire expressão mais significativa. Dança individual que não distingue sexo, faixa etária, nível sócio-econômico, o frevo frequenta ruas e salões no carnaval pernambucano, arrastando multidões num delírio contagiante. As composições musicais são a alma da coreografia variada, complexa, acrobática. Dependendo da estruturação musical, os frevos podem ser canção, de bloco ou de rua. A coreografia recebe denominações específicas: “Chã-de-barriguinha”, “Saca-rolha”, “Parafuso”, “Tesoura”, “Dobradiça”, “Pontilhado”,
“Pernada”, “Carossel”, “Coice-de-burro”, “Abanando o fogareiro”, “Caindo nas molas” etc.

· Maculelê (BA) – bailado guerreiro desenvolvido por homens, dançadores e cantadores, todos comandados por um mestre, denominado “macota”. Os par-ticipantes usam um bastão de madeira com cerca de 60 centímetros de com-primento. Os bastões são ba-tidos uns nos outros, em ritmo firme e compassado. Essas pancadas presidem toda a dança, funcionando como marcadoras do pulso musical. A banda que anima o grupo é composta por atabaques, pandeiros, às vezes violas de doze cordas. As cantigas são puxadas pelo “macota” e respondidas pelo coro.

· Pagode de Amarante (PI) – de origem africana, o Pagode de Amarante é desenvolvido com os dançadores formando duas fileiras de pares que se cruzam sem obedecer a marcações coreográficas estabelecidas. Cada par improvisa movimentos com rodopios, sapateado e ginga. A música é executada por dois cantadores e ritmada no “gafanhoto”: consta de um pedaço de pau oco medindo cerca de quinze centímetros de comprimento, batido com um pedaço de madeira, tocado por todos os homens que dançam.

· Tambor de Crioula (MA, PI) – dança das mais recorrentes no Maranhão, é caracterizada pela presença da umbigada, que recebe o nome de “punga”. Desenvolvida com os dançadores em formação circular, a coreografia é executada de forma individual e consta de sapateios e requebros voluptuosos, com todo o corpo, terminando com a “punga”, batida no abdômen de outro participante da roda. Os cantos são repetitivos, à semelhança de estribilho. O ritmo é executado em três tambores feitos de tronco, escavados a fogo. O tambor grande é chamado Socador; o médio, Crivador ou Meão; o pequeno, Pererenga ou Pirerê.

· Torém (CE) – dança de terreiro com participantes de ambos os sexos que se colocam em formação circular, com o dançador solista ao centro. Tocando o Aguaim – espécie de maracá – o solista executa movimentos de recuo e avanço, requebros, sapateios, saltos, além daqueles imitativos de serpente e lagarto, reveladores de destreza e plasticidade. Os demais participantes marcam o compasso musical com batidas de pés enquanto vão girando a roda no sentido anti-horário. A música, à capela, é cantada pelo solista e repetida pelo coro de dançadores. O “mocororó” – suco de caju fermentado – é distribuído
fartamente durante todo o tempo da dança.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Melhoramentos, 1976, 4ª
ed.
DANTAS, Beatriz Góes. A Dança de São Gonçalo – Cadernos de Folclore nº 9. Rio de Janeiro: Funarte/MEC,
1976.
FERRETTI, Sérgio F. (Coord.). A Dança de Lelê. São Luis: Fund. Cultural do Maranhão, 1977.
FRADE, Cáscia. Folclore Brasileiro – Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
____________. (Coord.). Cantos do Folclore Fluminense. Rio de Janeiro: Presença Ed., 1986.
LACERDA, Regina. Folclore Brasileiro – Goiás. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MARTINS, Saul. Folclore Brasileiro – Minas Gerais. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1982.
MELLO, Veríssimo de. Folclore Brasileiro – Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MENDES, Noé. Folclore Brasileiro – Piauí. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MONTEIRO, Mário Ypiranga. Livronal. Manaus: Jorge Tufic Ed., sem data.
NEVES, Guilherme Santos. Folflore Brasileiro – Espírito Santo. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1978.
ROCHA, José Maria Tenório. Folclore Brasileiro – Alagoas.Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
RODERJAN, Rosely V. R. Folclore Brasileiro – Paraná. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1981.
SERRAINE, Florival. Folclore Brasileiro – Ceará. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1978.
SOARES, Doralécio. Folclore Brasileiro – Santa Catarina. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
VALENTE, Valdemar. Folclore Brasileiro – Pernambuco. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
VIANNA, Hildegardes. Folclore Brasileiro – Bahia. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1981.
VIEIRA FILHO, Domingos. Folclore Brasileiro – Maranhão. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.

About these ads
Categorias: AL, BA, CE, cultura, cultura popular, dança, dança folclórica, danças folclóricas, folclore, MA, NE, PB, PE, PI, região nordeste, RN, SE | Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , | 318 Comentários

Navegação de Posts

318 comentários sobre “Danças Folclóricas Brasileiras – Nordeste

  1. Olá! Valeu por isso, tou fazendo uns trabalhos e amando.

    Bjusssss

  2. Obrigada! Me ajudou bastante! Beijos!

  3. Meire Melo

    Gostaria se possível, q vcs me enviassem algumas letras do coco de roda p/ ensaio c/ crianças. Sou educadora da rede municipal de ensino e estou precisando.
    Desde já agradeço a atenção.

    • Caburé

      Prezada:
      Muito nos honra sua visita. Tenho cá comigo um cd da Cila do Coco, e uma ou outra música do Antônio Nóbrega e algumas coisas mais dispersas. Entrarei em posterior contato com a sra, por email, lhe dando mais informações.

      Grande abraço Romançal! \o/

  4. Alisson

    Site legal me ajudou bastante.Valeu!

    • FABIANA

      Gostei muto to fazendo uns trabalho e to adorando

      BJJJJJJJJJJSSSS

  5. É um Site muito bom que me favorecerá nos meus estudos e projetos temáticos do folclore brasileiro

  6. Ôhhh!!!! muitoo bom mesmo!!!

  7. leilane

    eita cm me ajudou

  8. erica

    lindo

  9. KaiioRenaan

    Me ajudou muiito no Trabalho de folclore !.!

  10. Mee ajuudoou muiito no trabalhoo de CULTURAA ‘ ,

    oobg aiii genteeee ‘

  11. Rita

    Adoreiiiii

  12. Ana Vitoria

    adorei me ajudou muito na minha feiuti

  13. Biianca

    ameiii tudo isso…

  14. rafaela

    muitoo legal v6 esporem umas materias tao interessantess.

  15. juan

    valeu de me ajudar para o trabalho da escola xau bjossssssssssss

  16. BEATRIZ

    OBRIGADA ME AJUDOU DEMAIS!!!
    MEU TRABALHO VAI PARA FRENTE!!!!
    CONCERTEZA UM DEZ JÁ VEM POR AÍ!!!!
    UM BEIJÃO PARA O AUTOR E SUA EQUIPE!!!
    VOLTO LOGO PARA PESQUISAR TCHAU!!!

  17. euteamoo muitoo JUNIOR BEATRIZMARTINS

  18. vlw cara me ajudou bastante abraçosss

  19. Oiee!!! Gostei muitoo bom eu adorei agora espero que minha prof adore tambem
    bjssss xau até a proxima

  20. felipe andrade

    sou de santa catarina e vou fazer um auto de natal , e gostaria muito c podesse ter a musica das pastorinhas, das mais antigas pois tentarei usar ela nesse auto de natal. é linda en diz muitos mais que uam simples musica , ja venho nessa agaradecer.

  21. Náa

    Me ajudouu muuiittooooo.

    Obrigada

  22. eduarda gloria raiol valino

    este relato sobre as danças é muito bom para fazer pesquisa escolar . ass:eduarda

  23. Jenniffer

    UFA, achei o que precisava, ainda bem, to fazendo um trab. e tá hiperdifícil e a profª é hiiiiperchata…
    VLW

  24. Nossa, muuuito obrigado por postar isto, vai ser a nota da minha prova o trabalho que estou fazendo a respeito disso, mil vezes obrigado!

    beijos.

  25. Amei esse site, pois me serviu muito para o slide que irei apresentar em seminário da região nordeste!!

  26. Ana Rafaela

    Eu procurava saber mais sobre o nordeste, como tudo ocorre para uma apresentação do folclore nordestino.

    Gostei!!!

  27. sophia

    nossa muito obrigada vai
    ser muito util esas danças para
    o meu trabalho.. mil obrigadossss

    bjoo0o0ooo00..

  28. cris

    obrigada eu precisava disso pra o meu trabalho de escola beijosss fuiii

  29. eu gostei muito das danças citadas

  30. Carol

    Muito obrigado gostei muito das danças em que falaram pos muitos site mostra coisa manada importante para a pesquisa

  31. Minha prof vai gosta do meu trabalho

  32. R= tambor de mina

  33. to adorando estudar essa materia

  34. joãopedrosilvad

    é muito legal

  35. ajudou bastante no nosso trabalho.

  36. Rose Anne

    Sou professora de Educação Física de Macapá e a festa junina deste ano terá o foco voltado para a região nordeste, por isso esse texto tá demais, valeu!

  37. Muito bom as coisas daqui estoou fazendo um trabalho adoreii tudas as informações

  38. Greice

    pbrigada por me ajudar,
    valeu,valeu mesmo

  39. amei esse assunto!!!

  40. muito bom

  41. e mtO bom maiis naum seii se e iissOo msmO pro Meu trabalhO
    bjoKas abarçOs

  42. itacyara leite

    muuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada, está ótimo essa resolução!! :}

  43. luana

    Achei isso tudo muito LEGAL!

    Kisses

  44. midian

    gostei

  45. ana clara

    ADOREI E OTIMO PARA TRABALHOS DE ESCOLA.

  46. adorei vou fazer uma materia sobre isso

  47. luiza_m_

    vlw msm to fazendo um trabalho de geografia , mas q na verdade vale nota pra 3 matérias pra uma exposição ! valeeu !1

  48. Gabriel

    Legal, Gostei Muito Mesmo Do Site, Ele me ajudou em meus estudos !!!! e sempre vai me ajudar…

  49. Paulo Vinicius Rosa Da Silva

    legal gostei me ajudou na pesquisa de portugues sobre folclore valeu…………………..

  50. thalya, kelly, luisa, matheus, érivanda,

    estamos muitos agradecidos vamos ganhar uma nota ótima ok!!!!

  51. Iranildes

    Boa noite.

    Minha filha precisa fazer um trabalho a qual é necessário de 15 músicas folcloricas de cada Estado Brasileiro, eu não estou conseguindo ajudar ela.
    O que vocês podem fazer para ajuda-la?

    Aguardo retorno.
    Iranildes

  52. Juliana

    Muito legal seu site
    Essa matéria me ajudou muito, para um trabalho da escola
    Parabéns
    :D

  53. larissa

    entendi

  54. ola no momento estou fazendo um trabalho sobre isto e achei muito legal manda mais pelo meu email ta bom

  55. Francisco Oliveira

    Complementando!

    A dança de São Gonçalo também ocorre no Estado do Ceará, nos municípios de Juazeiro, São Gonçalo do Amarante, Baturité, Itapipoca.

  56. julia

    oie eu adorei de verdadeessa dança e bom quue nos qui vimos aqui fazer traabalho possamos conhescer sua sdanças do nordestes bjussss de julia rosa amei!!!!!!”””””#####%%%%5&77&7&&&++++++++++++++++++adorei

  57. julia

    adorei o bom que de tudo issso nos que viemos fazer trabalhos de escolas ou ateh mesmo conhescer as danças do noredeste podemos ter uma chance de conhescer tudo que acontesce no d=nordeste de bom ou de ruim que acontesce por aquelaas profundessas nordestinas Eessa materia me ajudou muioto pro trabalho da escola e no momento estou fazwendo o trabalho sobre isso mas achei muito show esse trabalho Parabens de verdade!!!! bjussss obrigadaaa+==

  58. muito louco isso esina muito

  59. Alexia eEmylli

    bota menas coisas e bota musica tipica do nordeste para pesquisa

  60. VICTOR DE OLIVEIRA SOUSA

    FESTAS DO FOLCLORE NORDESTINO

  61. vc podia colocar as musicas

  62. paloma

    waleu poxa stou fazendo um trbalho eo o prof e mais do q insurpotavel

  63. mim ajudou muito na minha dança

  64. beatriz

    nao me ajudou mas tudo bem,
    eu queria dancas no norte porque antes deu clicar apareceu que tinha dancas onde eu queria mas na hora que eu apertei nao tinha nada.

  65. MUITO LEGAL GOSTEI

  66. NOSSA QUE LEGAL , SABE QUE ASSIM POUCAS PESSOAS GOSTAM DE PROCURAR OQ TEM DE MELHOR NESSAS REGIOES NORDESTE E EM OUTRAS REGIOES TAMBEM..
    E NA CIDADE DE ARRAIAS TAMBEM TEM DANÇAS , AS MARCHINHAS QUE TODO ANO TEM, GOSTARIA MUITO DE UM DIA VCS DE TODO BRASIL VISITAREM MINHA CIDADE DE ARRAIAS…. ABRAÇOS

  67. adorei dimais

  68. gustavinho

    eu kero a musica ño desenvolvimento

  69. valeu gostei muito estou fazendo um trabalho e esse site me ajudou muito

  70. sabrina

    Adorei me ajudou muuuuuuuuuito pra valer no trabalho de historia folclorica

  71. juliana peterson

    adorei tudo tudo esse e um dos melhores saites
    que ja estudei e compreendi um grande bjs juliana

  72. Isa tkm

    eu queria um video da musica pq estou fazendo trabalho

  73. Isa tkm

    se n gostaram venham aki e deem um jeito colando do site dos outrosssssssssss

  74. é muito irrado

  75. muitobom

  76. Gisele

    Nossa ! Valeu mesmo ! Esse site é tudo de bom, não perca de ler tudo o que está escrito , pois não vai perder seu tempo . Gostei muito desse site . Estão de Parabéns ! ! !
    Beiijos !

  77. quem sabe me fala 2 musicas pequenas do folclore brasileiro ? to fazendo trabalho :S

  78. site irado me enfluencio muito tem bastantes coisa

  79. achei muito egal esse site pois fonesseu tudo, abslutamete tudo que eu queria de danças foucloricas da regiao nordeste.
    parabéns por esse site parabéns ;) ;) ;) ;)

  80. andreia

    muito bom valeu

  81. Joyce Nogueira

    ‘Me ajudou bastante ! tô aqui fazendo trabalho ;S;S

  82. sté

    valelllllll

  83. bom gostei deste site pq contia tudo o que eu presisava para o meu trabalho de geografia!!!!!!!

  84. obrigado mesmo ,me ajudaram muitao!!!

  85. gabriela

    meu, agora vo tira um A !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  86. isabelly

    aff, eu não consigo achar o que eu quero sobre as danças tipicas do nordeste, sabe eu quero uma coisa tipo uma coisa mais espeçifica dizendo o nome das danças e dizendo tambem algo sobre aquela determinada dança, então por favor poste algo tipo um resumo de cada coisa, por que assim não dá pra entender nada!
    Ah eu sei eu falo d+…
    Olha meu nome é isabelly e tenho 11 anos e tô atras de alguma coisa sobre a dança nordestina, mas eu nãõ acho, por favor poste algo sobre o que eu quero!!!!!!!!!!!!!!!

  87. ludmila

    oi obrigado pela ajuda

  88. esse site esta me ajudando muito na pesquisa de geografia ,pq a professora dividiu em grupos de tres e o meu grupo ficou com a regiao nordeste ,no dia da apresentaçao vamos apresentar comidas ,trajes ,e artesanatos e vou colocar um cd com musicas da regiao quem achar mais alguma que nao seja essas que vou escrever
    forro pe de serra ,baiao;xote;xaxado,coco,cavalo pianco,ciranda ,dança de sao gonsalo,dança do lele ,espontao,frevo , pagode de amarante,tambor de crioula .torem
    obrigaDO A QUEM ME AJUDAR PODEM RESPONDER NESSE MESMO SITE

  89. raquel

    e muito emportante esse parta com esse comentareo

  90. valeu mas bota o nome do autor e bota mas coisa mas dança mas coisas pq eu precisei botar o nome do autor no trabalho e nao tinha mas valeu ajudou muito!!!!!

  91. voces estao me ajudando muito nesse trabalho

  92. voces estao me ajudando muito neste trabalho

  93. Antonio José da Silva Santos

    MUITO BOM!

  94. Lucas Galvão Guimarães

    Vlw !!! Tenho um trabalho q vale só 5 + só q eu não entreguei no dia e agora só vle 4 + vlw

  95. kessi

    obj adorei estou fazendo um trabalho e a professora e muito exigente valeu

  96. gostei tirei 10

  97. Rayssa

    gostei muito tirei 10 super d+++++++++♥

  98. SOLANGE PRADO

    Gostei muito, e aprecio o cuidado e o respeito que você tem pelos seus visitantes. Espero que continue este trabaljo, pois é muito dificil encontrar alguém assim, que se dedique pela cultura. Obrigada. Foi de grande ajude.
    Saúde, sorte e sucesso sempre.

  99. SOLANGE PRADO

    Meus parabéns!!!

  100. ME ADISONEN AI MATMATHEUS2@

  101. Parabéns Adorei o site…Me ajudoumuito na pesquisa de Educação Física…Espero tirar dez na unidade…….

  102. parabens me ajudou muito esse site me ajudou no trabalho de educaçao fisica espero tira um dez no trabalho !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! muito obg !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  103. Julie Amanda

    Oiii.. estou procurando danças folcloricas para minha mãe fazer na festa junina da escola .. e quero uma ajudar com letras de musicas desses temas que vocês escreveram… da dança do lelé entres outros .. fico grata si mi ajudarem ..
    ;*

  104. rodrigo

    pessoal quas as danças tipicas de belo horizonte ?

    • clara de assis araujo de oliveira

      meu filho, nao e so em belo horizonte que tem danças boas nao!para a sua informaçao!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  105. clara de assis araujo de oliveira

    o meu professor de dança mandou eu fazer uma pesquisa de todas as danças que ja ensaiamos. e puxa, e chato d+!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  106. Anônimo

    Valeu mesmo, quase que eu fico sem fazer o trabalho

  107. lais

    valeu graça au seu site u passei em ed.fsica

  108. £UC!"€££¥

    Valeu a pena contar cm vxs meu prof * vai adorar meu trabalho

  109. E MUITO INTERESANTE

  110. Ai que bom q achei esse dite haaahahaa esse por mais incrivel q pareça é um trabalho educaçao física tive pq eu nun vo dançar kk ai sempre preciso fazer trabalho mais ai maeu aliado bjus

  111. Lizandra Cristina

    Adorei!!!
    E espero que minha professora também goste née?
    vlws…
    :D

  112. thalya

    gostei do trabalho

  113. GREYCE

    cara esse site é 10!!!!!!!!JÁ É O SEGUNDO TRABALHO Q/ FASSO NELE!!!!!!!!!!!! VALEU A PENA FICAR 2 HORAS EM FRENTE AO PC!!!!!!!!!!!!!KKKKKKKKKKKKK!!!

  114. claudia

    a valorização da cultura deveria ser geral mas são poucos reconhecedores dessa arte designada como folclore arte essa que destingui suas regiões e costumes.

  115. Viickzinha Luiisa

    Vlw ajudo bastante no trabalhoo velho…

  116. Aline Santana

    OI! Puxa vida o site é otimo! tambem é um trabalho de escola, minha amiga mandou eu pesquisar pra ela…
    Hum, gostaria de saber se voce tem algum arquivo ensinando ingles, assim tipo coisas basicas, ou algum site qu evc recomenda, eu sempre assisto filme em ingles, ( com legenda, Claro )é uma coisa que eu adoro, Bom depois passo por aqui novamente e vejo se tenho alguma resposta.

  117. carol

    muito obg vc me ajudou muito agora meu trabalho de escola vai fikar muito bom!

  118. legalzinha essas musicas

  119. sou uma das melhores aluna e eu vo tirar um 10 com a ajuda desse sit

  120. Laura

    Valeeu ! Me ajudou no trabalho de educação física (a prof é chatésima)

  121. KELLEM

    OBRIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIGADA MSMO VC ME AJUDOU MUIT NO MEU TRABALHO………….. AGORA SIM VAI PRA FRENTE…BJ

  122. lizandra

    a minha nota e 5 nao tem figuras

  123. esse texto me ajudou muito valeu, depois publica de outras regiões também

  124. Ameiii pois me ajudou miitooo♥tirei um 10em historiaaaaaa@!##

  125. Olá!Valeu pelas respostas,eu estou fazendo uma pesquisa para uma apresentação de danças folclóricas eu tenho que falar,explicar e mostrar um pouco sobre nosso folclore e tudo d bom q tem pra nos mostrar e oferecer;e aki eu achei tudo q preciso;valeuuu

  126. oiii gostei muito desse site ele tem tudo q precisamos para uma boa apresentação de trabalhos escolares e muito mais!!!Valeu pela ajuda!!!

  127. GOSTEI MUITO E VOU COLOCAR NO MEU TRABALHO*-*

  128. ju

    e munto legal saber sobere as danças flolhore

  129. nilson

    Mee ajuudoou muiito no trabalhoo de CULTURAA ‘

  130. Obrigada! Meu trabalho sobre o folclore só funcionou com a sua ajuda!

  131. -pauulinhaa-

    gosto muito do nordeste

  132. the wizard

    issoo me ajudou ,muito no meu trabalh

  133. me ajudemmm quem estiver on me ajude!é assim:3 danças tipicas!me ajudemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm obrigado!

  134. legal ! Mas um pouco confusaa !!

  135. adorei me ajudol muito

    adorei me ajudou com o meu trabalho de historia

  136. seila

    qe site bom! adorei tudo!

  137. BEL BARROS

    SEU SITE IS MUITO BOM CONTINUE PUBLICANDO POR QUE AJUDA MUITAS PESSOAS COM TRABALHOS ESCOLHARES.

  138. gustavo

    muito bom minha prof de artes vai adorar

  139. gustavo

    laura eu te amo

  140. bruno

    valeu a pena me dar resposta

  141. Hakita Fernanda

    Valeu!!!!!!me ajudou muito

  142. pamela

    nossa adorei tirei 100 no trabalho de artes. valeu

  143. July Nara

    Obrigado estou fazendo um trabalho e esta mi ajudando muito msm !

  144. Donluscap

    Vlw também estudano pra prova e me ajudou tirei nota máxima

  145. marina

    adorei ajudou muiiiito no meu trabalho

  146. Pamela

    gostei mto!! Mas meu professor pediu pra eu pesquizar uma dança com o nome de “Hilo” mas ate agr nada,Mas enfim isso ja da pra fazer um pedaço de meu trabalho

  147. danila

    eu tambem gostei ate de mais ta otimo mulequq doido

    i
    love
    you……………………………..

  148. eu gostei mais eu to procurando as danças no nordeste nao as dançs flocoricas

  149. Amei, o trabalho é enooorme sobre tudo dos estados do nordeste, muitoo obrigado

  150. joao newton

    Estou procurando quem pode me informar sobre a dança folclorica dos anos 40 chamada (dança do carritel),em itapipoca, eis algumas frases da música da época, O carritel embolando pelo chão amanhã vou trabalhar no caminhão do coroné……..é mais ou menos assim

  151. eduarda

    bom dmais vou tirar dez vlw

    bjocas

  152. e muita coisa eu vou ter que fazer da regiao norte nordeste sul sudeste centro oeste e muita coisaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  153. Nossaaaaaaa !! Ameiii muitooo muitissimoo Obrigadooo !!

    bjuss too amandooo !! Vlww

  154. Nossa euu tbmm ameiii amigaa !! d++

    bjããããooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo vlwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  155. Obriiggadoooo Coonnseguiii

    VValleeww beijjjããoo Jéssica Boorodiak tt amo pollakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!

  156. larissa

    bom de mas vaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllleeeeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuuuuu

  157. Matilda

    SEGUE NO TWITTER:

    MATILDA.STEFANE@HOTEMEIO.COM

  158. Gabriel *-*

    Valeu eu precisava msm disso obg!

  159. larissa

    lindo

  160. rosa beatriz

    foi muito util pra mim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  161. valeu amei fiz meu trabalho tirei um 10

  162. erika arruda

    erika arruda valeu !!!!…………….
    beijão……..

  163. Gostei desse site me ajudou muiito tenho um semnario tirei nota 9.5

  164. jheniffer

    eu AMEEEEEEEIIIIII esso eo ooooooooooooooooooooooo

  165. leidiane

    eu amei ………………………

  166. eu estou fazendo um trabalho sobre a região Nordeste muito legal !

  167. Cristopher

    Muito legal gosteiiii!!!!

  168. muito legal adorei thais galvão de bastos de são borja

  169. kesia kerem

    adorei!e muito legal fazer meu trabalho incrivel

  170. Valeu. O meu trabalho ta muito difícil e com essa ajuda tenho certeza vo tirar dez no trabalho

  171. Essas danças são muito legais pois cada um representa a história de cada estados do Nordeste, principalmente a Bahia e o Ceará que são estados folclóricos, culturais e que são estados famosos.

  172. suzana maria

    essas danssas sao boas

  173. Sophia Oliveira

    Muito bom…obrigada pela ajuda!Estava precisando fazer um trabalho!

  174. masssss ate que bom uai

  175. thaina

    muito bom tenho que fazer um trabalho sobre essas danças mas ficaria mais legal se tivesse as fotos de cada dançla ia ajuda mais ainda

  176. Alicia

    ajudou bastante no meu trabalho escolar’ amei o site obrigadaew ; )

  177. muito bom

  178. jord@n

    muito bom gostei muito

  179. Beatriz

    muito bom adorei

  180. vani

    adorei ajudou a fazer meu trabalho

  181. Denise

    isso eh tudo de bom, ajudou-me bastante.

  182. adorei muito esse site me ajudou bastante na escola tirei um dez obrigado a voces beijos

  183. erick

    eu tb tirei dez no trabalho so por causa desse saite

  184. muito boa

  185. estou fazendo uns trabalhos e estou me amarrando

  186. Muitooo bom mesmo eu adoreii esse site me add no facebook vickekoba@hotmail.com *—-*

  187. jaynny

    muito ogrigada pelas resposta, esse site é muito legal

  188. essa nao é minha resposta

  189. thatha

    essa resoosta eh muito imoral

  190. eu gostei um pouco e achei muito grande as musicas

  191. eu adorei muito bom bjs pessoal

  192. cassiane

    valeu era o que eu precisava

  193. nao era o que eu tava querendo

  194. Melo Salviano

    É um material bastante enriquecedor.Gostei muito.

  195. beatriz

    valeu tirei 10 no meu trabalho

  196. seutas

    muita obrigado

  197. bia

    muito bom. gostei demais, demais, do que vi aqui

  198. eu sou amanda

  199. raana

    chato

  200. ADOOREIIIIIIIIIIIIIIIII
    ESTE TEMA

  201. Muito bom! Me ajudou e MUITO! Valeu mesmo!

  202. amei obrigado vlw :D

  203. eu adorei esse texto bjs

  204. camila

    que coisa,muito legal amo todos voçes tchau! beijos

  205. hemilly

    isso é legal,aaaammoooooo voçes amados de pattttttyyyyyy

  206. hemilly

    isso é legal,aaaammoooooo voçes amados de hemilly

  207. amei isso

  208. icaro

    muito bom! achei tudo que precisava! valeu meszmo!!!!

  209. fiz meu trabalho da escola valeu!

  210. Opaa’ tireii 9;0 no trabalhobeleza meu Vlw’

  211. VALEU AI VEI FIZ O TRABALHO TODINHO!!!

  212. muito bom

  213. Nanny

    Valeu…tirei 10 nesse trabalho….continuem assim… ;)

  214. Nossa, muito obrigado me ajudou muiito com meu trabalho de pesquisa. É que na minha escola vaii aver uma amostra cultural dos estado do Brasil, cada sala é um estado e o da minha sala é o Ceará. Gente ta todo mundo convidado é de graça. Quem é de Santo André ( SP) venha conferir, não percam a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura do nosso país.

  215. Quee sitee ótemo!!! Eu gostei muito. Porem acho que precisa melhorar muito nos detalhes fora isso esta otimo ta me ajudando .AH tenho que ir tomar banhoo( adolu ;) aff que calor ,, vou tomar na agua friiaa (dllç)*** kkkkkkkk

  216. nataninha

    nossa muito otimo

  217. nossa que legal que e se site tudo que nos persisa

    assinado:pedro

  218. erikinha

    nossa!!!!q bom!me ajudou mt!!!!!!!!!!

  219. joao b.

    vou fazer uma tarefa isso me ajudou muitoooooo.

  220. Maravilha! achei tudo aqui! muito bom o site, pessoal!!!

  221. adrielle

    muito imteressante

  222. Tó adorando tudo o que aparecendo

  223. gabriel

    massa gostei muito apesar de n ter lido nada

  224. gabriel

    adorei se n fosse esse site eu tava perdido em filosofia
    beijos para todas as meninas
    kkkkkkk

  225. jessica lairane santos oliveira

    obrigada com as respostas consiqui fazer meu trabalho valeu

  226. Vanessa

    obrigaduu tou fazenndo um trabalho e faz parte

  227. rose

    obrigada , estou fazendo um trabalho

  228. patrivi

    valeuu ece sait é muito bom…

  229. brubru@gata

    obrigada por isso

  230. fofolete32

    ai meu deus que site top

  231. toptop

    é verdade que site top

  232. esta é muito bom

  233. olo muito maravilhoso

  234. anonimo

    muito bom

  235. jessica

    muito maneiro galera

  236. MUITO LEEEEEEEGAL

  237. Hector SLZ

    tudo o q sstou procurando ssta aki

  238. Grazyelle

    Adore obrigada

  239. suane araujo

    amei mto tdo isso

  240. eu adorei isso obrigado

  241. Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii muito a prof da minha escola E.M.E.F.PROF ALCINA SOARES NOVAES. GUARATINGUETA A MELHOR ESCOLA DO MUNDO

  242. anaitb2013@hotmail.com

    eu acho isso muito imoral crianças nao pódem fazer isso ok ,eu mesma que ja tenho 17 anos nao faria isso de jeito nenhim.

  243. Maria Eduarda

    Onde encontro videos me ensinando a dançar?

  244. Biaahh

    Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiii

  245. Ádria Beatriz

    olá, estou fznd um trabalho sobre floclore do nordeste brasileiro, e isto me ajudou muitoo. o ruim do trabalho é q foi em grupo e eu n gosto de fzr trabalho em grupo pq as pessoas q ficam no meu grupo são muito chatas e n estão nem aí para ganhar nota!!! aí tenho q fzr td sosinha, mas td bem.eu amei esse conteúdo!!!! vlw!!

  246. luan

    muito obrigado ajudou muito nomeu trabalho de portugues

  247. muito obrigado eu adorei o texto e ajudou muito na escola muito obrigado

  248. teve uma garota q nao fez o que a professora pediu entao ela perdeu ponto e eu graças a o texto consegui achei tudo aqui

  249. adoro este site

  250. a professora mandou eu pesquisar danças folcloricas e achei tudo aqui:)

  251. Meu Professor pediu

  252. eu goetei muito eu achei minha duvda

  253. Poxa, obrigado, é tanta coisa que a gente nem conhece, né? Obrigado!

  254. Eduarda

    Estou fazendo um trabalho e foi muto útil Obrigado!

  255. victor

    obrigada me ajudou no trabalho

  256. BEM1O JOAO PAO

    CARECA CABELUDA FEIA CAI NO BURACO

  257. Daniel Rocha

    vlw mano estou fazendo trabalho de geografia me ajudou muito vlw

  258. ajudou no meu trabalho de historia site legal valeu!!!!

  259. Me ajudou bastante brigadao ai ! ^_^

  260. me ajudou bastante valeu

  261. esse sala esta me ajudando muito pra me fazer o trabalho de artes ta ótimol essa salas s2

  262. ola pessoal meu trabalho esta bom,mas a minha professora é muito boa as vezes
    valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu””””””””””””””’

  263. RH@ISS@

    legal…me ajudou muito…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com. O tema Adventure Journal.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 80 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: