CULTURA POPULAR – PEQUENO DICIONÁRIO NORDESTINO


Retirado de Interagindo

O Brasil possui uma imensa extensão territorial de diferentes regiões, com flora e faunas diversas para cada região. Cultura, costumes, tipos físicos, comidas e forma de expressão são bem variados. Cada região possui seu sotaque, gírias ou dialeto. Mas isto não deve ser entendido como sinônimo de pobreza e sim riqueza. Assim como o mineiro, o carioca, o goiano e todos os outros; o nordestino tem sua forma peculiar de se falar. Por este motivo pense duas vezes antes de falar, para não critica ou falar bobagens. Vamos valorizar nossa terra, o nosso povo! Oxente! Vejamos alguns exemplos:

– Riscar a faca = Brigar.

– Cair na gandaia = ir para uma festa.

– Pegar o beco = ir embora

– Sentar o sarrafo = dar uma surra.

– Balaio de gato = confusão.

– Tomar uma = beber um drink.

– Sujeito cagado = pessoa de sorte.

– Se abrir = rir

– Tomar garapa = beber água com açúcar.

– Bater a biela = morrer.

– Dar fé = perceber alguma coisa.

-Desmantelado = Maluco, muito doido.

-Em riba – Em cima.

-Embuchar = Engravidar.

-Fez mal = Engravidou alguém.

-Eu cegue = Eu aposto, eu dou minha palavra.

-Fuleiro = Sem valor.

-Mundiça = Gente pobre, “povão”. “Na praia só tinha mundiça”

-Mangar = Ridicularizar. “Aquele cara vive mangando de mim por causa do meu cabelo!”

9 Comments

  1. Sou nordestino com muitoorgulho estou em brasilia a quase 50 anos ,mas não esqueço o meu Ceara mas esatamente Sobral onde passei a minha infancia ali no pé da serra da Meruoca .Muitas saudades daquela epoca,

    Francisco Ataide de Oliveira.

    Curtir

  2. “De cumê” expressão que no nordeste significa: comida, alimento. Seria bom que incluisse neste dicionário também esse termo.

    Curtir

Deixe um comentário