Dimas Batista Patriota – Biografia


Retirado de São José do Egito Online

Dimas Batista Patriota, nasceu no ano de 1921, na então Vila Umburanas, município de São José do Egito, hoje cidade de Itapetim-PE. Filho de Raimundo Joaquim Patriota e Severina Batista Patriota ambos paraibanos. Dotado de uma intelência Privilegiada, aos cinqüenta anos de idade, formou-se em letras clássicas na mesma faculdade de onde seria professor de língua portuguesa. Era considerado o cantador mais culto de todos os tempos. Além de repentista renomeado, era historiador geógrafo e poliglota. Dimas fez a sua primeira cantoria aos quinze anos de idade, na cidade de São José do Egito. Faleceu em Fortaleza em 1986, vítima de acidente vascular cerebral; sepultou-se em tabuleiro do Norte, local onde residia. Obras: Jesus Filho de Maria; História da CNEC (Em versos); As Três cruzes;Desafio (Dimas e Cabeleira)

Anúncios

13 comentários em “Dimas Batista Patriota – Biografia

  1. Tenho satisfação de ser deste País onde surgiu Dimas Batista de dentro de um clarão trazendo para sua Nação poesia, versos, repentes para alegrar a mente e o coração de nossa gente. Muito obrigado.

  2. os batistas foram no campo da poesia os maiores monstros sagrados, seguindo os nonatos e ivanildo vila nova, digo isso por experiência por ser filho de um dos maiores poetas repentistas pernambucano conhecido por ANDORINHA, falecido em 2003, o qual até na hora da morte morreu fazendo versos se despedindo da família.

  3. Prezados, o nome do nosso imortal poeta Dimas Batista está escreito errado em vários locais. Está escrito DiLmas. Isto é um erro grave, que precisa ser consertado logo.

  4. Sou Dicélia Gadelha Patriota, filha de Dimas Batista, e sinto-me honrada e agradecida por tudo. É bom saber que os amantes da poesia, e da cultura nordestina, reconhecem o talento do meu pai e dos irmãos Batista. Obrigada de Coração.

    1. Prezada,

      Muito obrigado pela visita que fez em nosso humilde blog. O sr. seu pai foi um homem de incrível talento que, juntamente com os irmãos, encantaram toda uma geração dos amantes da cantoria. Foram, antes de tudo, vates cujos nomes não podemos esquecer e, depender de mim e de muitos outros, para sempre serão lembrados.

      Apareça sempre! Aquele abraço Romançal! \o/

      1. Conheci Otacílio e Dimas //Grande poeta o pai teu// Não conheci Lourival,// E o grande desgosto meu//É não ter visto o poeta // Maior que o mundo já deu//.

  5. Conheci muito Dimas Batista quando da minha infancia em Tabuleiro do Norte = CE.
    Conheci também, não muito, Otacílio Batista.
    Não tive o prazer de conhecer Lourival Batista.

    Os irmãos Batista somente engrandeceram a cultura nordestina – Grandes Poetas e artistas em todos os sentidos das palavras.

    Alfredo de Holanda Filho

    1. Prezado:

      Muito obrigado por suas palavras em nosso blog. Volte sempre. Espero ter sempre uma novidade que valha a pena ser lida por ti e por todos os que aqui visitam. Estamos no Rio de Janeiro, mas nosso coração é do Brasil todo. Os irmãos Batista foram incríveis, incríveis! Eu rogo para que a Providência mande outros iguais a esses naipes!

      Grande abraço Romançal! \o/

      Caburé

  6. Dimas, grande Dimas, foi meu professor na FAFIDAM, me deleita-va com a leveza de seus versos rimados com meticulosa precisão. Um grande poeta,um grande mestre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s