Danças Folclóricas Brasileiras – Norte


Retirado de http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf

IMPORTANTE: NÃO SOU O AUTOR destas linhas abaixo e gostaria muitíssimo que o nome do distinto figurasse aqui no início. Segue a bibliografia abaixo.

Região Norte

· Camaleão (AM) – é dança de pares soltos que desenvolvem coreografia constituída por sete diferentes passos, chamados jornadas. Organizados em duas fileiras, homens e mulheres executam passos laterais de deslize, vênias entre os pares, palmas na mão do parceiro, troca de lugares, sapateados rítmicos, requebrados, palmeados das mulheres e dos homens entre si, terminando com o passo inicial. O conjunto musical é formado por viola, cavaquinho, rabeca e violão. Nessa dança usa-se indumentárias específica inspirada “no tempo do império”: os homens trajam fraque de abas, colete, culotes, meias brancas
longas, sapato preto afivelado, gravata pomposa; as mulheres trajam saias longas rodadas, blusas soltas, meias brancas, sapatos afivelados.

· Carimbó (PA) - dança de roda formada por homens e mulheres, com solista no centro que baila com requebros, trejeitos, passos miúdos arrastados e ligeiros. O apogeu da apresentação é quando a dançarina, usando amplas saias, consegue cobrir algum dançador, volteando amplamente a veste. Este gesto provoca hilaridade entre todos. Caso jogue a saia e não cubra o parceiro, é imediatamente substituída. O nome da dança deriva de um dos instrumentos acompanhantes, um tambor de origem africana.

· Ciranda (AM) - é uma rapsódia composta de várias partes, acompanhada da música “Ciranda, Cirandinha”. Dança-se em círculo, moças e rapazes vestidos à moda antiga. No final é exibido o episódio do carão (pernalta jaburu) que é morto pelo caçador. O carão e o caçador aparecem fantasiados.

· Dança do Maçarico (AM) – apresenta música saltitante com coro alegre e animado. Os dançarinos, organizados aos pares, desenvolvem uma coreografia constituída por cinco diferentes movimentos: “Charola”, “Roca-roca”, “Repini-co”, “Maçaricado” e “Geléia de Mocotó”. Os pares, ora enlaçados ora soltos, dão passos corridos para frente e para trás, de deslize laterais, volteios rápidos, rodopios ligeiros, culminando com uma umbigada. A música é executada em sanfona ou acordeão, viola, violão, rabeca, tambores pequenos pifanos.

· Dança do Sol – inicialmente se chamou Quaraci Poracê, dançada entre os índios do Município de Carvoeiro, em 1931, e divulgada posteriormente com o nome de “Tipiti” ou “Dança do Pau de Fita”. Possui os seguintes passos: Caracol; Tipiti de um; Tipiti de dois, Tipiti de três; Tipiti de quatro; Trança; Rede; Chochê (desafio).

· Desfeiteira (AM, PA) – dança de pares enlaçados que circulam livremente pelo salão. A única obrigatoriedade é passar, cada par por sua vez, diante do conjunto musical que executa partituras alegres e vivas de: valsas, polcas, sambas rurais, chulas amazonenses, mazurcas, xotes etc. Repentinamente, os músicos cessam de tocar e os pares também estacam, onde estiverem. Aquele que coincidir estar na frente da banda passará por uma prova: o músico-chefe escolhe a dama ou o cavalheiro para declamar versos. Quem não conseguir é vaiado por todos e, por esta desfeita, paga uma prenda, ficando assim desfeiteado.

· Gambá (toda a região) – dança de terreiro, o Gambá é constituído de brincantes, um “marcador”, um grupo de quatro cantores, uma mulher solista e seu parceiro. Os demais formam uma roda ou duas fileiras que envolvem o par so-lista e batem palmas no ritmo executado no “Gambá”, isto é, um tambor feito de tronco de árvore com cerca de um metro de comprimento. A dança se inicia com uma mulher que acena um lenço grande colorido, requebra e mexe o cor-po voluptuosamente de modo a provocar o entusiasmo dos demais. Depois de alguns momentos atira-o aos pés de algum dançador do grupo. Este recolhe o lenço e sai em perseguição da dama, que simula fugir das investidas do cavalheiro. O cavalheiro então simula desinteresse e a dama passa a provocá-lo com movimentos lascivos, sempre com auxílio do lenço. A dança termina com a aceitação do cavalheiro que, com a dama, improvisa movimentos sensuais.

· Serafina (AM) – é executada por homens e mulheres que se organizam em duas fileiras, por sexo. Nesta posição desenvolvem movimentos chamados “Batição”, que têm denominações próprias: “Puçá”, “Mala”, “Lance alto”; organizam-se depois em círculo e executam outros movimentos: “Arrodeio alto”, “Arrodeio baixo”, “Cacuri” e “Tapagem”, retornam às fileiras e dançam ainda o “Arrastão” e a “Repartição”. Quando nas fileiras, os dois primeiros pares formam grupos de quatro dançadores e desempenham as batições entre si. Os participantes carregam alguns implementos que referenciam o aspecto simbólico desta dança: remo de tamanho natural, arpões, lenços grandes atados à volta do pescoço, fitas coloridas presas à cintura, chapéus de palha. Os remos e arpões são colocados no chão e não têm nenhuma utilidade prática; as fitas e os lenços são usados no “Lance alto” e no “Lance baixo” quando a dupla de pares cruza as fitas, e no “Arrodeio alto” e “Arrodeio baixo”, figurações marcadas pelo cruzamento dos lenços de cada dupla de pares. A música é caracteristicamente rural: cavaquinho, reco-reco, violão, tambor gambá, caracaxás e maroca. Este último é um tambor pequeno, recoberto com couro de cobra sobre o qual colocam-se duas linhas paralelas cheias de contas que vibram juntamente com o couro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Melhoramentos, 1976, 4ª
ed.
DANTAS, Beatriz Góes. A Dança de São Gonçalo – Cadernos de Folclore nº 9. Rio de Janeiro: Funarte/MEC,
1976.
FERRETTI, Sérgio F. (Coord.). A Dança de Lelê. São Luis: Fund. Cultural do Maranhão, 1977.
FRADE, Cáscia. Folclore Brasileiro – Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
____________. (Coord.). Cantos do Folclore Fluminense. Rio de Janeiro: Presença Ed., 1986.
LACERDA, Regina. Folclore Brasileiro – Goiás. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MARTINS, Saul. Folclore Brasileiro – Minas Gerais. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1982.
MELLO, Veríssimo de. Folclore Brasileiro – Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MENDES, Noé. Folclore Brasileiro – Piauí. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MONTEIRO, Mário Ypiranga. Livronal. Manaus: Jorge Tufic Ed., sem data.
NEVES, Guilherme Santos. Folflore Brasileiro – Espírito Santo. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1978.
ROCHA, José Maria Tenório. Folclore Brasileiro – Alagoas.Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
RODERJAN, Rosely V. R. Folclore Brasileiro – Paraná. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1981.
SERRAINE, Florival. Folclore Brasileiro – Ceará. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1978.
SOARES, Doralécio. Folclore Brasileiro – Santa Catarina. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
VALENTE, Valdemar. Folclore Brasileiro – Pernambuco. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
VIANNA, Hildegardes. Folclore Brasileiro – Bahia. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1981.
VIEIRA FILHO, Domingos. Folclore Brasileiro – Maranhão. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.

About these ads

339 thoughts on “Danças Folclóricas Brasileiras – Norte

  1. aff graças a Deusss axeiiii!
    isso era tudo oq eu precisavaaaaaaaaaaaaaa!
    wee
    meu trabalho inteiroooo(/?!
    muitooo obrigado mesmooooooooooo!
    beijosssss;*
    parabéns

  2. TODOS OS ESCLARECIMENTOS FORAM DE MUITA AJUDA E ME TROUXERAM NOVOS CONHECIMENTOS. GOSTARIA DE TER ENCONTRADO TAMBÉM ALGUMAS FOTOS MOSTRANDO AS DANÇAS E SUAS ROUPAS TÍPICAS.
    VALEU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  3. Meu trabalhoo apesar disso,tem q ter da região nordeste,sul e suldeste :(
    Mas ajudou muito,soh queria que tivesse um video de uma dessas danças para poder ensaiar (no final do mês vou ter q dançar pra prof -.-‘)

  4. Adorei o site…estava um horror para preocurar o que eu queria…graças a deus esse site…parabéns e muito sucesso meu trabalho ficou ótimoo!!

  5. fue bueno, pude hacer mi trabajo, lo que podría ser más frío fue puesto algunas fotos………….

    GRACIAS BRASIL

  6. Gostei muito desse site, consegui concluir a minha pesquisa de Artes e foi muito interessante. Valew pela inteligência!

  7. dou graças a deus que achei esse saite quer dizer não eu minha avó gicelia eu não estava achando nada para o meu trabalho de geografia grças a esse saite acho que vou acabar tirando a nota máxima da sala um grande 10!

  8. [adoreiiiiiiii me ajudou bastante no meu trabalho de escola e dos meus amigos todos tamos mandando beijos.
    entra la no meu glooge é assim
    yasmim mimi.com.br

  9. no vei econtrei meu trabalho todo aki …muito bom
    legal pra caramba”…………………………………………………………”

  10. acrescentem mais coisas como musicas e outros vai ficar mais legau valeu tomara q o professor me de uma boa nota

  11. Eu adorei assim pude acabar o trabalho do meu irmao!!!Foi rapido aqui achei axatamente o que eu queria!obrigada!!!beijinhos!!

  12. caramba, vlw msm! tenho que fazer meu trabalho de edcaçao fisica de manifestaçoes ritmicas da maioria das regioes do brasil e achei todas aqui! vlw msm!!!

  13. Nuss Mew, desde 2009 e tem gente de ontem ai??
    quem ai da escola E.E. Dona Zalina Rolim?
    deve ter, pra ultimo dia…
    VALEW!!!

  14. Puxaa Obrigada se naum fosse por esse site ma-ra-vi-lho-so eu naum faria meu trabalho e tiraria uma nota be feinha néh. MINHA SALVAÇAO !!!!

  15. gostei muito de conhecer danças da minha regiao pois á muitas danças bonitas aqui procuro um dança para a festa junina do meu colegío

    roberta maria de jesus lima barbosa

  16. mt obrigado mesmo!!!!!!!! ESTAVA FICANDO LOUCA ATRÁS DO RESUMO DO MEU TRABALHO E SÓ ACHEI AQUI!!!!!!!!!!!!VALEU

  17. Voces me ajudaram muito na minha pesquisa.Obrigado mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  18. parabéns tem todas as informações que eu precisava eu fiz um trabalho muito bem informado da região norte.PARABÉNS

  19. Gostei muito do site, pois através dele fiz um ótimo trabalho, mas queria dar uma sugestão. Acrescente mais coisas, em vez de colocar só os tipos de danças, coloque o geral. A cultura da região Norte.

  20. eu gostei mas da para melhorar mais, como por fotos de todos dançaaaaando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    QUE TALLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. é muito bom eu e meu grupo ganhamos 3,0 em arte graças a vcs. agradecimentos de duda play girl ,lucas vida loka, jackson franjinha e eu manu play girl vida loka. bjos

  22. meu trabalho de artess envolvii isso! gosteii d+ de saber coisas bacanas e coisas q eu nem sabia da minha região ,danças são coisas q eu gosto e me endentifico e gosteii muitoo de algumas danças então axuh q vou começar a me interessar mas sobre as danças do pará principalmente q é daonde eu sou! <3 adoreiii norte

  23. Olá a todos…quero dizer que em 1984 em uma uniâo do Colegio Benjamim Constant a onde eu estudava e o Sesc eu participei da dança da SERAFINA ensaiado por duas professoras uma do Benjamim e outra do Sesc…so me lembro que o nome de uma delas era Lúcia… Houve ate uma apresentação no Sesc com o acompanhamento da Banda Carrapicho…gostaria muito de poder encontrar pessoas desta epoca…desde ja agradeço a ajuda de quem poder me ajudar…meu nome e Roberto o meu numero e 9200-5556 e o meu E-Mail e robertoshalom@bol.com.br .

  24. muito leeeeeeeeeeeegal,me ajudou no meu trabalho q vale a minha a prova,ja to sentido q vou tirar 10 q legal….;-)

  25. muito grandes…preciso fazer um trabalho de artes sobre o folclore da região norte e um trabalho de história da Grécia antiga…!!!

  26. Eu gostei pq eu to no 4-quarto ano!!então nós estava-mos precisando fazer um trabalho do folclore do norte então eu consegui!!e com essas respostas todas que tem aqui nesse quadro garanto que não vou tirar um 100 no trabalho!! amei tchau

  27. Aprendi bastante, eu tava perdidinha sem saber o que fazer mas agora eu sei, muitississimo obrigada. Qualquer cois eu já sei onde procurar. *&*

  28. Eu tava precisando de uma pesquisa de danças folclóricas para um dever de casa da minha escola, mas graças ao teu site eu já tenho a solução, vou ganhar nota 10,0 no trabalho, muito obrigada!!!!!

  29. Just wanna remark on couple of general issues, The web site style is perfect, the subject matter is rattling excellent fceddedafcec

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s