Danças Folclóricas Brasileiras – Norte


Retirado de http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf

IMPORTANTE: NÃO SOU O AUTOR destas linhas abaixo e gostaria muitíssimo que o nome do distinto figurasse aqui no início. Segue a bibliografia abaixo.

Região Norte

· Camaleão (AM) – é dança de pares soltos que desenvolvem coreografia constituída por sete diferentes passos, chamados jornadas. Organizados em duas fileiras, homens e mulheres executam passos laterais de deslize, vênias entre os pares, palmas na mão do parceiro, troca de lugares, sapateados rítmicos, requebrados, palmeados das mulheres e dos homens entre si, terminando com o passo inicial. O conjunto musical é formado por viola, cavaquinho, rabeca e violão. Nessa dança usa-se indumentárias específica inspirada “no tempo do império”: os homens trajam fraque de abas, colete, culotes, meias brancas
longas, sapato preto afivelado, gravata pomposa; as mulheres trajam saias longas rodadas, blusas soltas, meias brancas, sapatos afivelados.

· Carimbó (PA) - dança de roda formada por homens e mulheres, com solista no centro que baila com requebros, trejeitos, passos miúdos arrastados e ligeiros. O apogeu da apresentação é quando a dançarina, usando amplas saias, consegue cobrir algum dançador, volteando amplamente a veste. Este gesto provoca hilaridade entre todos. Caso jogue a saia e não cubra o parceiro, é imediatamente substituída. O nome da dança deriva de um dos instrumentos acompanhantes, um tambor de origem africana.

· Ciranda (AM) - é uma rapsódia composta de várias partes, acompanhada da música “Ciranda, Cirandinha”. Dança-se em círculo, moças e rapazes vestidos à moda antiga. No final é exibido o episódio do carão (pernalta jaburu) que é morto pelo caçador. O carão e o caçador aparecem fantasiados.

· Dança do Maçarico (AM) – apresenta música saltitante com coro alegre e animado. Os dançarinos, organizados aos pares, desenvolvem uma coreografia constituída por cinco diferentes movimentos: “Charola”, “Roca-roca”, “Repini-co”, “Maçaricado” e “Geléia de Mocotó”. Os pares, ora enlaçados ora soltos, dão passos corridos para frente e para trás, de deslize laterais, volteios rápidos, rodopios ligeiros, culminando com uma umbigada. A música é executada em sanfona ou acordeão, viola, violão, rabeca, tambores pequenos pifanos.

· Dança do Sol – inicialmente se chamou Quaraci Poracê, dançada entre os índios do Município de Carvoeiro, em 1931, e divulgada posteriormente com o nome de “Tipiti” ou “Dança do Pau de Fita”. Possui os seguintes passos: Caracol; Tipiti de um; Tipiti de dois, Tipiti de três; Tipiti de quatro; Trança; Rede; Chochê (desafio).

· Desfeiteira (AM, PA) – dança de pares enlaçados que circulam livremente pelo salão. A única obrigatoriedade é passar, cada par por sua vez, diante do conjunto musical que executa partituras alegres e vivas de: valsas, polcas, sambas rurais, chulas amazonenses, mazurcas, xotes etc. Repentinamente, os músicos cessam de tocar e os pares também estacam, onde estiverem. Aquele que coincidir estar na frente da banda passará por uma prova: o músico-chefe escolhe a dama ou o cavalheiro para declamar versos. Quem não conseguir é vaiado por todos e, por esta desfeita, paga uma prenda, ficando assim desfeiteado.

· Gambá (toda a região) – dança de terreiro, o Gambá é constituído de brincantes, um “marcador”, um grupo de quatro cantores, uma mulher solista e seu parceiro. Os demais formam uma roda ou duas fileiras que envolvem o par so-lista e batem palmas no ritmo executado no “Gambá”, isto é, um tambor feito de tronco de árvore com cerca de um metro de comprimento. A dança se inicia com uma mulher que acena um lenço grande colorido, requebra e mexe o cor-po voluptuosamente de modo a provocar o entusiasmo dos demais. Depois de alguns momentos atira-o aos pés de algum dançador do grupo. Este recolhe o lenço e sai em perseguição da dama, que simula fugir das investidas do cavalheiro. O cavalheiro então simula desinteresse e a dama passa a provocá-lo com movimentos lascivos, sempre com auxílio do lenço. A dança termina com a aceitação do cavalheiro que, com a dama, improvisa movimentos sensuais.

· Serafina (AM) – é executada por homens e mulheres que se organizam em duas fileiras, por sexo. Nesta posição desenvolvem movimentos chamados “Batição”, que têm denominações próprias: “Puçá”, “Mala”, “Lance alto”; organizam-se depois em círculo e executam outros movimentos: “Arrodeio alto”, “Arrodeio baixo”, “Cacuri” e “Tapagem”, retornam às fileiras e dançam ainda o “Arrastão” e a “Repartição”. Quando nas fileiras, os dois primeiros pares formam grupos de quatro dançadores e desempenham as batições entre si. Os participantes carregam alguns implementos que referenciam o aspecto simbólico desta dança: remo de tamanho natural, arpões, lenços grandes atados à volta do pescoço, fitas coloridas presas à cintura, chapéus de palha. Os remos e arpões são colocados no chão e não têm nenhuma utilidade prática; as fitas e os lenços são usados no “Lance alto” e no “Lance baixo” quando a dupla de pares cruza as fitas, e no “Arrodeio alto” e “Arrodeio baixo”, figurações marcadas pelo cruzamento dos lenços de cada dupla de pares. A música é caracteristicamente rural: cavaquinho, reco-reco, violão, tambor gambá, caracaxás e maroca. Este último é um tambor pequeno, recoberto com couro de cobra sobre o qual colocam-se duas linhas paralelas cheias de contas que vibram juntamente com o couro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Melhoramentos, 1976, 4ª
ed.
DANTAS, Beatriz Góes. A Dança de São Gonçalo – Cadernos de Folclore nº 9. Rio de Janeiro: Funarte/MEC,
1976.
FERRETTI, Sérgio F. (Coord.). A Dança de Lelê. São Luis: Fund. Cultural do Maranhão, 1977.
FRADE, Cáscia. Folclore Brasileiro – Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
____________. (Coord.). Cantos do Folclore Fluminense. Rio de Janeiro: Presença Ed., 1986.
LACERDA, Regina. Folclore Brasileiro – Goiás. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MARTINS, Saul. Folclore Brasileiro – Minas Gerais. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1982.
MELLO, Veríssimo de. Folclore Brasileiro – Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MENDES, Noé. Folclore Brasileiro – Piauí. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MONTEIRO, Mário Ypiranga. Livronal. Manaus: Jorge Tufic Ed., sem data.
NEVES, Guilherme Santos. Folflore Brasileiro – Espírito Santo. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1978.
ROCHA, José Maria Tenório. Folclore Brasileiro – Alagoas.Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
RODERJAN, Rosely V. R. Folclore Brasileiro – Paraná. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1981.
SERRAINE, Florival. Folclore Brasileiro – Ceará. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1978.
SOARES, Doralécio. Folclore Brasileiro – Santa Catarina. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
VALENTE, Valdemar. Folclore Brasileiro – Pernambuco. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
VIANNA, Hildegardes. Folclore Brasileiro – Bahia. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1981.
VIEIRA FILHO, Domingos. Folclore Brasileiro – Maranhão. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.

Categorias: AM, cultura, cultura popular, dança, dança folclórica, danças folclóricas, folclore, N, PA, região norte | Tags: , , , , , , , , , | 328 Comentários

Navegação de Posts

328 comentários sobre “Danças Folclóricas Brasileiras – Norte

  1. Puxa vida! Obrigada mesmo! Fiz todo meu trabalho direitinho!

    :****

  2. viviane

    adorei

  3. Lihh

    Poderia ser tudo resumido??

    • suzanny

      legal mais eu axo que falta resumi um poukinhoo +
      valuew

    • jeniffer

      Adorei!!! Muito bom e ajudou muito nos trabalhos. Beijao! Mas ponham mais fotos!!!

  4. dinho

    valeu!!!! era isso mesmo o q eu procurava!!!!

  5. Valeu pelo site! Me ajudou bastante!

    Sucesso!

  6. Claaaaaudia

    Só faaalta ilustrações

    • eu quero saber qual e as danças da regiâo norte

      • Rafaella

        aff essas são da Região Norte sua tonta!!

        Suas danças tipicas são:
        • Camaleão (AM)
        • Carimbó (PA)
        • Ciranda (AM)
        • Dança do Maçarico (AM)
        • Dança do Sol
        Desfeiteira (AM, PA) –
        • Gambá (toda a região)
        • Serafina (AM)

        Darrr!

    • rebeca

      isso mesmo

  7. nos ajudou muito obrigado pelo seu trabho

  8. Elieme Sousa Costa

    Obrigado contribuiu bastante no planejamento do meu trabalho.Parabéns.

  9. me ajudou no meu trabalho obrigado madem mais bjsssssss

  10. polyana;*

    aff graças a Deusss axeiiii!
    isso era tudo oq eu precisavaaaaaaaaaaaaaa!
    wee
    meu trabalho inteiroooo(/?!
    muitooo obrigado mesmooooooooooo!
    beijosssss;*
    parabéns

  11. Maria Clara Assis Andrade

    Muito obrigado fiz meu trabalho certinho

  12. beatriz

    muito bom me ajudou mmmmmmuuuuuuuuuiiiiiiiiiitttto!!!
    para esse trabalho de escola!
    brigada

  13. natalia

    valeu vcs me ajudaram mt no trabalho

  14. Muito BOM ! (Y)

  15. BEATRIZ

    MEU TRABALHO VAI PARA FRENTE!!!
    OBRIGADA PELA AJUDA, E PELO CONHECIMENTO.
    GOSTEI DE CONHECER TUDO.
    VEJO UM 10 NA MINHA FRENTE.
    UM BEIJÃO
    TCHAU

  16. poxa valeu muito a pena!!
    brigadão pela ajuda!!
    sim ai etso meu orkut:jeu.flor.da.vida(…)

  17. vitoria larissa

    CARA VALEU MESMO AGORA EU POSSO PASSAR
    PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA, BRIGADÃO
    BEIJOSSS !!!!!

  18. thalita carolina

    ebaaaa conseguii com muito sucesso!!!

  19. Caara Seerião Vlw Meu traabalho ! isso é 1 Sexto do traabalho mas ajuudou

  20. tuane

    bom,bom,bom,não tá mais mim ajudou bastante valeu.

  21. marina

    brigadu por mi ajudar no meu trabalho.bigaduuuuuuu

  22. aline

    bigadu consigo fazer o meu mural…

  23. pedro perera nunes

    Muito bom! Ajudou bastante em meus trabalhos escolares!

    Brigadão!!!

  24. GOSTEI MAS QUERO SABER UM POUCO MAIS SOBRE AS DANÇAS COMO POR EXEMPLO ;VOCES ESQUECERAM DE COLO CAR A DANÇA DO BUMBA MEU BOI!

  25. muito obrigada ajudou muito no meu trabalho

  26. Ronaldo

    legal saber dessas coisas ,e brilha muito na região norte

  27. oi vitim sou eu luizareis SUA PRIMA

  28. karem

    valeu
    achei o que eu prescisava !!!

  29. eu gosto de poema

  30. artjur

    nossa adorei esee site e muito bom!!!;-)

  31. vc vao ,mimajuda ]

  32. muito legal!!me ajudou bastante em meus trabalhos escolhares continuem assim…

  33. as danças do norte são poucas

  34. CLARISSA CAROLINA

    TODOS OS ESCLARECIMENTOS FORAM DE MUITA AJUDA E ME TROUXERAM NOVOS CONHECIMENTOS. GOSTARIA DE TER ENCONTRADO TAMBÉM ALGUMAS FOTOS MOSTRANDO AS DANÇAS E SUAS ROUPAS TÍPICAS.
    VALEU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  35. eu gostei muito desse site porque eu achei tudo que eu queria pesquisar valeuuu obrigadaaa bjsssss

  36. site legallll!!!!!!!!!!

  37. foi otimo esse texto ai tah vcs foram muitos inteligentes por essa parte

  38. valeu pela dica

  39. puxa valeu pela dicas’

  40. Meu trabalhoo apesar disso,tem q ter da região nordeste,sul e suldeste :(
    Mas ajudou muito,soh queria que tivesse um video de uma dessas danças para poder ensaiar (no final do mês vou ter q dançar pra prof -.-’)

  41. Maann, eu amei, valew mesmo, só tô tentando fazer uma introdução :D

  42. Eii, Parabens pelo site, e só falta anexos, só isso.

  43. mariana

    Olá sou mariana tenho 10 ano´s;
    e obrigado ajudou bastante com o meu trabalho!!

    adorei!!!

  44. Raayanna Gabriela

    meu trabalho saio otimôr obrigado pela ajuda

  45. rosinalva

    poderia ser bem mais resumido e com algumas fotos pois agora estou precisando
    mais deu pra aproveitar

  46. Xil

    Adorei! Mandou muito! Beijos!

  47. ana paula

    vcs me ajudaram bastante no meu trabalho bjoooooookas obrigadoooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  48. oi gostei deste sete

  49. sthefany

    Adorei o site…estava um horror para preocurar o que eu queria…graças a deus esse site…parabéns e muito sucesso meu trabalho ficou ótimoo!!

  50. FELIPE GÓMEZ

    fue bueno, pude hacer mi trabajo, lo que podría ser más frío fue puesto algunas fotos………….

    GRACIAS BRASIL

  51. fue bueno,gracias

  52. gracias brasil

  53. nossa! fiz o meu trabalho e tirei 10 em valeu msmmm

  54. VLW isso é muito 100000000 e me ajudo certinho no meu trabalho brigadão

  55. poxa vida!!!eu adorei me informar mais com as danças e além do mais me ajudou muito com meu trabalho de escola… **obrigado**

  56. eu estou adorando ficar fazendo trabalho aqui
    parábens e continuem **assim**

  57. Julia Maria Bonhsack de Oliaveira

    Obrigado me ajudou muito eu tirei 10 na nota.

  58. Vinícius Marinho Flausino

    Gostei muito desse site, consegui concluir a minha pesquisa de Artes e foi muito interessante. Valew pela inteligência!

  59. Valeu consegui fase meu trabalho todo vocês me ajudaram muito

  60. poooo!
    muitooo obrigadoo mim ajudou muitooo!!!!……!!!!!!

  61. carol

    achei otimo esse sait

  62. obrigadao mesmo consegui fazer meu trabalho…

  63. dou graças a deus que achei esse saite quer dizer não eu minha avó gicelia eu não estava achando nada para o meu trabalho de geografia grças a esse saite acho que vou acabar tirando a nota máxima da sala um grande 10!

  64. kessia

    consegui fazer a mina pesquiza

  65. matheus

    esse site ençina tudo

    • thyana

      legal gosto tambem e pode ter certeza vou tirar uma nota mas para isso basta acreditar

  66. yasmim sulamita

    foi otimo me ajudou muitooooooooooooo com meu trabalho escolar.

  67. nuss!! ainda bem se eu nao acha-se levaria uma bomba na escoça ufaa!

  68. yasmim lima dos santos

    [adoreiiiiiiii me ajudou bastante no meu trabalho de escola e dos meus amigos todos tamos mandando beijos.
    entra la no meu glooge é assim
    yasmim mimi.com.br

  69. jussara

    Bom dia Yasmim, cm a sua ajuda.

  70. AMEI! É DEZ!

  71. no vei econtrei meu trabalho todo aki …muito bom
    legal pra caramba”…………………………………………………………”

  72. phorra vei muito bom esse site
    me ajudou d+

  73. phorra esse site ébom pra caranba

  74. muito bom messsssssmu!

  75. emanuele

    nosssa nsse trabalho tiro nota 10

  76. eu gostei muito das danca folclore !

  77. ha gostei um pouco

  78. me ajudou muito no trabalho da escola

  79. oi eu adooooooooooooooooorei o comntario dô cês
    sou do sul e adoro o norte e nordeste venha visitar nós! do centro do brasil !

  80. Higor

    muito bom tirei 10 nesse trabalho q eu tinha pra fazer

  81. telaa

    Nossa so por essas informaçoes tirei 10 no meu trabalho !!

  82. eulalia

    Obrigada por me ajudar

  83. Otimooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo vamo ver a resposta quando a pro aprova eu venho aqui to com preguiça de copia uhshshssssssssss FUI

  84. luana

    HUM ADOREI O SITE,
    MIM AJUDOU MUITO
    VLW!!!!

  85. gabi

    é mt interessante e achei mt legal, só que realmente perecisa de bem mais fotos ta! vlw, pela ajuda!

  86. maria clara

    muito obrigada pelas informaçoes

  87. Leone Henrique

    Muito bom!
    Parabéns!
    Falou sobre bastante danças, e ajudou eu e muito mais gente!
    Obrigado =]

  88. caio fernando

    Muito bom!
    Parabéns!
    me ajudou muito a fazer o trabalho

  89. Guilherme Geraldo T. da Silva

    muito legal as danças

  90. John Dalton

    nussssssssssssa gostei d mais é muito interessante
    acho q vou tirar um dez!

  91. dennys

    ganhei 10 nese trabalo q eu fiz

  92. adoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  93. valeuuuuuuuuuuuuuuu

  94. mandusk

    BolLLLLerISSSImooo

  95. gabriel

    valeu me ajudou muito no meu resumo de 3 paginas

  96. Vcs mim ajudaram muito pra karamba! WALEU!! Mais que pena que ainda tem que apresentar o trabalho. muito obrigradroooo!

  97. mariana dias de rozário massa

    acrescentem mais coisas como musicas e outros vai ficar mais legau valeu tomara q o professor me de uma boa nota

  98. paulo ricardo

    nossa muito pesado esse conteudo deveria resumir mais mas td bem parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  99. evandro

    valkew quase k eu ñ faso o meu trabalho

  100. O fiquei lendo e num fiz o trabalho olha me invia la mais coisas como essas vai q eu presise de novo né

  101. Ooooooooooo Marco Se tiver fazenu o trabalho fala qual desse vc copiou Ok

    Marlon 7C

    Escola Mun. David Carneiro

  102. daniel

    foi bommmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

  103. Maria Tereza

    não era isso que eu queria.Naverdade eu queria IMAGENS de danças folcloricas… :c

  104. Bianka Minatti

    Obriigadaa, me ajudou muiitooo =D

  105. Duda Silva

    Obrigaaadaaa, me ajudo muito..

    dudinha..

  106. Laura

    obrigada ganhei 100 !!!!!!

  107. tawane mendes

    muito bom adorei consegui tudo….
    tirei 10..
    huhu

  108. Vou fazer uma apresentação sobre a fauna e flora da região norte, gostaria de saber músicas que retratam o tema referido. Desde já muito obrigado.

  109. Gleice

    Noossa consegui fazer meu trabalho muito bein !
    Obriigadaa esse site é uma maravilhaa !
    Beijoooooos’

  110. suelen

    Eu adorei assim pude acabar o trabalho do meu irmao!!!Foi rapido aqui achei axatamente o que eu queria!obrigada!!!beijinhos!!

  111. vitoria

    eu odiei essas danças aí do norte

  112. Lariane

    Muito bom. Eu precisava achar sobre danças da região norte e por sorte achei. Parabéns! ;*

  113. thais oliveira

    me ajudo a eu aprende e passa de ano

  114. É muito Bom esse site
    Eu recomendo..

    Ass: Astrobirobaldo e Jow Jowutromundo

  115. Achei muito bom!!! esta tudo tão BOM! mas… e a marujaba?

  116. wrety

    eu fis meu trabalho tembem

  117. si mi ajuda na pesguisa do colegio e bom

  118. eu nao gostei uito sobre este site eu nao gostei foi +ou – eu nao gostei muito bla bla bal

  119. tabo sou eu denovo foi mal sobre oque eu falei que nao gostei do site mas valeu eu gostei sim simnhor e me audou muito brigadalzao

  120. valeu consegui 01 pontinho :P

  121. ana julia

    Calma!!!eu ja estou terminando meu trabalho,e eu não sabia que tinha tanta coisa sobre o norte.

  122. rahone

    caramba, vlw msm! tenho que fazer meu trabalho de edcaçao fisica de manifestaçoes ritmicas da maioria das regioes do brasil e achei todas aqui! vlw msm!!!

  123. Raul

    Nuss Mew, desde 2009 e tem gente de ontem ai??
    quem ai da escola E.E. Dona Zalina Rolim?
    deve ter, pra ultimo dia…
    VALEW!!!

  124. giovanna

    adorei o site tem tudo o que eu preciso

  125. Mauro Cesar

    Muito bom este site ,mas se você colocasse as origens delas ficaria mais completo.

  126. agatinha

    ciranda é do norte se Pernambuco!!!

  127. monalysa

    Muito bom esse site…adorei

  128. gostei muito porque a gente aprende sobre danças sobre a regiao norte e muito bom.

  129. oi gostei sabe porque eu so da regiao do amazonas porque eu sou de manaus amo minha cidade tem muitas lindas venham visitar por isso eu gostei porque e muito bom saber das coisas da minha regiao.

  130. oi,gostei muito do texto mas porfavor da pra resumir

  131. Luanna

    Puxaa Obrigada se naum fosse por esse site ma-ra-vi-lho-so eu naum faria meu trabalho e tiraria uma nota be feinha néh. MINHA SALVAÇAO !!!!

  132. e demais tirei um 10 vcs sao extremamente boas pessoas fala sobre o detonautas

  133. evely

    oooi cade as imagens?

  134. Jusante Ronaldo

    oi cade o Leitão e o porquinho.?

  135. aii consegi fazer o trabalho de artedança

  136. sollany

    eu gostei desse site por que me ajudou na expositiva do colegio

  137. gostei muito de conhecer danças da minha regiao pois á muitas danças bonitas aqui procuro um dança para a festa junina do meu colegío

    roberta maria de jesus lima barbosa

  138. ADOREI BASTANTE APRENDI UM MONTAO DE COISAS LEGAIS

    ********UM BEIJÃO PARA QUEM LER ISSO**********

  139. thalya

    costei muito do trabalho?obrigado

  140. 123456789

    AMEI DEMAIS!!!

  141. BRUNO MANOEL

    esse site e show de bola 100% incrivel fiz minha tarefa direitinho vlw gente a VIDA E LOKA –’ (y) (d)

  142. gabriella

    obrigado tirei 7 a parte teorica foi bem mais a coleografia não
    mas faleu

  143. GREYCE

    mt obrigado mesmo!!!!!!!! ESTAVA FICANDO LOUCA ATRÁS DO RESUMO DO MEU TRABALHO E SÓ ACHEI AQUI!!!!!!!!!!!!VALEU

  144. valew!!!!! mais eu acho q tinha q colocar os vestimentos valew!!!!!!!!!!!

  145. vanessa

    Adorei! vlw mesmo!

  146. carolina

    gostei muito!!! será o suficiente pra me ajudar

  147. me dei muito bem !! tirei 100

  148. ADOREI! Me ajudou MUITISISSIMO!

  149. Voces me ajudaram muito na minha pesquisa.Obrigado mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  150. Débora

    Sabe né, aula de artes, a professora= uma mala
    mandando nós fazer trabalhos irritantes

  151. nayara

    parabéns tem todas as informações que eu precisava eu fiz um trabalho muito bem informado da região norte.PARABÉNS

  152. putinha

    vou tirar dezzzzzzzzzzz

  153. maria

    o professor me deu DEZ!!!

  154. valeu pela ajuda beijaoooooooooooooo continuem assim

  155. amanda

    Ual!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! me dei bem no trabalho de geografia

  156. Muu Moura

    vlws mais alguem me consegue fotos da roupa ??

  157. puxa vida . Nunca me valorisei tanta

  158. este site salvou minha vidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  159. cara valeu consegui fazer tudo aeeee valeu
    bjos mathew add mathewco2011@hotmail.com.br
    é msn add gente obg

  160. vitoria

    Brigadaa
    bjs add vitoria.santos.s2@hotmail.com

  161. matheus

    vlw ai consequi faze meu trabalho!!

  162. eu amei me ajudou muito!!!

  163. wellington silva

    muinto bom<3

  164. thauane

    concegui fazer meu trabalho direitinho!

    BRIGADÃO♥♥

  165. VALEU FIZ MEU TRABALHO TIREI100

  166. ionara

    valeu consegui fazer meu trabalho e aprendi bastante

  167. Ufa achei :) mt mt mt mt mt Obrigada :) Meu trabalho vai para frente agora Ririri valeu !

  168. adooroooooooo♥☺☻♠♣♦○◘•••♥

  169. maria eduarda caldas

    legal zica s2s2s2s2s22s2s2s2s2s2s2 muito bem adorei

  170. pattricia

    gostei muito, bem organizado e resumido vcs sao otimos.

  171. beatriz

    adorei o site, consegui completar o meu trabalho sobre folclore!!!!!!!!!!!!!!!!!! vlw

  172. marry

    Gostei muito do site, pois através dele fiz um ótimo trabalho, mas queria dar uma sugestão. Acrescente mais coisas, em vez de colocar só os tipos de danças, coloque o geral. A cultura da região Norte.

  173. pufavo que deife queeu poco cotinua

  174. Clara

    Adoreeii ! Era o q eu precisava mas acho q faltou algo…as datas em q ocorem as festas folcloricas !

  175. po nossa

  176. gildenia letícia

    bigadoooo,consegui terminar meu trabalhoo,me ajudooouu mto….vlww….

  177. LEGAL PARA TODOS

  178. adorei muito legal

  179. rita

    eu gostei mas da para melhorar mais, como por fotos de todos dançaaaaando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    QUE TALLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  180. da

    legal

  181. maria eduarda . muito legal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk beijo adorei

  182. rafaela

    nossa me ajudou muito vou tirar dez no trabalho

  183. sarita gomes da silva

    eu gostei muito deste site que bom que colocaram algunha coisa que preste na internet

  184. kamyla

    adorei essa site me ajudou e muito
    eu só tenho a agradecer ao dono desse site
    meus muito obg

  185. muitoooooooooooooooooooo obrigada
    tirei 10,0 no meu trabalhp graças ao dono desse site…

  186. manu e duda

    é muito bom eu e meu grupo ganhamos 3,0 em arte graças a vcs. agradecimentos de duda play girl ,lucas vida loka, jackson franjinha e eu manu play girl vida loka. bjos

  187. laura 'h

    meu trabalho de artess envolvii isso! gosteii d+ de saber coisas bacanas e coisas q eu nem sabia da minha região ,danças são coisas q eu gosto e me endentifico e gosteii muitoo de algumas danças então axuh q vou começar a me interessar mas sobre as danças do pará principalmente q é daonde eu sou! <3 adoreiii norte

  188. gustavodalost@hotmail.com

    eu to fasendo um trabalho de escola né mas muito bom

  189. krine ellen

    Gosteii dste site!!! consigui fazer o meu trabalho ” :)

  190. Roberto Shalom - Chaver Ariel

    Olá a todos…quero dizer que em 1984 em uma uniâo do Colegio Benjamim Constant a onde eu estudava e o Sesc eu participei da dança da SERAFINA ensaiado por duas professoras uma do Benjamim e outra do Sesc…so me lembro que o nome de uma delas era Lúcia… Houve ate uma apresentação no Sesc com o acompanhamento da Banda Carrapicho…gostaria muito de poder encontrar pessoas desta epoca…desde ja agradeço a ajuda de quem poder me ajudar…meu nome e Roberto o meu numero e 9200-5556 e o meu E-Mail e robertoshalom@bol.com.br .

  191. muito bomm
    parabêns!!sucesso

  192. ai eu escrevi isso tudo

  193. eu não consegui fazer o meu trabalho pq eu estou falando de danças da região norte e só me apareceu uma a poxa vida

  194. julia

    finalmente eu conseguir achar , estava procurando 3 danças folclóricas do norte

  195. ana pietra

    Isto tudo é só as coisas da região norte ?

  196. THAYS

    Eu agorei…
    meu trabalho ficou otimo:)
    I
    LOVE
    YOU
    :-)

  197. adilson junior

    bom deu para eu fazer meu trabalho tbm ??????????????

  198. Gostei muitissimo! Valeu mesmo! voces sao dez!

  199. adria

    muito leeeeeeeeeeeegal,me ajudou no meu trabalho q vale a minha a prova,ja to sentido q vou tirar 10 q legal….;-)

  200. Emanuel Miranda

    Valeu Mesmo conseguir fazer meu trabalho direitinho e tirei boa nota
    valeu !!!!!!!!!!!!!!!!! :) (:

  201. muito boa explicação , so falta imagens pra ilustrar melhor

  202. nossa vou leva até um p.Aqui sim

  203. AMEI esse site!!!!!!!!!!!

  204. naydla

    amei tudo meu trabalho
    fico dez

  205. lucas morais

    obrigado pela ajuda graças a voceis nao levei uma advertencia na escola kkkkkk obrigado bjs…

  206. kethelyn

    legal nao sei se esse site e bom se eu tirar 10 no trabalho dai sim e bom!

  207. titi

    amei

  208. joao vitor

    Gostei muito desse site ele me ajudou bastante com meu trabalho.
    Muito legal!!!

  209. você podia botar a do Amapá,Rondônia,Rorâima e Tocantins.

  210. victor dias

    e muito grande masi e muito legal

  211. larissa

    sao todos bons,más sao muito grandes

  212. Alyne Santos

    muito grandes…preciso fazer um trabalho de artes sobre o folclore da região norte e um trabalho de história da Grécia antiga…!!!

  213. valeu

  214. daniel

    legal esse site

  215. mayk

    valeu consegui fazer meu trabalho obrigado!!!!!

  216. joyce kelly

    poxa, eu queria que tivesse de todos os estados da região norte

  217. nutinteressa....

    Adorei cara! eu comento q é bom pq eu so fui faze um trabalhinho de colegio q ganhei a nota entao…

  218. obrigada eu adorei!
    to muito feliz pois conseguuir terminar meeeeeu trabalhho escolar!

  219. felipe

    gostei consegui fazer o meu trabalho e tirei nota boa

  220. valeu tirei 10 na pesquisa huruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuul…

  221. fernanda

    muito legal

  222. otimo bom espetacular

  223. franciely

    amei por que eu ganhei 10 no trabalho bjss para tos vcs quem quizer liguar para me meu numero e 09991905406

  224. Lilian Ferreira

    muito obrigada. ta muito interessante

  225. Maravilha!!! acabei tudo!

  226. Adorei esta um luxo!

  227. AMEI!!! ACHEI TUUUUUUUUUDOOOOOOOOOO!!!

  228. Eu gostei pq eu to no 4-quarto ano!!então nós estava-mos precisando fazer um trabalho do folclore do norte então eu consegui!!e com essas respostas todas que tem aqui nesse quadro garanto que não vou tirar um 100 no trabalho!! amei tchau

  229. MUITOOOOOOOOOOOOOOOO BOM!!!!
    FIZ TUDO SOZINHA E DIREITINHO

  230. iris leal

    eu tb consegui fazer meu trabalho obrigaddddddddddddaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa////// iris leal

  231. Matheus

    Tb Consegui Fazer O Meu Trabalho!!!!!!!!!!!!!

  232. obriga gostei meu

  233. luan

    valew

  234. fiz meu trabalho valeu!!!!!!!!!!!!!

  235. quem sabe qual o folclore do norte do brasil?

  236. quem saber qual o folclore
    da região norte?…..)

  237. Paloma Guedes

    Me ajudou bastante na minha pesquisa de Artes!;)
    Valeuuuuuu

  238. isabella

    brigada meajudou muito na pesguisa de geografia
    valeuuuuuuuuuuu

  239. Bia.

    Aprendi bastante, eu tava perdidinha sem saber o que fazer mas agora eu sei, muitississimo obrigada. Qualquer cois eu já sei onde procurar. *&*

  240. matheus

    obrigo me ajudou no trabalho

  241. amanda

    puxa muito obrigada conseguir fazer meu trabalho

  242. Eu tava precisando de uma pesquisa de danças folclóricas para um dever de casa da minha escola, mas graças ao teu site eu já tenho a solução, vou ganhar nota 10,0 no trabalho, muito obrigada!!!!!

  243. Jhessy ferreira

    Muito bom

  244. aryane

    maravilhoso!!!!! *_*

  245. eu acho que o site esta maravilhoso .estava precisando de uma pesquisa de escola sobre danças regionais

  246. adriana

    me ajudou so UM TANTAO!!! *_____*

  247. CRISTIANO

    Me ajudou muito na pesquisa para o colégio de minha filha. Muito obrigado…

  248. vitor gabriel

    obrigadão me ajudou muito!!

  249. adriana

    EU consegiiiiiiiiiiiiiiii fis o meu trabolho direitinho tirei 10,00 na nota
    muito obrigada mesmo mesmo

  250. thank you managed to solve my t.e

  251. AMANDA

    COE? isso ajudo bastante no meu trabalho de ARTES do colegio militar da policia militar… obrigada <3

  252. sorry

  253. isadora meireles

    obrigada ai tbm me ajudo muito no trabalho de artes do colegio milita da policia milita …………..

  254. obrigada me ajudou muito pro trabalho de geografia pena q tenho q faser a mao

  255. *Geovana Oliveira*

    agoreiiiiiii

  256. eu vou te que copiar tudinho escreve tudinho ta valendo 3 pontos

  257. obg mt obg por te me ajudado !!! valeuuuuuuuu

  258. alice dimantino

    nao achei o meu

  259. 26072003

    Adorei este saite tirei 10 no meu trabalho obrigada quem criou este saite

  260. adorei ta bem resumido vlw

  261. João paulo

    Bom

  262. pipolho

    adorei muito

  263. valeu ae fiz meu trabalho todinho

  264. victooria floores

    vlw so assim fiz meu trabalho !!! graças a DEUS!!!

  265. GABRIELLE

    ADOREI MUITO A AJUDA OBRIGADOOO GENTE…

  266. ADOREI AJUDOU MUITOO NO PLANEJAMENTO DO MEU TRABALHO ACHO QUE O SITE TEM MUITO CONTEUDO !!BJS BJS DE TAÍS !!

  267. lara

    tirei 10 no trabalho muito obrigada

  268. dudynha

    eu consegui aprender a Serafina

  269. kkkkkk valeu

  270. rayana

    nossa foi muito facio

  271. josineli

    eu achu uma cosa linda!!!

  272. Nossa, você conhece mesmo do assunto, hem! Eu amei foi o festival de parintins, com os bois e tal, lindos demais!

  273. Kaylane

    Nossa adorei,me ajudou muito.Consegui fazer o meu trabalho direitinho
    Muito Obrigado :D

  274. carly andrade

    Amei! Achei tudo aqui!

Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com. O tema Adventure Journal.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 80 outros seguidores

