Lourival Batista Patriota – Biografia


Retirado de Pernambuco de A/Z

Lourival Batista Patriota, o Louro do Pajeú, era repentista, considerado o “rei do trocadilho”. Nasceu em São José do Egito, sertão de Pernambuco, a 06 de janeiro de 1915.

Concluiu o curso ginasial em 1933, no Recife, de onde saiu com a viola nas costas, para fazer cantorias.

Foi um dos mais afamados poetas populares do Nordeste e, além da cantoria, a outra única atividade que exerceu foi a de banqueiro de jogo do bicho, mas sem sucesso.

Irmão de outros dois repentistas famosos (Dimas e Otacílio Batista) e genro do poeta Antônio Marinho (a “Águia do sertão”), foi um dos grandes parceiros do paraibano Pinto do Monteiro. Satírico e rápido no improviso, era temido por seus competidores.

Certa vez, um repentista que com Louro participava de uma cantoria terminou uma estrofe com os seguintes versos: “Sou igualmente ao dragão/Do Rio Negro falado”. Ao que Louro respondeu: “Pra ser dragão tás errado/Mas Lourivá já te explica/Tira letra, apaga letra/Tira letra e metrifica/Tira o “d”, apaga o “r”/Bota o “c” e vê como fica”.

Louro morreu em São José do Egito, a 05 de dezembro de 1992.

3 Comments

  1. Lourival Batista o Louro do Pajeú, era meu padrinho de batismo, sou de São José do Egito, nasc. em 01/06/1955, deixei minha terra natal nos anos 70/ atualmente moro em Belo Horizonte MG, lembro-me muito bem do meu padrinho sentado na porta do seu jogo de bicho, nos bons tempos de sao josé do egito, sou sobrinho de João Pequeno, meu chamava-se Otacilio Bento de Menezes, um grande abraço a todos conterraneos.

    Curtir

    1. Prezada:

      Muito nos honra sua visita, a de todos – verdade! – neste blogue. Eu sou um mero ‘repassador/concentrador de informações’ e se contribuo, muito feliz eu fico. Espero ajudar sempre. E claro… comente após sua apresentação, que certamente será belíssim!

      Aquele abraço Romançal! \o/

      Curtir

Deixe um comentário