Danças Folclóricas Brasileiras – Sul


Retirado de http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf

IMPORTANTE: NÃO SOU O AUTOR destas linhas abaixo e gostaria muitíssimo que o nome do distinto figurasse aqui no início. Segue a bibliografia abaixo.

DANÇAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS

Entende-se por Danças Folclóricas as expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem sazonalidade obrigatória. Tudo indica que é na coreografia que reside seu elemento definidor. Existe grande número delas no Brasil. Para a organização do inventário que se segue, foi necessária uma seleção, aqui definida pelos critérios de abrangência nacional e por algumas particularidades, regionais e/ou locais.

Região Sul

· Balainha (PR, SC) - conhecida também com o nome de Arcos Floridos ou Jardineira, a balainha é desenvolvida com os pares de dançantes, cada um deles, sustentando um arco florido. No início, os pares em fileiras fazem movimento ondulante passando, ora por cima, ora por baixo dos arcos dos demais pares; formam depois grupos de quatro pares que, em círculo, intercruzam seus arcos no alto, armando assim as “Balainhas”. Ao final desmancham as “balainhas” e retornam à posição inicial, com movimentos sincronizados e sequenciais.

· Fandango (PR, RS) – o termo Fandango designa uma série de danças populares -chamadas “marcas”. No Paraná, os dançadores, executam as variadas coreografias: Anu, Andorinha, Chimarrita, Tonta, Cana-verde, Caranguejo, Vilão de Lenço, Xarazinho, Xará Grande, Sabiá, Marinheiro, etc. O acompanhamento musical é feito com duas violas, uma rabeca e um pandeiro rústico, chamado adufo. As coreografias das “marcas” paranaenses constam de rodas abertas ou fechadas, uma grande roda ou pequenas rodas fileiras opostas, pares soltos e unidos. Os passos podem ser valsados, arrastados, volteados, etc., entremeados de palmas e castanholar de dedos. O sapateado vigoroso é feito somente pelos homens, enquanto as mulheres arrastam os pés e dão volteios soltos. No Rio Grande do Sul, o Fandango apresenta um conjunto de vinte e uma danças, com nomes próprios: Rancheiro, Pericom, Maçarico, Pezinho, Balaio, Tirana-do-lenço, Quero-mana, Tatu, etc. O acompanhamento musical é feito pelo acordeão, chamado “gaita”, e pelo violão. A coreografia recebe nomes também distintos – “Passo de juntar”, “Passo de marcha”, “Passo de recurso”, “Passo de valsa”, “Passo de rancheira”, “Sapateio”, etc.

· Pau-de-Fitas (toda a região) – para seu desenvolvimento prepara-se um mastro com cerca de três metros de comprimento, encimado por um conjunto de largas fitas multicores, de maior tamanho. Os dançadores, em número par, seguram na extremidade de cada fita e, ao som das músicas, giram em torno do mastro, revezando os pares de modo a compor trançados no próprio mastro, com variados desenhos. No Rio Grande do Sul os trançamentos recebem os nomes: “Trama”, “Trança”, “Rede de Pescador”. Em Santa Catarina há o “Tramadinho”, “Trenzinho”, “Zigue-Zague”, “Zigue-Zague a dois”, “Feiticeira” e “Rede de Pescador”.

· Vilão (SC) – desenvolvida por um grupo com 31 componentes, denominados batedores, balizadores, músicos e Mestre, a dança consta de batidas de longos bastões, com variados movimentos e ritmos. O encerramento é feito com o “serradinho”: são 7 movimentos rapidíssimos, executados com os balizadores agachados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Melhoramentos, 1976, 4ª
ed.
DANTAS, Beatriz Góes. A Dança de São Gonçalo – Cadernos de Folclore nº 9. Rio de Janeiro: Funarte/MEC,
1976.
FERRETTI, Sérgio F. (Coord.). A Dança de Lelê. São Luis: Fund. Cultural do Maranhão, 1977.
FRADE, Cáscia. Folclore Brasileiro – Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
____________. (Coord.). Cantos do Folclore Fluminense. Rio de Janeiro: Presença Ed., 1986.
LACERDA, Regina. Folclore Brasileiro – Goiás. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MARTINS, Saul. Folclore Brasileiro – Minas Gerais. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1982.
MELLO, Veríssimo de. Folclore Brasileiro – Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MENDES, Noé. Folclore Brasileiro – Piauí. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
MONTEIRO, Mário Ypiranga. Livronal. Manaus: Jorge Tufic Ed., sem data.
NEVES, Guilherme Santos. Folflore Brasileiro – Espírito Santo. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1978.
ROCHA, José Maria Tenório. Folclore Brasileiro – Alagoas.Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.
RODERJAN, Rosely V. R. Folclore Brasileiro – Paraná. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1981.
SERRAINE, Florival. Folclore Brasileiro – Ceará. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1978.
SOARES, Doralécio. Folclore Brasileiro – Santa Catarina. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
VALENTE, Valdemar. Folclore Brasileiro – Pernambuco. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1979.
VIANNA, Hildegardes. Folclore Brasileiro – Bahia. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1981.
VIEIRA FILHO, Domingos. Folclore Brasileiro – Maranhão. Rio de Janeiro: Funarte/MEC, 1977.

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205 pensamentos sobre “Danças Folclóricas Brasileiras – Sul

      • eu tmb axo q as danças deviam ser bein resumidas e + explicadas pq ninguem entende nd ! rsrrs

  1. Prezados: basta navegar pelas ‘tags’ ou mesmo procurar pelo blog afora. Este trabalho que COPIEI e COLEI aqui está EXCELENTE! Tem das outras regiões também. No mais, fiquem com Deus. Um abraço!

  2. Esse trabalho me ajudou muito numa pesquisa. É a única pesquisa completa sobre balainha q encontrei n NET. Brigado ao dono do site e ao autor desse belo texto!!!

  3. Ameeeeei *-*
    Mtuh obrigaduuh !!! Espero q vc continue fazendo esses blogs para ajudar gente BURRA como euu…kkkk
    Bjks!! Ameei ,**

    Gabiih

  4. vcs deveriam colocar como surgiu a dança na regiao sul , seria legal ate pq eu to fazendo um trabalho , mais ajudoo muitoo .

  5. Poow gostei muito , só to fazendo esse trabalho agora , que é pra amanhã . Esse blog salvou minha vida .
    thank you. =)

  6. Nossa vei d+.Ajudou muito no meu trabalho…
    Melhor que esse?cof!cof! so lady gaga. bjssss d++++++++++++++++++++++++++++:) kkkkkkkkkkkkk!!!!!♥♥

  7. obrigado..!!

    voce me ajudou muito com o trabalho de historia da minha escola … e esse site é muito bom ,os outros site,que entrei não tinha isso que presciso…

    por isso que o folclore e a cultura brasileira me ajuda muito com trabalhos e ativedades e até espot cultural

    obrigado..!!!! poemia…………S2

  8. esse site é maravilhoso! Tem todas as danças, acho que a professora gostaria que eu escrevesse mais de 4 danças.

  9. OLHA GRADEÇO MUITO PELO MATERIAL QUE VOCÊS DISPONIBILIZARAM,CONSEGUI FAZE UM TRABALHO OTIMO VLW AE,DEUS TE DE A RECONPENSA QUE VOCÊS MERECEM .

  10. Muito obrigado isso me ajodou muito mesmo!!!
    Lembre-se os estudos é a coisa em que você nunca irar se arrepender!
    BJS BJS BJS BJS BJS BJS BJS BJS BJS

  11. Vcs desse SITE coloque imagens para ficar mais egal mais mesmo assim é show!!

    Best Friend Forever
    Esse é o nosso futuro grupo nos aguardem!!!!!

  12. as danças de hoje sao super legais porque ainda nao canta elas

  13. Ajudou bastante no meu trabalho,para pesquisar as danças folcloricas de cada região do Brasil. Trabalho de Educação física acreditam?

    • Prezada:

      Pode-se dizer, sem medo de errar, que já estão aqui os registros de todos os tipos de danças folclóricas desse Brasil afora. Talvez não se encontrem algumas mais contemporâneas, mas havendo necessidade, com certeza as disponibilizaremos aqui, seus artigos e vídeos sobre.

      Grato e aquele abraço Romançal! \o/

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