Dança do Caroço


TEXTO retirado de Cultura Popular do Maranhão

Dança do Caroço

Os movimentos soltos, livres, sem formação rígida ou rituais dessa dança obedecem apenas aos sentimentos e desejos dos brincantes. Atualmente, a dança do Caroço é mais conhecida na cidade de Tutóia, a 272 km de São Luís. O isolamento do município, localizado em pleno litoral maranhense, cercado por dunas e rios, e o modo de vida simples da região dificultaram o desaparecimento da dança que se conserva até os dias de hoje restrita a um pequeno grupo.

A origem do Caroço é vaga, tendo surgido, possivelmente, de uma dança africana trazida pelos escravos que seguiam a tradição de seus antepassados. Há ainda quem atribua aos índios Tremembés, a origem da dança.

Os brincantes são “puxados” por uma líder, geralmente a melhor cantora e dançarina, conhecida como Rainha do Caroço. O som é tirado de quatro caixas (tambores) e uma cabaça envolta em sementes de Ave-Maria e de Pau-Brasil.

Anúncios

9 comentários em “Dança do Caroço

  1. realmente a dança do caroço é muito celebrada e é uma forte identidade cultural na Região do Delta das Américas, podemos vê-la não somente em Tutoia, mas também em Água Doce do Maranhão que é uma cidade vizinha e que ainda preserva essa dança na sua forma mais tradicional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s